Gestantes podem tomar a vacina contra dengue? Compartilhar: Não. Por ser produzida por meio de vírus vivo enfraquecido, a vacina não é recomendada a gestantes.
As vacinas da dengue também podem causar alergia grave com sintomas que podem iniciar imediatamente após a injeção, como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, e/ou lesões avermelhadas e inchadas na pele.
Quais são as vacinas que a gestante não pode tomar?
As mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).
DENGUE | A vacina contra dengue é segura na gravidez e para lactantes?
O que acontece se a grávida tomar vacina da dengue?
Estou grávida, posso tomar a vacina contra a dengue? Não. De acordo com o Ministério da Saúde e as orientações da própria bula da vacina que está sendo aplicada na rede pública e privada de saúde, a vacina contra a dengue não é recomendada para mulheres grávidas.
A vacinação , durante a gravidez, é importante para a imunidade ativa da mãe, contra doenças infecciosas graves, e para a imunidade passiva do recém-nascido, para as principais doenças infecciosas de maior mortalidade.
Quais são os possíveis efeitos colaterais da vacina contra a dengue?
Os efeitos colaterais mais comuns são dor de cabeça e cansaço. Algumas vezes, pode haver sonolência, perda de apetite e febre, além de irritabilidade em crianças. Essas reações ocorrem com mais frequência após a primeira dose, começando no dia da vacinação ou no dia seguinte.
Quanto tempo depois da vacina da dengue pode engravidar?
Mulheres que estão em idade fértil e pretendem engravidar deverão ser orientadas pelo médico a usar métodos de anticoncepção por um período de 30 dias após a vacinação.
Quem pode se vacinar contra a gripe e dengue? A vacinação contra a Influenza está disponível em todo o estado para as pessoas a partir dos 6 meses de vida. Já em relação a dengue, a faixa etária é de 6 a 16 anos.
Quanto tempo dura a Vacina da Dengue? A vacina da dengue oferece proteção contra o vírus da dengue durante até 5 anos após a primeira dose, o que a torna ainda mais importante para a saúde pública de regiões endêmicas.
Porque pessoas acima de 45 anos não podem tomar a vacina da dengue?
Para crianças com menos de nove anos, o risco de complicações mais sérias ainda não foi determinado; para aqueles com mais de 45 anos de idade, não há dados suficientes para garantir a segurança da vacina.
A microcefalia pode ocorrer em qualquer momento na gestação, dependendo do tipo de agente etiológico envolvido em sua ocorrência, ela pode ocorrer já no início da gestação ou mais tardiamente.
Eles têm origem genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa. Os distúrbios congênitos mais comuns e graves são defeitos cardíacos congênitos, defeitos do tubo neural e anormalidades cromossômicas, como a síndrome de Down.
Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. O achado reforça o chamado para uma mobilização nacional para conter o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, responsável pela disseminação doença. A microcefalia pode levar a óbito ou deixar sequelas?
Nos casos em que a dengue evolui para a forma hemorrágica, o número de plaquetas da gestante diminui, e os riscos de hemorragia aumentam. Esse quadro estimula deslocamentos placentários e hemorragias que, se não controlados, podem levar à interrupção da gravidez.
Além disso, a vacina não é aplicada em casos de pessoas que possuam alergia a outros imunizantes; imunossuprimidos (imunidade baixa); gestantes ou em período de amamentação; e que estejam fora da faixa etária dessa fase inicial.
Ainda de acordo com a ABCVAC, alguns estabelecimentos privados já relataram a falta do imunizante devido à alta procura. A fabricante deve entregar 6,6 milhões de doses até o fim de 2024 e há a previsão de mais 9 milhões de doses a serem disponibilizadas para o país até 2025.
Atualmente, existem duas vacinas contra a dengue no Brasil. Ambas são atenuadas e previnem a infecção causada pelos quatro sorotipos do vírus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
As gestantes não devem tomar: tríplice viral, HPV, varicela e dengue. Por precaução, também não é indicada a vacinação contra a febre amarela, exceto em casos de surtos da doença.
Qual vacina não é recomendada de forma rotineira na gravidez?
Complementação da resposta: Vacinas que a grávida não deve tomarAs mulheres gestantes não podem tomar vacinas de vírus e bactérias vivos, como é o caso da Tríplice Viral – que combate o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola –, Varicela (Catapora), Febre Amarela e BCG (contra a Tuberculose).