Abandonou Paulo, o apóstolo, por haver amado o "aion", a sua época, os ares que as pessoas daquele tempo gostavam de inalar. Dizem que o interesse de Demas pela obra de Deus, diminuiu acentuadamente. Não conseguia mais acompanhar o "pique" do apóstolo. Demas perdeu a vibração pelas coisas que faziam Paulo vibrar.
“Demas me abandonou, pois ama as coisas desta vida e foi para Tessalônica” (NVT). “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica” (RA). Não é dito aqui que Demas caiu na fé ou que tenha se perdido, conforme alguns tentam acrescentar erradamente ao texto.
Nestes momentos de reflexão, Paulo se lembra de que Alexandre o latoeiro lhe fez e deixa este assunto nas mãos de Deus. Tristemente, Paulo conta de quando ele apresentou a sua "primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram” (4:16).
Demas é um personagem bíblico do Novo Testamento mencionado em algumas epístolas de Paulo como um dos cooperadores do apóstolo na época em que ele se encontrava na sua primeira prisão em Roma por volta do ano 60 do século I .
Porque Demas me desamparou amando o presente século?
Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso.
QUEM FOI DEMAS NA BÍBLIA: O HOMEM QUE AMOU O PRESENTE SÉCULO
O que a Bíblia fala sobre se apegar ao passado?
“Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna” (João 12,25). Deus está nos mostrando como devemos cuidar de nossa vida.
Isaías 65.17 nos traz a perspectiva bíblica de que memórias ruins não necessitam ser guardadas: “Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das coisas passadas, jamais haverá memória delas.” A intervenção divina nas memórias nos mostra o poder e influência que elas possuem, sejam lembranças ...
de mais. [Portugal] Para além da medida ou da intensidade considerada normal; em demasia ou em excesso. [No português do Brasil, escreve-se aglutinadamente: "demais".]
Apóstolo São João Evangelista. Desde que o Discípulo Amado não aparece em nenhuma outra parte dos evangelhos do Novo Testamento, viu-se tradicionalmente como uma auto-referência a João, o Evangelista, e esta permanece como sua identificação principal.
Numa visão, Jesus disse a Ananias que procurasse Saulo. Ananias tinha o sacerdócio e colocou as mãos sobre a cabeça de Saulo e o abençoou para que recuperasse a visão. Depois que foi curado, Saulo foi batizado e recebeu o dom do Espírito Santo.
São Paulo disse que ele recebeu do Senhor as coisas realizadas na última ceia (cf. 1 Cor 11,23). Ele não pertencia ao grupo dos apóstolos, mas ele viveu a alegria da conversão de modo que recebeu do Senhor a sua entrega pelo pão e o vinho dados para a salvação do mundo.
“Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida” (Marcos 10, 29-30). Talvez tenhamos ouvido esse Evangelho sempre no tom da radicalidade, de quem deixa tudo por causa de Jesus e do Seu Evangelho.
E João Marcos passou de ser aquele que abandonou Paulo na primeira viagem missionária para ser o colaborador do apóstolo e, finalmente, o homem que Paulo desejava encontrar antes de morrer.
Abandonou Paulo, o apóstolo, por haver amado o "aion", a sua época, os ares que as pessoas daquele tempo gostavam de inalar. Dizem que o interesse de Demas pela obra de Deus, diminuiu acentuadamente. Não conseguia mais acompanhar o "pique" do apóstolo. Demas perdeu a vibração pelas coisas que faziam Paulo vibrar.
10 Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. 11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.
Ademir Federicci, o Dema, é mais um mártir da luta pelos povos do campo e da floresta, na região Norte do Brasil. Sua história começou no último dia de março de 1959, quando o casal Josefa e Alcides Federicci recebem com alegria o nascimento de mais um filho, no Sul do país.
Demais, grafada em uma só palavra, é um advérbio de intensidade, indicando exagero, excesso. Já de mais, grafada separadamente, é uma locução adverbial que transmite uma ideia de quantificação. Mostra quantidade e/ou intensidade de substantivos e pronomes.
Crescêncio ou Crescente foi dos primeiros seguidores de Jesus citado no Novo Testamento. Ele é citado como tendo sido um missionário na Galácia e se tornou um companheiro de prisão de Paulo. O nome "Crescêncio" deriva do latim crescere, que significa "crescer".
A palavra “demais” pode ser um advérbio de intensidade e significa “muito”, “excessivamente”. Pode, ainda, ser usada como pronome indefinido, significando “os outros”, “o restante”. A expressão “de mais” indica quantidade em comparação, oposta a “de menos”.
Em Filipenses 3:13, o apóstolo Paulo disse que havia algo que ele estava se esforçando para fazer: “esquecer-se das coisas que ficaram para trás.” Eu imagino que Paulo tenha tentado corrigir os erros do passado e viu que isso era impossível fazer.
O Senhor reconhece nossa dor, nosso sofrimento, nossos traumas e se mobiliza em função disso para agir. Lc. 18:7-8 – Deus age depressa. Essa é uma mensagem importante para nós: quando passamos por momentos de grande tristeza e dor, não estamos sozinhos.