Porque devo contratar um advogado para aposentadoria?
Contar com o auxílio de um advogado para aposentadoria traz diversas vantagens, facilita o procedimento e reduz erros. Lembre-se de que você precisa trabalhar muitos anos para conquistar esse direito e a orientação de um especialista é fundamental para garantir o acesso ao melhor benefício.
Em algumas situações, o processo de pedido de aposentadoria pode ser demorado e burocrático, o que pode ser desgastante para o requerente. Nesses casos, ter um advogado ao seu lado pode ser reconfortante, pois ele pode orientá-lo durante todo o processo e garantir que seus direitos sejam protegidos.
Quais as vantagens de contratar um advogado previdenciário?
4 motivos para contratar um advogado previdenciarista
Conhecimento do processo. O advogado da área previdenciária já tem experiência em requerimentos, e sabe “o caminho das pedras”, tornando mais provável a concessão do benefício do segurado. ...
Dá para dar entrada na aposentadoria sem advogado?
Não, não precisa contratar advogado para requerer o benefício de aposentadoria. O próprio segurado pode fazer o requerimento, anexando os documentos necessários e monitorando. No entanto, deve ficar atento, pois embora o acesso seja fácil, nem sempre o INSS analisa todos os documentos e todas as hipóteses existentes.
Quanto cobra um advogado para dar entrada na aposentadoria?
A OAB/MG sugere como honorários mínimos para a concessão de aposentadoria: 3 parcelas do valor bruto do benefício; 20% sobre o total das diferenças vencidas e não pagas (atrasados).
Vale a Pena Contratar um Advogado para Pedir Aposentadoria?
Tem advogado previdenciário gratuito?
A pedido do Conselho Federal da OAB, por meio da Comissão Especial de Direito Previdenciário, as ligações por celular para o número 08001350135, destinado a atender a advocacia, agora podem ser feitas gratuitamente. O 0800 da advocacia existe desde 1° de março de 2021.
Qual o primeiro passo para dar entrada na aposentadoria?
Após entrar no Meu INSS, você deve procurar a função Aposentadoria. Em seguida, você deve escolher a opção de aposentadoria que pretende requerer, fornecer as informações e anexar todos os documentos necessários.
Quem tem 57 anos e 20 anos de contribuição pode se aposentar?
Sendo assim, com 57 anos de idade e 38 anos de contribuição em 2024, você pode se aposentar pelo pedágio de 50% desde 2022, quando completou 36 anos de contribuição. No entanto, se você estiver com 57 anos de idade e apenas 20 anos de contribuição em 2024, não será o suficiente para essa regra.
Entretanto, caso você esteja próximo de alcançar a idade mínima para aposentar, você pode entrar com o pedido com 180 dias de antecedência. Ou seja, 6 meses antes de alcançar a idade mínima para a aposentadoria por idade, é possível dar entrada na solicitação.
O advogado previdenciário desempenha um papel estratégico antes, durante e após a perícia médica do INSS. Além de analisar as documentações e passar as orientações, o profissional é quem passa segurança e confiança a seu cliente, que está em uma posição vulnerável.
Um advogado pode ajudá-lo a entender as possíveis consequências de suas escolhas legais e trabalhar para minimizar riscos, a fim de alcançar o melhor resultado possível para sua situação.
Quanto tempo demora para sair aposentadoria com advogado?
Prazo para razões finais (do Advogado e do INSS) em torno de 45 dias; Prazo para sentença (decisão) em torno de 3 a 5 meses com margem para maior o prazo.
É aí que entra a importância da advocacia previdenciária, que pode ajudar os segurados a garantir seus direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Não há obrigatoriedade do segurado contar com a assistência de qualquer profissional para requerer um benefício previdenciário pela via administrativa.
Como faço para dar entrada na aposentadoria pela internet?
Assim, todo o tempo que era gasto com o agendamento e a visita a uma agência do INSS são poupados, com uma forma muito mais simples de fazer a solicitação, sem sair de casa. Logo, há duas formas de dar entrada na sua aposentadoria sem sair de casa: plataforma Meu INSS (aplicativo ou site) e ligação para o telefone 135.
Com a mudança, aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens.De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fica garantido o direito à aposentadoria ...
A Aposentadoria por Idade é a mais vantajosa para quem começou a contribuir mais tarde para o INSS. Normalmente, pessoas que começaram a trabalhar muito jovens terão aposentadorias mais vantajosas que a por idade. Por isso, será extremamente importante que você conheça o seu histórico de trabalho.
Tem 59 anos e 30 de contribuição posso me aposentar?
1 - Tenho 59 anos de idade e 30 anos de contribuição. Quem, como eu, precisa de mais 5 anos para se aposentar entrará na nova lei? Sim. Se a reforma for aprovada antes de completar as condições mínimas, o segurado irá se aposentar com as novas regras.
Como dar entrada na aposentadoria sem precisar de advogado?
Você precisa somente agendar o atendimento pelo telefone 135 e comparecer na agência do INSS no dia e hora marcados com todos os documentos necessários a concessão do benefício.
O pagamento do INSS autônomo pode ser realizado em casas lotéricas, agências bancárias, aplicativos bancários ou pela internet. Para realizar o pagamento é necessário emitir ou preencher a Guia de Previdência Social (GPS) no site da Receita Federal.
O pedido poderá ser concedido automaticamente, no caso da aposentadoria por idade, caso os solicitantes tenham completado pelo menos 15 anos de contribuição e tenham a idade mínima de 60 anos, se forem mulheres, e 65, homens. Além disso, o segurado não pode estar aposentado.
⚖️ O art. 50 do Código de Ética e Disciplina da OAB prevê que os honorários advocatícios (contratuais e sucumbenciais) não podem ter um valor maior que aquele que o cliente vai receber. Então, com base nesse artigo, o advogado poderia cobrar até 50% do proveito econômico total do processo.
Pedido de benefício negado: Se seu pedido de benefício previdenciário (como aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros) foi negado, é essencial consultar uma advogada previdenciária.
Pesquise no site da OAB, para saber se aquele profissional realmente pode exercer a advocacia. Saiba que ele deve estar no Cadastro Nacional dos Advogados e ter as credenciais para poder atuar. Essa pesquisa também indicará se o profissional tem pendências ou alguma restrição, quanto ao exercício da profissão.