A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo.
A fim de evitar que as frutas e legumes se estraguem, você pode colocar cascas de ovo em toda a horta para evitar a proliferação da podridão das pontas de suas flores. Graças aos seus minerais e macronutrientes, as cascas dos ovos protegem as plantas de pequenas manchas pretas.
Segundo ele, a casca de ovo pode ser utilizada para adubar basicamente todas as plantas, desde que seja administrada com doses específicas enriquecidas com outros ingredientes. Como por exemplo, carvão natural, torta de mamona e compostos orgânicos.
A borra que sobra do café coado no dia-a-dia ou a casca de ovo, por exemplo, são excelentes ingredientes para a produção de um adubo potente, feito através do processo de compostagem. O engenheiro agrônomo Gastão Goulart, do Plantão Técnico da Emater-MG, é um entusiasta do sistema de compostagem.
Sabias que a casca do ovo é usada como antiácido para aliviar dores de estômago, azia ou má digestão? Sim! Além disso, é uma excelente fonte de cálcio. Para teres uma breve noção, um copo de leite contém cerca de 290mg, enquanto que uma casca de ovo apresenta uma porção de 2400 mg.
CASCA de OVO para ESPANTAR BORBOLETAS e LAGARTAS nas PLANTAS. FUNCIONA? Testamos na COUVE (Ep194)
Quais os benefícios da casca de ovo na horta?
A casca do ovo é rica em cálcio, magnésio e potássio. Esses nutrientes são fundamentais para o desenvolvimento de plantas e você pode usar a casca de ovo para fazer adubo. Para isso, separe a quantidade de casca de ovo conforme a quantidade de adubo que você precisa.
Em quais plantas não devemos usar casca de ovo? Nem todos os vegetais se dão tão bem com cascas de ovos, como é o caso do mirtilo e das azaleias, que preferem solos mais ácidos. Nestes casos, a adição da casca de ovo seria prejudicial, já que atuaria diminuindo esta acidez.
Em plantas que demandam mais acidez, como Hortênsia, Lírio e Azálea, as quantidades de farinha de casca de ovo serão pequenas: uma colher de chá já é o suficiente. Já naquelas que pedem o oposto, ou seja, o solo alcalino, como pimentão, tomate, brincos-de-princesa e Azevinho, usamos até três colheres.
Não coloque esse fertilizante diretamente nas plantas, pois ele pode causar pragas. Por isso, é importante adicionar o adubo caseiro na terra e respeitar o período antes da transferência. Preferencialmente, faça o adubo do lado de fora de casa, já que ele pode atrair insetos.
As cascas de ovo são ricas em potássio e cálcio, nutrientes que melhoram a resistência e o desenvolvimento das plantas. O preparo do fertilizante com esse resíduo é bem simples: Deixe as cascas secarem ao ar livre durante três dias. Triture-as bem no liquidificador ou usando um amassador, até virar uma “farofa”.
A compostagem de restos de alimentos (frutas, verduras e legumes frescos e não ácidos) é a mais simples e base da produção de qualquer adubo. Basta o uso de três caixas empilháveis (duas de compostagem e uma na base, para recolher o fertilizante) e um pouco de húmus de minhoca.
Hortelã: Essa talvez seja a planta mais conhecida para a finalidade de espantar pragas. Sua propriedade aromática repele formigas, mariposas e borboletas, como a borboleta-da-couve, moscas, mosquitos e até mesmo ratos.
Como usar borra de café e casca de ovo nas plantas?
A princípio, o adubo é feito com uma proporção de 100 gramas de borra de café (cerca de quatro colheres de sopa) com 2 litro de água e 2 colheres de sopa de casca de ovo seca e moída. Coloque todos os ingredientes numa garrafa e agite, mantenha a mistura a macerar por 24 horas.
A casca do ovo protege e sustenta as estruturas internas moles. É semipermeável ao ar e à água e ajuda a prevenir a contaminação bacteriana. Cerca de 94-95% da casca do ovo seca é composta de carbonato de cálcio (CaCO3) e pesa 5,5-6,0gr.
Para fazer é fácil: basta secar bem as cascas ao ar livre ou no forno em temperatura baixa e, em seguida, triturar no liquidificador. De acordo com a paisagista, o importante é garantir que ela esteja bem seca antes de fazer e utilizar o adubo.
Se misturada à terra, a borra ajuda a manter a permeabilidade, a drenagem do solo e a sustentar microrganismos benéficos ao desenvolvimento das plantas. Se o solo está bem drenado, as raízes se desenvolvem e penetram com mais facilidade.
A casca de ovos é constituída basicamente de minerais (carbonato de cálcio e de magnésio). O cálcio é um mineral que tem um importante valor nutricional na dieta, tanto de adultos quanto de crianças. É responsável pela mineralização de ossos e uma dieta rica em cálcio pode retardar os processos de perda óssea [7, 13].
O fertilizante natural com casca de ovo pode ser utilizada em qualquer planta. Para fazer é bem fácil. Basta secar as cascas ao ar livre ou no forno em temperatura baixa e triturar no liquidificador. Quanto mais fino o pó, melhor é a absorção dos nutrientes pelas plantas.
O seu uso está relacionado a um aumento de nitrogênio, potássio e fósforo no solo em que é adicionado. Esses compostos são essenciais para a fotossíntese e reprodução celular das plantas. Por outro lado, a água de arroz para as plantas também pode aumentar a produção de seus cultivos, como frutas, verduras e legumes.