Hoje em dia as aves são consideradas pelos cientistas como dinossauros terópodes derivados - uma ramificação muito especializada desses dinossauros. Isso porque ambos os grupos possuem características em comum: Pescoço alongado e móvel em forma de "S".
O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.
Algumas das caraterísticas ou motivos que reforçam a teoria de que as aves são dinossauros: As aves têm um osso peitoral chamado fúrcula que também estava presente nos dinossauros, inclusive os que guardam um menor parentesco com os pássaros. Há múltiplos fósseis de dinossauros com penas.
As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.
Nem todos os dinossauros foram extintos, muitos ainda vivem entre nós. Um grupo deles sobreviveu ao impacto de um asteroide há 66 milhões de anos e evoluiu para uma classe de animais que conhecemos muito bem hoje: as aves. Esse grupo de dinossauros é conhecido como terópode.
Por que AVES SÃO DINOSSAUROS? Qual a ORIGEM DAS AVES? Como elas sobreviveram a queda do asteroide?
Como os dinossauros se tornaram galinhas?
Em uma linhagem de pequenos dinossauros bípedes, essas penas se tornaram mais elaboradas e, eventualmente, levaram as criaturas ao ar como aves. Como as penas evoluíram para asas capazes de voo ainda é objeto de debate.
Hoje em dia as aves são consideradas pelos cientistas como dinossauros terópodes derivados - uma ramificação muito especializada desses dinossauros. Isso porque ambos os grupos possuem características em comum: Pescoço alongado e móvel em forma de "S".
As galinhas domésticas (Gallus gallus domesticus) são originárias do Sudoeste da Ásia e descendem, principalmente, de uma ave silvestre, a galinha Vermelha do Mato (Red Jungle Fowl; Gallus gallus).
Quem veio primeiro o ovo de dinossauro ou a galinha?
A nova descoberta contraria a teoria de que o ovo veio primeiro. Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.
A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.
Quando dizemos que as aves atuais são os parentes mais próximos dos extintos dinossauros, muitos não acreditam... Medindo entre 1 metro e 10 e 1.40 de altura, a Cegonha-bico-de-sapato pode pesar até 7 quilos e a distância entre as pontas de suas asas pode atingir os dois metros de comprimento.
Em termos evolutivos, os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros, e vivem nos rios das Américas, África, Ásia e Austrália, com origem há cerca de 230 milhões de anos.
As origens da galinha doméstica moderna estão nas florestas do Sudeste Asiático, onde seu antepassado, o galo-banquiva (Gallus gallus), foi domesticado pela primeira vez cerca de 8 mil anos atrás.
Esta informação talvez você não sabia ainda: sabe os frangos, que fornecem os ovos que comemos no dia a dia, que cantam ao amanhecer e que têm lindos pintinhos? Eles são os parentes mais próximos dos dinossauros, principalmente do Tiranossauro Rex (também conhecido como T-Rex).
Quem nasceu primeiro Adão e Eva ou os dinossauros?
O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.
O que a Bíblia diz quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?
A explicação religiosa aponta a galinha como antecessora do ovo. Segundo a Bíblia, no quinto dia, Deus criou todas as aves, abeçoou-as a disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!”. E foi então que elas chocaram os primeiros ovos.
Surgiu de uma mutação, após a união entre os gametas (células sexuais) de outras galinhas. Dessa forma, podemos dizer que a primeira galinha do mundo veio de um ovo. Ela se desenvolveu, ali dentro, com as suas características únicas e, ao longo da vida, deu origem a outros seres parecidos com ela.
Embora a maioria dos dinossauros tenha desaparecido há cerca de 66 milhões de anos, os terópodes, um grupo caracterizado por suas três garras afiadas e ossos ocos, incluindo o famoso Velociraptor, começaram a evoluir na direção das aves que conhecemos hoje.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.
O Dimetrodon era um animal semelhante a um réptil que viveu durante o período Pérmico. Muitas vezes confundido com um dinossauro, viveu de facto muitos milhões de anos antes deles.
Os tiranossauros, velociraptors, alossauros e cia. estão por aí. A diferença é que agora eles atendem por nomes menos glamourosos – pintassilgo, tico-tico, galinha caipira, pato, pombo… Das quase 10 mil espécies de aves que existem, todas são descendentes diretas dos dinossauros.
Quem nos dá uma luz sobre esse questionamento é o professor Fabrício Santos, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG: “O ovo veio primeiro. As galinhas, assim como todas as aves são descendentes dos répteis.