Se for um recém nascido em uma picape de cabine simples, o bebê-conforto deve ficar voltado para trás (sua posição convencional) e o airbag do passageiro deve ser desligado. Isso porque, em caso de acidente, a bolsa é deflagrada a uma velocidade de 300km/h, arremessando o dispositivo contra o banco.
Quando o veículo for dotado exclusivamente deste banco;
Quando a quantidade de crianças com esta idade exceder a lotação do banco traseiro;
Quando o veículo for fabricado originalmente com cintos de segurança subabdominais (dois pontos) nos bancos traseiros (impedindo a fixação correta do bebê-conforto).
Normalmente é preciso uma chave especial para desativar este airbag. O airbag está desativado com a indicação de uma luz no painel de controlo. Há veículos que só permitem a desativar o airbag com ajuda especializada, numa oficina, por exemplo.
Um dos equipamentos mais eficientes para evitar lesões em batidas é o airbag. Colocado entre os bancos da frente e o painel ou nas laterais, ele infla rapidamente quando ocorre uma desaceleração violenta. No caso de colisões frontais, o motorista se choca contra o airbag, que é muito mais flexível que o painel.
Como apresentado acima, o acionamento do airbag rompe a estrutura do painel, volante, entre outras superfícies do veículo com o objetivo de amortecer o impacto durante a colisão. Portanto, airbag estourado não há conserto. Isto é, uma vez acionado, todo o sistema deve ser substituído.
O que ocorre numa situação em que o airbag é acionado num impacto, é que ele possui um custo muito elevado para reparo, e adicionado com os demais valores do conserto do veículo, pode chegar a ultrapassar o valor estipulado, e assim promover a perda total.
As colisões frontais são o cenário mais comum para o acionamento do airbag. Quando ocorre uma colisão de frente, os sensores de impacto localizados na parte frontal do veículo são acionados. Esses sensores detectam a desaceleração súbita causada pela colisão e enviam um sinal para os airbags se inflarem.
A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
Para inflar o airbag, quando acionado, a Takata utilizava um composto químico chamado nitrato de amônio. Mas, ao longo dos anos e em contato com calor e umidade, o composto se torna altamente explosivo, além de poder corroer partes metálicas do equipamento.
Um airbag demora aproximadamente 30 milésimos de segundo a disparar e normalmente varia de acordo com a sua posição. Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s. A força com que abre é similar a um soco de um pugilista: 340 quilos.
Como apagar luz do airbag acesa? Na maioria dos carros mais novos, ao lado direito do painel frontal ou no interior do porta-luvas há um interruptor com as opções ON e OFF, onde há a possibilidade ativar ou desativar o air bag. Se o desativar, consequentemente a luz se apagará.
Se ela permanecer acesa após a partida do motor, é sinal de provável defeito no sistema obrigatório de segurança - que pode não funcionar como esperado em caso de colisão, trazendo risco à vida. inesperadamente, o que pode causar ferimentos graves ou fatais".
O airbag do passageiro pode ser desativado caso o veículo esteja equipado com um interruptor Passenger Airbag Cut Off Switch (PACOS). O interruptor do airbag do passageiro está localizado na extremidade do painel de instrumentos do lado do passageiro e fica acessível quando a porta está aberta.
Os sensores de velocidade enviam um sinal para o ignitor de gás do dispositivo, ativando-os no momento da desaceleração brusca do veículo. Sendo assim, o equipamento será acionado sempre que o condutor pisar muito forte no freio, indicando que o veículo pode entrar em colisão.
Quais airbags podem ser desativados nos veículos Volkswagen?
A bordo tem: Um airbag para o condutor e um airbag para o passageiro da frente que pode ser desativado. Airbags laterais dianteiros em combinação com airbags de cabeça.
O equipamento usado para salvar vidas está fazendo justamente o contrário. Quando acionados, os airbags defeituosos da marca Takata projetam fragmentos do equipamento dentro do carro, podendo atingir o motorista ou passageiro com o mesmo impacto de um tiro de arma de fogo.
O acionamento do airbag não quer dizer necessariamente que o carro sofreu perda total. Este é um dos vários mitos sobre seguros automotivos, de acordo com os especialistas Aline Saibro, gerente de produtos, e Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da Youse.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.
Qual a força de impacto de uma colisão a 100 km/h?
😟Você sabia que em uma colisão de carro a 100 km/h, o corpo de uma pessoa pode ficar 30 vezes mais pesado? De acordo com o professor de matemática Jucelino Macina o peso de uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, pode chegar a 2,1 mil quilos em um choque a 100 km/h.
De acordo com o engenheiro Oliver Shulze, da SAE Brasil, o acionamento do airbag não depende do afivelamento do cinto de segurança, mas sim da direção e da severidade do impacto.
Considerando que o valor médio de veículos populares está em torno de R$ 40 mil e o custo do airbag fica na faixa de R$ 4 mil, ele representa “apenas” 10% do valor total. Porém, acidentes graves, como em casos de colisão frontal, componentes como o eixo e a longarina também sofrem danos consideráveis.
“A ceratite é uma queimadura resultante do contato da córnea com a amônia, o hidróxido de sódio e o aerosol, que são emitidos como subprodutos da combustão de sódio, usado para inflar o airbag. Queimaduras resultantes deste processo dependem da quantidade e da duração da exposição da córnea aos componentes alcalinos.