Ela investiga seus feitos, invenções, ações, pensamentos e sentimentos. O conhecimento histórico auxilia o homem a compreender o que ele construiu ao longo de sua existência e o que as sociedades legaram em termos intelectuais, culturais e materiais.
O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.
Qual é o principal objetivo do estudo da história?
A História é uma ciência que tem como objeto de estudo as ações do homem no tempo e espaço durante a passagem temporal, portanto, dedica-se ao estudo do passado. A História é a ciência responsável por estudar as ações humanas no tempo e espaço ao longo dos anos.
A apropriação do aprendizado de História permite ao aluno, portanto cidadão, o desenvolvimento social, cultural, crítico, científico, tornando os sujeitos de hoje, ainda crianças, futuros homens preparados para enfrentar os meios socioculturais, prontos a assumir suas ambições e responsabilidades como adultos.
A História é uma disciplina que nos permite entender a origem e causa dos problemas de nossa sociedade, como a desigualdade social, o racismo, a misoginia, entre outros. É entendendo esses problemas que podemos propor meios pelos quais eles podem ser superados.
Ele nos ajuda a compreender melhor a sociedade na qual vivemos hoje, a saber o que defender e preservar, saber também o que mudar e destruir. A história tem uma relação ativa com o passado. O passado está presente em todas as esferas da vida social[...].”
“A História serve para se entender o desenvolvimento das sociedades e dos valores da humanidade; com ela o historiador constrói e divulga conceitos e ideologias com o intuito de promover uma melhora na vida das pessoas” – Profa. Dra. Maria da Penha Smarzaro Siqueira (Ufes).
A disciplina de história é fundamental na formação do aluno, isso porque, conhecendo o passado pode se entender o presente e desenvolver melhor o futuro, essa disciplina pode proporcionar o entendimento de várias ações de gerações diferentes.
O ensino de História tem como principal pressuposto formar cidadãos que possam ser críticos com a realidade na qual estão inseridos, devido ao fato de que seus conceitos e conteúdos possam fazer com que os alunos debatam sobre o que está acontecendo não somente sobre o passado, mas também sobre o presente.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
Ou seja, esse tipo de história ajuda a desenvolver uma apreciação do resto do mundo e de diferentes culturas. Além disso, as histórias revelam verdades universais sobre o mundo.
Desenvolver habilidades com foco em processos como contextualização, comparação, interpretação e proposição de soluções. O aluno deve ser capaz de: 1. Refletir sobre as formas de registro histórico e a construção da Antiguidade Clássica em contraste com outras sociedades e outras concepções de mundo.
O surgimento histórico ajuda na compreensão do homem e o define. Através da história (é que são) que se é fornecidos elementos de compreensão da sociedade e cultura, (que) ajudam a desenvolver o pensamentos críticos, o entendimento sobre diferenças entre pessoas, os países e civilizações.
Qual a importância e o objetivo do estudo da história?
Estudar história é importante tanto para a vida individual quanto para a vida social. Com essa ciência, é possível entender como o passado influencia o presente, o porquê das coisas serem como são e quais são os melhores modelos de vida, de sociedade e muitas outras possibilidades.
Qual é o papel fundamental da disciplina história?
A História como disciplina escolar surgiu na Europa, nos fins do século XIX e através dos tempos teve, e continua tendo, papel relevante na formação e preparação dos sujeitos para a vida social, através de suas experiências didáticas, o ensino de História auxilia na construção da democracia e da cidadania.
História é a área do conhecimento que estuda e analisa criticamente o processo histórico da sociedade considerando aspectos sociais, políticos, culturais, econômicos e religiosos em determinado tempo, espaço ou comunidade.
Mais do que se debruçar sobre o passado, estudar a História é permitir imaginar um futuro diferente com base nas experiências que já vivemos. É compreender as tendências e os ciclos dos acontecimentos para obter novas perspectivas ou apontar soluções diferentes.
A História da Educação pode possibilitar ao educador uma visão mais ampla e mais crítica do fenômeno educacional, pois permite que os problemas educativos sejam abordados de modo a tornar mais transparente a distância entre o desenvolvimento da sociedade e o desenvolvimento da classe social dominante.
Segundo Bavaresco e Ferreira (2013, p. 207) “ensinar História é estimular as crianças a refletirem e fazerem descobertas relacionadas, primeiramente à sua História.
Nesse sentido, a História é guardiã do passado e da identidade de povos e culturas – tanto das coisas boas que ali habitam quanto das coisas más. Ela ameniza e remedeia o esquecimento de valores, ideias, fatos e princípios históricos que se perdem ou podem se perder no tempo.
Todo conhecimento sobre o passado é também um conhecimento do presente elaborado por distintos sujeitos. O historiador indaga com vistas a identificar, analisar e compreender os significados de diferen- tes objetos, lugares, circunstâncias, temporalidades, movimentos de pessoas, coisas e saberes.
A História talvez seja a matéria mais vocacionada para a formação de indivíduos conscientes de seu lugar no mundo, pois estuda as alteridades no tempo e no espaço, quer sociedades distintas e remotas, quer as sociedades e o mundo atuais.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.
Além de contribuir com o processo de aprendizagem, as narrações fortalecem o vínculo afetivo com os pequenos. A contação de histórias ajuda a criança a aprender a expressar emoções e opiniões, incentiva a imaginação, o gosto pela leitura, a criatividade e o senso crítico.
O que significa história e por que ela é importante?
A História é o estudo das ações humanas no passado e no presente, ou como defende o grande historiador Marc Bloch, a “ciência dos homens no tempo”. Fazer perguntas sobre a vida humana e buscar respostas para elas é o trabalho do historiador.