Porque o salmista Davi escreveu o Salmo 133?
É muito claro o motivo das palavras de Davi: ele era apenas o segundo rei de Israel, uma nação recente, ainda desestruturada, com muitas dificuldades, dividida em muitas tribos e sujeita a muitas ameaças. Ele precisava manter um discurso de unidade e esperança.O que o Salmo 133 quer nos dizer?
1, um elogio à vida fraterna, estabelecendo uma relação entre estes elementos: um relacionamento harmonioso entre irmãos traz a bênção de Deus que se manifesta em vida longa. O salmo 133 é um convite a olhar para o óleo perfumado e para o orvalho da manhã e entender que a vida só tem sentido se partilhada entre irmãos.O que significa orvalho de Hermom o Salmo 133?
O terceiro versículo do Salmo 133 diz que a união é tão boa e suave como o orvalho de Hermon que desce sobre os montes de Sião. Geograficamente, o monte Hermon e os montes de Sião estão distantes, mas um gera umidade e orvalho para outro mesmo à distância, um é precioso para o outro, é essencial e gera vida!O que significa o óleo que desce sobre a barba de Arão?
A unção com azeite é a representação física do Espírito Santo sobre a vida do ser humano. Em Seu caráter sagrado, é a proteção que nos proporciona sermos revestidos por Ele: “o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes”.Por que Davi escreveu o salmo 133 com tais palavras.? | Universo Bíblico
Como o óleo precioso sobre a cabeça que desce sobre a barba, a barba de Arão e que desce à orla das suas vestes?
Salmos 133:2 - É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Salmos 133:3 - Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.O que era o orvalho de Hermom?
O óleo que escorre pela barba e desce para a gola de Suas vestes significa a unção do Senhor Jesus que é derramado para a Sua Igreja: os filhos que Ele gerou pelo Seu Espírito. O Orvalho do Hermom simboliza as águas que regam os Montes de Sião, ou seja, o Novo Israel.O que representa o orvalho na Bíblia?
O nome Orvalho vem do cântico profético de Moisés em Deuteronômio 32.2: “Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva”. A premissa de destilar é deixar cair gota a gota; gotejar.Qual o significado de Sião?
A palavra Sião tem vários significados nas escrituras. A definição mais geral da palavra é “o puro de coração” (D&C 97:21). A palavra Sião é frequentemente usada para referir-se ao povo do Senhor ou à Igreja e a suas estacas (ver D&C 82:14).Qual a diferença do monte Hermon para o Monte Sião?
O Monte Hermon chega a quase três mil metros acima do nível do mar e tem uma vegetação verdejante em suas encostas, mesmo nos meses secos do verão. Em comparação, Jerusalém (Monte Sião) fica praticamente sem chuva durante 6 meses do ano.Quem compôs o Salmo 133?
São cânticos de origem popular, por isso é difícil também conhecer seus autores, ainda que quatro deles tenham sido atribuídos a Davi (122, 124, 131 e 133) e um a Salomão (127).O que significa viver em união?
Podemos dizer que é estabelecer vínculos, fazer amizades e adquirir conhecimentos. Mais do que nunca, nossos relacionamentos precisam ser revisados, seja no lar, no trabalho, na intimidade com Deus e até conosco mesmo.O que significa o Salmo 133 na maçonaria?
Simboliza que a reunião dos romeiros (irmãos), fazia com que a benção descesse sobre todos, manifestada no orvalho, e nas águas do Jordão que tornavam possível a vida na Terra Prometida.O que o Salmo 133 quer nos ensinar?
O Salmo 133 fala da necessidade da união na igreja e em todo lugar. Esse Salmo é um dos menores, mais lidos e mais conhecidos da Bíblia. O salmista, fazendo uso de uma metáfora, evoca o orvalho do monte Hermon que desce sobre os montes de Sião.O que aconteceu no monte Hermon na Bíblia?
O Monte Hérmon na BíbliaO Monte Hérmon foi chamado também de Baal-Hermon (Jz 3.3; 1Cr 5.23). Seu nome aparece na poesia hebraica (Sl 89.12; 133.3; Ct 4.8). É também o possível monte onde Jesus se transfigurou diante de seus apóstolos mais íntimos, embora o Monte Tabor seja o tradicionalmente apontado.