É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.
Nossas pupilas se dilatam, nossa respiração fica mais profunda e nossa frequência cardíaca diminui enquanto nosso corpo se desenrola lentamente. Isso significa que nosso corpo está se preparando para o descanso, é por isso que podemos nos pegar dormindo facilmente ao lado do nosso parceiro", ela acrescenta.
O que significa sentir muito sono perto de uma pessoa?
Também conhecida como o "hormônio do amor", a ocitocina é liberada quando alguém dorme, transa ou até troca carícias com a pessoa que ama. Essa substância ajuda o corpo a entrar no modo de descanso, e é por isso que você parece cansado perto da sua parceira.
O que significa ficar com sono perto da pessoa que gosta?
A sensação de segurança de estar próximo de quem se gosta aliada ao toque estimula a liberação de ocitocina, substância conhecida como hormônio do amor. A ocitocina tranquiliza, afasta o estresse e induz a um estado de sonolência.
Você sente muito sono após o almoço? | Causas da sonolência pós-prandial
Porque Dormimos ao lado de quem amamos?
É científico: quando mantemos contato físico elevamos os níveis de oxitocina, substância produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança e redução da ansiedade. Portanto, quando dormimos com a criatura amada, a oxitocina é liberada, promovendo calma e sensação de proteção.
“O sono liberta parcialmente a alma do corpo” enquanto o sonho “é a lembrança do que o vosso Espírito viu durante o sono”. Estas afirmações nos foram apresentadas pelos Espíritos Superiores durante a resposta à questão 402 da obra O livro dos espíritos, codificada por Allan Kardec.
O que significa sentir a presença da pessoa amada?
Essa sensação de presença, de sentir que alguma coisa ou alguém está perto de você, é um fenômeno que ocorre com mais frequência do que imaginamos e, mesmo assim, é assustador. Esse fenômeno é experimentado como algo muito real. As pessoas sentem que há alguém muito próximo, embora não possam vê-lo.
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
Esse problema pode ter diversas causas. A mais comum é o que os especialistas chamam de cronoruptura, ou seja, a quebra do ritmo circadiano do corpo. Esse ciclo nada mais é do nosso relógio biológico, responsável por nos dizer quando devemos dormir ou acordar.
Essa posição tem uma mensagem escondida que pode refletir uma situação específica no relacionamento. Quando um homem vira as costas para dormir, não é apenas porque se sente mais confortável. Essa posição representa respeito e confiança.
Os pesquisadores também descobriram que dormir com um parceiro estava associado a menores depressão, ansiedade e escores de estresse, e maior apoio social e satisfação com a vida e relacionamentos.
Segundo a pesquisa, quem compartilhava a cama teve menores índices de insônia, fadiga e risco de apneia, além de dormirem por mais tempo e pegarem no sono mais rápido. Efeitos na saúde mental também foram observados, como redução de depressão, ansiedade, estresse, maior suporte social e felicidade nos relacionamentos.
Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.
Noradrenalina e cortisol: o corpo fica em estado de alerta o tempo todo. E é essa a ação desses neurotransmissores: o coração bate forte, a fome desaparece e o sono também, é preciso estar focado porque não há tempo a perder.
Porque perdemos o sono quando a gente está apaixonada?
O coração bate com mais força e intensidade, você sente menos sono e até mesmo o sistema digestório se altera. Os níveis de serotonina, por sua vez, caem em até 40% . Justamente ela, que é a responsável por nos acalmar e trazer a velha e boa sensação de bem-estar.
O que significa sentir sono perto de uma pessoa que você gosta?
Você sabia que o amor e o sono estão interligados? Estudos comprovam que, de fato, dormir ao lado da pessoa amada promove calma, um maior relaxamento e sensação de proteção.
Ter muito sono durante o dia pode ser consequência de uma má qualidade do sono, consumo de alimentos ou plantas medicinais com propriedades relaxantes ou uso de alguns medicamentos. No entanto, o sono excessivo pode ser também sinal de depressão, narcolepsia, hipotireoidismo ou apneia do sono.
Porque sonolência durante o dia é sinal de alerta?
Maus hábitos de sono, estresse e condições que perturbam o ritmo interno das pessoas de dormir e acordar (como o trabalho por turnos) causam muitos casos de insônia e sonolência excessiva durante o dia. No entanto, às vezes, a causa é um transtorno, como a apneia do sono obstrutiva ou um problema mental.
Porque dormimos quando estamos perto de quem amamos?
Portanto, quando nos deitamos ao lado de uma pessoa que amamos, a oxitocina é liberada, promovendo calma e proteção. Consequentemente, experimentamos um sono mais profundo e restaurador.
Na química do amor, a dopamina produz a sensação de felicidade e a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. No desejo sexual entre um casal, a atração física é estimulada pela produção do hormônio noradrenalina, quando os corpos experimentam reações químicas em comum.
Para identificar os ataques espirituais, é preciso ficar atento aos sinais que a espiritualidade dá. "Escutar barulhos como estalos, alguém chamando seu nome, gritos e assédios quando se está sozinho são sinais de ataques espirituais.
A energia sonora é a energia mecânica transmitida através de um meio (como ar, água ou sólidos) pela vibração de um objeto, manifestando-se na forma de ondas sonoras. Essa forma de energia, detectável por seres vivos, é caracterizada por frequência, amplitude e duração.
Bem, o sono é um dos tipos de emancipação da alma pois, quando dormimos, entra-se em contato com outros espíritos. Assim, para o Espiritismo, os sonhos seriam as lembranças do que a alma viu e fez durante o sono. É por acontecer dessa forma que muitas pessoas não conseguem lembrar direito dos sonhos.