Recomenda-se a retirada das pencas inferiores, frutos deformados e danificados, frutos laterais das pencas que causam danos aos demais; frutos atacados pela traça Opogona ou fora de especificações, ou seja, os frutos não comerciais do cacho. As podas devem ser feitas, preferencialmente, sem o uso de ferramentas.
Para retirá-lo da bananeira é preciso aguardar até mais ou menos 15 dias depois que a última penca de banana se abrir. Quando houver uma distância média de 15 centímetros entre o coração e a última penca de banana já é possível cortá-la com mais facilidade.
"Em que idade você descobriu que a banana é uma fruta climatérica e, se não a separar da haste, ela continua amadurecendo? Para poder conservar as bananas por mais tempo, recomendo que as corte e, dessa forma, elas vão durar até 10 dias em bom estado.
Quando tira o cacho de banana, tem que cortar o pé.?
Depois que colhemos o cacho, a bananeira é cortada em pedaços e passa a ter uma nova função: fornecer ao solo água e nutrientes para que um novo pé cresça e produza seu cacho. E assim segue o ciclo, das bananeiras e da vida!
A reprodução da bananeira normalmente é feita por via vegetativa, em que ocorre a separação de brotos da planta-mãe que darão origem a outro indivíduo. Nesse caso, a planta não possui variedade genética, sendo idêntica à planta-mãe.
Uma curiosidade dessa cultura é que cada pé de bananeira só produz três cachos de bananas. Ou seja, depois da colheita, as bananeiras são cortadas e dão espaço para outra muda. O solo é cuidadosamente preparado com covas que são adubadas para receber o rizoma, que é o caule da bananeira.
O escapo floral forma-se 5 a 8 meses após a formação dos brotos. Como a "bananeira" é cortada após a colheita do cacho, deve-se ter especial cuidado, nesta operação, para não danificar os brotos mais jovens. A banana é cultivada dentro de um balde de água. O tempo de vida médio de um bananal é de cerca de 25 anos.
Recomenda-se a retirada das pencas inferiores, frutos deformados e danificados, frutos laterais das pencas que causam danos aos demais; frutos atacados pela traça Opogona ou fora de especificações, ou seja, os frutos não comerciais do cacho. As podas devem ser feitas, preferencialmente, sem o uso de ferramentas.
Ao testar, retire uma banana do cacho: se for difícil de descascar, ainda não está pronta. A textura da fruta também é um bom indicador: a casca deve parecer fina e a banana, um pouco macia ao toque. A banana está no ponto ideal quando o cacho é bem preenchido e as flores secas na ponta dos frutos se soltam facilmente.
É verdade que se tirar a banana do cacho ela dura mais?
Um truque eficaz é separar as bananas do cacho. Removendo cada uma da mesma base, você ajuda a prolongar a durabilidade da fruta e, além disso, guardar as bananas na geladeira pode retardar o processo de amadurecimento.
O composto principal que faz com que as bananas amadureçam se chama gás etileno, e é liberado principalmente pela ponta do cacho. Ou seja, separar as bananas reduz o gás etileno e, consequentemente, evita que a fruta amadureça rapidamente.
Rico em fibras, o coração de bananeira ajuda muito o funcionamento intestinal. Nesse sentido, quando a dieta é pobre em fibras, um dos efeitos é a prisão de ventre (constipação), o que causa desde a sensação de inchaço até dores abdominais.
As folhas roxas que cobrem o umbigo de bananeira não são consideradas comestíveis. Elas servem apenas como pratos ou para armazenar comida depois de pronta. A parte da flor da banana que é comestível é o coração branco que fica no interior do pendão.
A eliminação de folhas aos quatro, seis e dez meses, de modo geral e em condições normais, é suficiente para cobrir o período de formação do bananal (primeiro ano); em cultivos já formados, a desfolha deve ser feita sistematicamente, antes do desbaste e após as adubações.
Quando os frutos começarem a se formar no final da primavera/princípio do verão, você deverá mover quaisquer folhas que estejam sombreando-as, pois os frutos precisam de luz solar completa para amadurecer. Se você não puder mover as folhas para fora do caminho, apenas podar de volta o que for necessário.
Os frutos maduros apresentaram teor máximo de sólidos solúveis totais quando colhidos entre 105 e 120 dias de idade do cacho, estando os teores, em todas as épocas, condizentes com os valores obtidos por Ayub (1990) e acima do obtido por Carvalho (1984), exceto nos frutos colhidos com 90 dias.
Aproveite a temperatura natural ambiente: com temperaturas quentes, a banana costuma amadurecer sozinha de um dia para o outro. Se fizer calor na sua cidade, coloque a fruta em um local aquecido, que receba luz solar, umidade no ambiente e boa ventilação.
Quando tira o cacho da banana, tem que cortar o pé.?
Corte antecipado da bananeira, no entanto, impede que o cacho amadureça e as bananas fiquem boas para consumo. A bananeira foi cortada antes da colheita, quando a floração ainda estava em evolução. O cacho, então, seguiu seu desenvolvimento normal, saindo da planta.
A desfolha da bananeira, de forma técnica, é uma prática agrícola que deve ser realizada periodicamente, objetivando eliminar aquelas cuja atividade fotossintética não atenda às exigências fisiológicas da planta, trazendo, entre outras vantagens, facilitar o controle de doenças.
Cada bananeira produz de uma só vez, de 5 a 15 pencas e cada fruta madura pesa, em média, 100 gramas com uma composição de 75% de água e 25% de matéria seca. A bananicultura no Brasil também desenvolve um papel social importante.
Não é só cortar o cacho e deixar a bananeira como está, é preciso um manejo correto para otimizar a produção, evitar doenças e alimentar o solo de todo o sistema. Desta forma todas as plantas se beneficiam!
Para produzir bananas perfeitas, você precisa cuidar da base, ou seja, da terra, pois as bananeiras necessitam de um solo enriquecido. Dessa forma, as raízes vão se desenvolver da melhor forma possível e elas vão aproveitar bem todos os nutrientes disponíveis. O ideal é fazer a análise de solo da sua propriedade.
Durante a estação de crescimento – da primavera ao outono -, as bananeiras demandam muita água. Você pode ter que regar diariamente, especialmente durante os dias quentes, para manter a umidade adequada do solo.