Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) recomenda que os motociclistas desçam das motos na hora de abastecer. O objetivo da medida é garantir sua segurança, evitando que eles se tornem vítimas em casos de incêndio ou explosão.
Permanecendo em cima do veículo, o condutor pode, ainda, inalar os gases liberados pelo combustível, que é composto por hidrocarbonetos. Abastecendo fora da moto, o condutor, garante sua segurança e evita acidentes de maiores proporções, caso um incêndio tenha início. Acidentes podem e devem ser evitados!
Essa primeira dica além de conselho é uma norma brasileira. A ABNT NBR 15594 deixa claro em suas recomendações que o piloto deve descer da motocicleta no ato do abastecimento.
Desligar o motor do veículo durante o abastecimento é uma prática simples, mas crucial, para garantir a segurança de todos no posto de combustível. Além de prevenir incêndios e proteger o meio ambiente, essa medida contribui para a integridade do seu veículo e para a sua própria segurança.
Resolução recomenda que motociclista desça da moto ao abastecer
É necessário desligar o motor para abastecer?
Desligue o motor
Jamais abasteça com o motor do carro ligado. O combustível que entra no tanque é altamente inflamável, e o papel do motor é basicamente “queimar” esse combustível e transformá-lo em emergia por meio da combustão. Ao abastecer com o motor ligado, o risco de explosão é imenso.
De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de um a cinco minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente. Isso garante que o motor, pistões e outros componentes tenham uma lubrificação inicial para envolver os componentes internos.
Por que o frentista não deve acionar o bico de abastecimento no automático para abastecer motos?
Como já abordado anteriormente, a queda deles na pista de abastecimento pode gerar uma fagulha que, se entrar em contato com o vapor de combustível, pode gerar uma chama e colocar todos em risco.
Quanto tempo a gasolina pode ficar dentro do tanque da moto?
No geral, a gasolina parada no tanque oxida bem mais rápido, porque depende do tipo de refino, entre outras condições, e seu prazo seria de dois a quatro meses.
Rodar com o tanque vazio também faz com que o combustível evapore mais rapidamente, uma vez que há mais espaço para que isso aconteça. Além disso, também é válido ressaltar que os vapores provenientes do tanque de combustível são tóxicos, podendo causar danos à saúde e ao meio ambiente.
Quanto você pode abastecer o seu veículo apenas com etanol ou apenas gasolina frequentemente sem que o motor fique viciado? A resposta é: o quanto quiser.
Essa é uma dúvida comum. Afinal, posso ou não deixar gasolina no tanque? Se a gasolina ficar velha e seca no tanque, pode desencadear em uma série de danos ao veículo. Como por exemplo, o entupimento dos dutos, problemas na bomba, válvulas, bicos injetores, etc.
Mesmo que se recomende uma mistura equilibrada entre os dois combustíveis, o famoso meio a meio não é uma regra. O motor do carro não terá problemas ou vícios se der preferência para um, usando menos do outro. Mesmo que utilize apenas um deles por muito tempo, está tudo certo.
Quanto tempo devo andar com a moto para carregar a bateria?
Saiba que o tempo indicado para recarga é de, no máximo, 03 horas. Além disso, conforme o tempo de carga aumenta, menos corrente a bateria tende a aceitar; Concluindo, depois que a recarga acabar, gire o time no sentido anti-horário até a marca de “off”.
10 – Parte elétrica/eletrônica: água e eletricidade não combinam, desse modo evite ao máximo jogar água diretamente nos interruptores dos punhos do guidão, chicote elétrico, plugues e principalmente no corpo do acelerador do sistema PGM-FI injeção eletrônica.
Permanecendo em cima do veículo, o condutor pode, ainda, inalar os gases liberados pelo combustível, que é composto por hidrocarbonetos. Por isso, é importante atender à solicitação dos frentistas e sempre descer da moto, colocando-a no cavalete.
O bico da bomba sabe que o tanque está cheio graças a um pequeno tubo que corre dentro do cano de combustível. Cada bomba tem um marcador eletrônico ligado a um motor blindado.
A bomba fantasma é um truque que alguns postos de combustíveis utilizam para ludibriar o cliente e fazê-lo pensar que está entrando combustível no tanque quando, na realidade, mesmo com o gatilho da bomba apertado, não há líquido saindo da bomba e abastecendo o veículo.
Porque tem que desligar o motor no posto de gasolina?
O combustível altamente inflamável e um veículo em funcionamento podem resultar em situações perigosas, inclusive explosões. Além disso, a norma técnica brasileira ABNT NBR 15594-1 é clara a esse respeito: abastecer deve ser feito com o motor desligado, minimizando o risco de ignição e garantindo a segurança no posto.
Mantenha sempre a cabeça erguida e a visão para a frente. Muitas pessoas não gostam de acionar o freio dianteiro, mas não tenha medo: é ele que fornece o maior poder de força de parada. Você pode usar também o 'freio motor' para reduzir a velocidade da moto sem usar os freios. Acione a embreagem e reduza as marchas.
O que acontece se desligar a moto em alta velocidade?
Ao desligar o motor, será interrompido também o funcionamento da bomba de óleo. Assim, por mais que o motor esteja desligado, as engrenagens internas continuam funcionando durante a descida, mas sem a lubrificação necessária. Desse modo, acontece o desgaste de todas as peças de transmissão.
Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.