A data comemorativa católica, instaurada como forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, é considerada ponto facultativo pelo governo federal. Ou seja, as atividades não são obrigatórias para certas categorias de trabalhadores, mas é preciso haver acordo entre funcionários e patrões.
Nos lugares onde o Corpus Christi é feriado, a regra é que todos os trabalhadores sejam dispensados. Caso contrário, eles têm direito a receber o salário do dia em dobro ou a uma folga compensatória, explica a advogada Tayane Dalazen.
Neste ano, a data de Corpus Christi será no dia 30 de maio. A data não é fixa, assim como algumas outras festividades, como carnaval, o que desperta confusão nas pessoas. Isso porque a data leva em consideração outra solenidade católica: a Páscoa.
Data católica será na quinta-feira, dia 30, e é considerada ponto facultativo pelo governo federal. Publicado em 29 de maio de 2024 às 09h28. Última atualização em 29 de maio de 2024 às 13h32. O Corpus Christi é amanhã, dia 30 de maio, quinta-feira.
Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Entenda
Para quando foi transferido o feriado de Corpus Christi?
De acordo com a Portaria TRT6–GP nº 474/2023, ficou estabelecido que, o feriado de Corpus Christi do dia 30 de maio de 2024 foi adiado para o dia 21 de junho de 2024.
Datas religiosas como a Sexta-feira Santa e Corpus Christi podem até ser feriados civis, mas o repouso que elas pedem não é o da simples ausência de trabalho.
O que a Bíblia diz sobre o feriado de Corpus Christi?
A celebração de Corpus Christi refere-se ao momento em que Jesus Cristo partilhou o pão e vinho com seus apóstolos na última ceia antes de ser crucificado. No versículo São Mateus 26:26 da Bíblia, mostra exatamente como foi o último momento de Cristo com seus discípulos.
Para celebrar o milagre, a procissão anual foi marcada para 60 dias após a Páscoa, já que, na quinta-feira que antecede a data, Jesus Cristo teria instituído a Santíssima Eucaristia durante a última ceia.
Se Corpus Christi for considerado ponto facultativo no município do funcionário, a decisão da folga fica por conta do patrão. Os únicos profissionais que têm direito, por lei, a folgar em pontos facultativos são os servidores públicos.
A festa foi instituída pelo papa Urbano 4º, no dia 8 de setembro de 1264 - ele publicou uma bula papal sobre o tema, chamada de "Transiturus", instituindo a data e concedendo indulgências às pessoas que fossem à missa neste dia.
Quanto à questão da alimentação, ao contrário de outras datas do calendário litúrgico, como a Sexta-feira Santa e as sextas-feiras da Quaresma, não há uma prescrição específica na Igreja Católica que proíba o consumo de carne no dia de Corpus Christi. Portanto, é permitido comer carne nesta data.
Em 2024 Corpus Christi será comemorado no dia 30 de maio. No ano passado, foi celebrado em 8 de junho. A data muda a cada ano por considerar a Páscoa, que também tem data móvel.
Os pontos facultativos são, em geral, datas comemorativas ou de importância histórica, mas que não constam no calendário oficial de feriados do governo. Isso significa que nesses dias, empresas podem optar por ter ou não expediente de trabalho.
A comemoração de Corpus Christi ocorre exatamente 60 dias após a Páscoa. A data é celebrada obrigatoriamente em uma quinta-feira. Isso acontece como uma simbologia pelo fato de que a Última Ceia ocorreu em uma quinta-feira, segundo a tradição.
Por que evangélicos não comemoram o Corpus Christi? Para muitos evangélicos e cristãos da linha protestante, o Corpus Christi é somente um feriado "comum", sem contornos religiosos. O motivo é simples: diferenças interpretativas em relação ao sentido da eucaristia.
Este é um feriado Cristão que nós evangélicos acabamos usufruindo, mas não o comemoramos. Na visão Evangélica cremos de forma diferente. Celebramos o momento da Ceia do Senhor nos cultos, como um memorial que Jesus nos mandou celebrar, mas não cremos na transubstanciação dos elementos.
Qual o verdadeiro sentido da festa de Corpus Christi?
Afinal, o que significa o Corpus Christi? O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição.
Corpus Christi é feriado ou ponto facultativo? Assim como a Páscoa e o Carnaval, o dia de Corpus Christi não possui uma data fixa nos calendários e acontece sempre 60 dias depois do feriado de páscoa. O governo federal geralmente decreta ponto facultativo nesta data.
O que os católicos fazem no feriado de Corpus Christi?
Na Igreja Católica, o feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (30), celebra o sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, representados pelo pão e vinho de forma simbólica, para recordar a última ceia de Jesus com os apóstolos.