5. O apelido Coxa-Branca (atualmente também apenas Coxa) teve origem na discriminação que os descendentes de alemães sofriam na primeira metade do século passado no Brasil, principalmente no período da Segunda Guerra Mundial, quando esses imigrantes eram vistos por algumas pessoas como inimigos infiltrados no país.
Foi em 1941, em um Atle-Tiba decisivo do Campeonato Paranaense, que tudo começou. O atleticano Jofre Cabral e Silva insultou o jogador chamando-o de “quinta-coluna” e “coxa-branca”, uma alusão a pele clara do alemão.
Com o passar das décadas, os torcedores alviverdes aderiram e adotaram de coração o termo “Coxa”, que virou marca duma torcida. Tanto que virou hino: aos gritos de “Coxa eu te amo!”, a torcida saúda seu time nos momentos difíceis, algo que já se transformou em cultura dos torcedores do Coritiba.
Coritiba Foot Ball Club. Em 1909, ano de fundação do Coxa, a grafia da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba, grafia européia, e Curityba, grafia tupi-guarani. Ambas estavam corretas e eram usadas em livros quando se referiam a cidade. Tempos depois a capital paranaense passou a ter apenas uma grafia: Curitiba.
“As grafias são distintas porque o nome da cidade, na época, era escrito de duas maneiras distintas: Curytiba em tupi-guarani e Corityba em português. Quando houve a mudança do nome de Coritybano para Corityba, em 1910, resolveu-se adotar o nome em português.
E o termo Coritiba teria origem na palavra indígena "coré" – "porco", em português. Assim, o nome indígena da capital poderia expressar a suposta abundância de porcos-do-mato na região e não exatamente os extensos pinheirais que aqui existiam na época da fundação da capital.
5. O apelido Coxa-Branca (atualmente também apenas Coxa) teve origem na discriminação que os descendentes de alemães sofriam na primeira metade do século passado no Brasil, principalmente no período da Segunda Guerra Mundial, quando esses imigrantes eram vistos por algumas pessoas como inimigos infiltrados no país.
O Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, completou ontem 96 anos de idade. É o segundo time mais antigo do Estado, depois do Coritiba. Fundado em 1.º de maio de 1912, o clube tenta novamente se firmar no cenário esportivo do Estado.
E mais uma vez o Coritiba sai na dianteira. Contando com diversos clubes de ponta a nível mundial, a listagem deixa o Coxa como o time paranaense melhor colocado, na 148ª posição, à frente de times como Atlético-MG, Atlético-PR, Santos.
Tradição coritibana é o reconhecimento nacional, internacional; o reconhecimento do estado e sua capital. O reconhecimento que torcer por este Clube, nossas raízes, nosso sangue, nossa família é maior que qualquer coisa. O sentimento pelo Coritiba é algo difícil de explicar pelo mais apaixonado dos coxas-brancas.
Facilmente reconhecido pela maioria dos torcedores, poucos sabem que a mascote do Coritiba representa um personagem real, o velho Max Kopf, torcedor-símbolo da equipe alviverde na primeira metade de sua gloriosa história.
Coritiba Foot Ball Club. A cidade de Curitiba é conhecida como a capital ecológica, ou capital verde do Brasil, devido à quantidade de flora e à tamanha conscientização ambiental do povo local.
O Coritiba Foot Ball Club é um tradicional time de futebol paranaense, fundado em 1909, na cidade de Curitiba. O nome do clube é grafado de modo distinto do nome da cidade apenas nos dias de hoje. Isso porque na época de sua fundação, Curitiba era grafado de duas maneiras diferentes: Coritiba e Curityba.
A disputa pela maior torcida do Paraná é acirrada, com Athletico Paranaense e Coritiba lutando cabeça a cabeça pelo topo. Atualmente, o Athletico parece ter uma leve vantagem em termos de número de torcedores, mas o Coritiba continua a ter uma das torcidas mais engajadas e tradicionais do estado.
O jogador chegou a abandonar a carreira, em 1944, e a deixar de frequentar estádios por conta do insulto que, mais tarde, se tornou seu maior orgulho, assim como de toda a torcida do Coritiba. No Campeonato Paranaense de 1969, a torcida adotou o apelido, transformando-o em grito de guerra: “Coxa!
Essa é uma das dúvidas mais comuns. Em 1909, ano de fundação do clube, a grafia do nome da cidade era feita de duas maneiras: Coritiba e Curityba, que na língua tupi-guarani significa grande quantidade de pinhões. Ambas estavam corretas e eram usadas livremente quando se referiam à cidade.
Coritiba Foot Ball Club. No dia 12 de outubro, o Coritiba completa 110 anos de história. Em comemoração à data, o clube organizou uma série de ações especiais, começando pelo lançamento do selo alusivo ao aniversário, nesta quarta-feira (8), que pode ser adquirido nas lojas Sou 1909.
A peça, que celebra a rica história do clube, traz o tema "Nascido pra ser Coxa", referência A camisa traz referências a Hans Egon Breyer, ex-jogador do clube chamado de ''coxa-branca'', termo que foi adotado de forma carinhosa por toda a torcida.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.