Tração melhorada: instalar pneus novos na frente pode melhorar a tração e o controle direcional, tornando a direção mais precisa, principalmente em curvas e condições de baixa aderência. Evita a aquaplanagem: pneus novos na frente ajudam a evitar a aquaplanagem, o que é crucial para a segurança em estradas molhadas.
É melhor colocar os pneus novos na frente ou atrás?
Independentemente do tipo de tração do seu carro, os pneus novos devem sempre ir atrás. Já que geralmente são os pneus dianteiros que ficam carecas com mais rapidez, isso pode parecer contraditório.
O senso comum nos faz acreditar que as rodas dianteiras merecem os pneus mais novos e não os mais gastos. Afinal, na maioria dos carros a tração está nas rodas dianteiras, tem o peso do motor, maior carga de frenagem. E lá atrás, a vida dos pneus é mais tranquila. Mas o correto é colocar o par novo nas rodas traseiras.
1. Pneus novos devem ser colocados na traseira. Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.
É possível montar pneus de marcas, pisos ou profundidades diferentes no mesmo eixo? No geral a lei não o proíbe. Num mesmo eixo, os pneus devem ser iguais (marca, modelo, dimensão, índices de carga e código de velocidade).
Onde colocar dois pneus novos: nas rodas dianteiras ou nas traseiras?
Porque colocar os pneus novos na frente?
Pneus novos na frente oferecem:
Tração melhorada: instalar pneus novos na frente pode melhorar a tração e o controle direcional, tornando a direção mais precisa, principalmente em curvas e condições de baixa aderência.
Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.
Neste post, você conhecerá a resposta para aquela dívida que sempre fica quando vamos trocar os pneus do carro. Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, o que aumenta o uso deles gerando um desgate maior dos pneus.
São condições mais específicas em que a troca de apenas um pneu é recomendada. Mas, no geral, a recomendação é sempre substituir pelo menos dois pneus localizados no mesmo eixo. Se tiver somente dois pneus novos, os fabricantes orientam a utilizá-los sempre no eixo traseiro, independente do tipo de tração.
Por exemplo, a frente do veículo é mais pesada do que o restante, devido ao peso do motor e à construção do caminhão. Então, a tendência é que os pneus dianteiros sofrem mais desgaste que os traseiros — algo que o rodízio regular previne.
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu: Pneus de baixa qualidade.
Pode colocar pneu 175 70 na frente e 175 75 atrás?
Sim, é possível trocar pneus de um tamanho por outro. Ou seja, pode utilizar pneus de 1.75/75 caso preferir. No entanto, é essencial ter em mente que todos os pneus do carro devem ser do mesmo tamanho. Isso significa que tanto os pneus dianteiros quanto os traseiros precisam ser da mesma medida.
É por isso que pneus novos devem ser colocados na parte de trás. Já os pneus traseiros antigos (que já estavam no carro) devem ir para a frente, já que sofreram menos desgaste do que os dianteiros antigos.
Tem problema colocar 2 pneus de marcas diferentes?
Quando uma das rodas possui um pneu diferente dos demais, ele se comporta de forma diferente também. Os especialistas alertam que é extremamente arriscado usar marcas ou até mesmo modelos diferentes.
Usar pneus mais altos pode ter várias consequências. Isso pode incluir uma mudança na dirigibilidade do veículo, um aumento no consumo de combustível e uma leitura imprecisa do velocímetro. Além disso, pneus mais altos podem afetar a suspensão do veículo e potencialmente causar desgaste prematuro de certos componentes.
Quais são os melhores pneus para consumo de combustível? Existe um pneu que atualmente se destaca em seu segmento em termos de baixa resistência ao rolamento: o pneu MICHELIN e. PRIMACY. Tecnologia inovadora também significa que este pneu é econômico (oferece um melhor km/l), além de ser um gesto mais sustentável.
O desgaste do pneu concentrado na parte central pode indicar calibragem excessiva. Se o pneu estiver excessivamente calibrado, a parte central da banda de rodagem suporta a maior parte da carga e, portanto, se desgasta mais rapidamente do que as bordas.
Caso o motorista tenha dúvidas entre colocar seus pneus novos na frente ou atrás, o correto para ele é sempre apostar na traseira do carro, priorizando sua segurança. Por exemplo, em uma ocasião na qual a estrada se encontra molhada, a aderência dos pneus é exigida.
Um dos mais importantes fatores sobre o pneu que ajuda nessa economia é a resistência ao rolamento. Ela é a força que se opõe ao movimento do veículo, o que significa que quanto maior a resistência, mais força o motor terá que fazer para viabilizar o giro do pneu, por consequência, aumentando o seu consumo diário.
Quanto tempo dura um pneu novo? Se formos levar em conta pneus novos, originais, de boa qualidade, em um veículo usado habitualmente, com manutenções em dia e todos os devidos cuidados, alguns fabricantes estimam uma média de cinco a seis anos.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
Além de colocar a Citroën em um segmento novo, o Aircross, que chega às lojas no mês que vem, é o primeiro modelo da marca a trazer o estepe na tampa traseira.