Quais são os riscos de uma gravidez gemelar?
Malformação fetal: malformações cardíacas ou do tubo neural, estão entre os riscos dos fetos que dividem a mesma placenta, por exemplo, que podem desenvolver ainda condições como a Síndrome da transfusão Feto-Fetal, resultando, muitas vezes, na morte de um deles.É perigoso ter gêmeos?
"A gravidez de gêmeos também tem um risco maior de pré-eclâmpsia, que é o aumento excessivo da pressão arterial da mãe e diabetes gestacional. Além disso, pode ocorrer aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta", pontua a especialista.Quais são os principais fatores de risco associados a gravidez múltipla?
Fatores como idade materna avançada, alta paridade, histórico familiar de gemelaridade e técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV), contribuem para a maior incidência dessas gestações.O que leva a uma gravidez de gêmeos?
A gravidez gemelar acontece quando o ovário libera mais de um óvulo e cada um deles é fecundado por um espermatozoide (gêmeos não idênticos ou bivitelinos) ou então quando apenas um óvulo é fecundado por um espermatozoide e se divide, originando dois embriões (gêmeos idênticos ou univitelinos).Saiba mais sobre os riscos de gravidez de gêmeos
O que aumenta as chances de ter gêmeos?
Nos últimos anos, houve um aumento significativo no uso de tratamentos de reprodução assistida. Tratamentos de fertilidade, como a fertilização in vitro (FIV), inseminação intrauterina (IUI) e indução da ovulação (OI), são algumas das principais causas do aumento acentuado no nascimento de gêmeos.Quem é responsável pela gravidez de gêmeos?
O especialista explica que a gestação gemelar pode ocorrer de duas maneiras: 1) por meio da divisão de um óvulo fecundado em mais de um embrião, resultando gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos; 2) a partir da fecundação de mais de um óvulo por espermatozóides diferentes.Quando a gravidez é considerada de alto risco?
Para exemplificar, podemos elencar: hipertensão prévia; aumento de peso expressivo na gestação; passado de prematuridade; perdas gestacionais recorrentes; passado de diabetes melito e diabetes gestacional; múltiplas cirurgias anteriores; óbito fetal com gestação avançada de causa não especificada em gravidez prévia; ...Quais os 3 fatores de risco da gestação de alto risco?
Fatores de risco para gravidez de alto risco
- Características físicas|
- Problemas em uma gravidez anterior|
- Distúrbios presentes antes da gravidez|
- Doenças durante a gravidez|
- Exposições durante a gravidez|
- Mais informações.
Qual o peso ideal para o nascimento de gêmeos?
Durante as últimas semanas de gravidez, os gêmeos continuarão acumulando camadas de gordura e ganhando peso. A maioria dos gêmeos nasce menor que os bebês solteiros: seu peso médio é de 2,3 kg.Qual é o máximo de semanas que uma gestação gemelar chega?
Em função das complicações que podem acontecer nas gestações gemelares, o obstetra poderá optar por antecipar o parto. Recomenda-se que o nascimento dos gêmeos dicoriônicos ocorra entre 37 e 38 semanas. Já as monocoriônicas diamnióticas o parto é recomendado um pouco mais cedo, entre 36 e 37 semanas.Quais os pontos negativos de gêmeos?
Pontos negativos: instabilidade, superficialidade, indiscrição, desorganização, inquietude, indecisão, mutabilidade, inconstância, insegurança, fofoca, tagarelice, incoerência.Qual o melhor parto para gêmeos?
Numa gravidez gemelar, para que o parto normal seja recomendado o ideal é que os dois bebês estejam posicionados de cabeça para baixo, o que acontece em cerca de 40% das gestações.Quais são os primeiros sintomas de uma gravidez de gêmeos?
Sintomas da gestação gemelarEntre eles, destacam-se: enjoos, vômitos, sensibilidade nos seios, cansaço, sono e dor pélvica. Além disso, ocorre aumento da frequência urinária, das contrações e do surgimento precoce de falta de ar, ao se comparar com a gravidez de um único bebê.
Quais os cuidados na gravidez gemelar?
Como toda gestante, deve-se ter atenção com a alimentação balanceada e atividade física leve pelo menos 150 minutos por semana, natação e caminhada são bons exemplos. Além disso, as consultas pré-natais devem ser mais frequentes, e outros exames podem ser necessários para uma boa avaliação da evolução da gravidez.Quantas semanas dá para saber se são gêmeos?
A incidência da gestação gemelar é de 1 a 2%. O diagnóstico já pode ser realizado durante uma ecografia transvaginal, a partir de 5-6 semanas.Qual a idade de gravidez de risco?
“As pacientes que engravidam a partir dos 35 anos têm mais chances de apresentar essas condições. A partir dessa idade, as mulheres também têm mais probabilidades de já estar acometidas por doenças crônicas, como a hipertensão e diabete prévia à gestação.Qual é o período de maior risco na gravidez?
A formação acontece no primeiro trimestre da gravidezO primeiro trimestre é o mais delicado porque nesse período há maior chance de ocorrerem não apenas as más-formações, como também os abortos espontâneos. A alimentação da mãe é fundamental para a gravidez de sucesso.
Qual a causa da eclampsia na gravidez?
A doença é uma complicação grave na gravidez e é caracterizada por episódios repetidos de convulsões, seguidos de coma, e que pode ser fatal se não for tratada imediatamente. As causas da eclâmpsia estão relacionadas à implantação e o desenvolvimento dos vasos sanguíneos na placenta.Quando a gravidez é de alto risco pode ter parto normal?
Quem tem uma gravidez de alto risco pode ter parto normal? Sim! Quem tem uma gravidez de alto risco pode sim ter parto normal, mas a decisão deve ser feita estritamente pelo médico, que avalia caso a caso. Ou seja, a paciente terá a indicação que não trará consequências negativas para si ou para o feto.Quando encaminhar a gestante para o pré-natal de alto risco?
Se não houver controle glicêmico adequado em 2 semanas (glicemia capilar em jejum < 95 mg/dL ou 2 horas após a refeição < 120 mg/dL) orienta-se iniciar tratamento farmacológico e encaminhar ao Pré-Natal de Alto Risco.O que uma gestante de alto risco não pode fazer?
Gravidez de alto risco: cuidados
- Visitar o obstetra.
- Alimentação saudável.
- Não consumir bebida alcoólicas.
- Descansar.
- Não fumar.
Porque gravidez gemelar é de risco?
Os riscos da gestação gemelarAs chances aumentam quando há mais de dois bebês. A gravidez de gêmeos também tem um risco maior de pré-eclâmpsia, aumento na pressão arterial da mulher e diabetes gestacional. Além disso pode ocorrer aborto espontâneo, parto prematuro e descolamento prematuro da placenta.