Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso, pela primeira vez na história da humanidade, de armas atômicas contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Essas bombas foram utilizadas para forçar a rendição japonesa e evitar que as tropas americanas precisassem invadir o Japão por terra.
Qual foi o motivo do ataque de Hiroshima e Nagasaki?
O conflito entre o Japão e os Estados Unidos ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial e teve início após o ataque japonês contra a base naval americana de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941. A bomba de Hiroshima foi lançada no dia 6 de agosto, de 1945. O objetivo desse ato era forçar o Japão a se render.
Por que as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram escolhidas?
Em plena Segunda Guerra Mundial, as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram escolhidas para ser palco de uma das maiores atrocidades já cometidas: tornaram-se as primeiras vítimas da bomba atômica. O horror é recordado ainda hoje a paira como um alerta do potencial destrutivo das bombas atômicas.
No fim da 2ª Guerra Mundial, em agosto de 1945, os EUA lançaram por ordem do presidente Harry Truman uma bomba atômica contra Hiroshima, no inimigo Japão, deixando cerca de 140 mil mortos.
Mas por que os Estados Unidos escolheram Hiroshima como alvo para o ataque em 6 de agosto de 1945? Primeiramente, por ser uma cidade querida para os japoneses. Também pesaram na decisão a importância militar do local e o fato de a cidade ser bastante populosa.
Netanyahu Reage Após Ataque de Drone a Sua Residência
Porque o Japão atacou os Estados Unidos?
E o ataque a Pearl Harbour? Por que o Japão atacou os americanos? Os Estados Unidos representavam um obstáculo para a expansão japonesa no Oceano Pacífico. Por isso, os militares japoneses decidiram atacar Pearl Harbour, que era a principal base naval norte-americana no Pacífico.
Por que Hiroshima e Nagasaki são habitáveis e Chernobyl não?
Em Chernobyl, o acidente aconteceu no chão, e acabou tornando a terra radioativa. É por causa disso que Chernobyl continua inóspita e Hiroshima e Nagasaki já voltaram a se tornar habitáveis há muito tempo.
Além desses personagens, Oppenheimer também destaca algumas figuras históricas que retrataram de maneira diferente da realidade. Por exemplo, o filme sugere que o comunista Jean Tatlock traiu J. Robert Oppenheimer para passar informações secretas para os soviéticos.
"A bomba atômica salvou muitas vidas" Aos 84 anos, Theodore "Dutch" J. Van Kirk não se arrepende do passado nem teme seus fantasmas. Em 6 de agosto de 1945, aos 24 anos de idade, ele era o navegador do Enola Gay, o bombardeiro B-29 que lançou a bomba atômica sobre Hiroshima.
O presidente Harry S. Truman anunciou da Casa Branca em Washington que os americanos haviam explodido uma bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima, passadas dezesseis horas.
Em 1966, ele foi submetido a uma série de sessões de quimioterapia, entretanto, entrou em coma logo no ano seguinte, em 15 de fevereiro de 1967. Apenas três dias depois, ele morreu em sua residência, em Princeton, Nova Jersey, aos 62 anos.
Porque o Japão se rendeu na Segunda Guerra Mundial?
A rendição japonesa aos Estados Unidos aconteceu no dia 14 de agosto de 1945, dias após os EUA lançarem as duas bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. A oficialização da rendição japonesa aconteceu no dia 2 de setembro de 1945, no navio americano USS Missouri.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram as duas únicas bombas nucleares já usadas em uma guerra, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Juntas, elas causaram os ataques mais mortais que já ocorreram, nos quais cerca de 200 mil pessoas foram mortas.
Hoje o Laboratório Nacional de Los Alamos ainda serve como centro de estudos da Administração Nacional de Segurança Nuclear, entretanto, os mais curiosos podem visitar algumas das dependências da cidade que uma vez foi secreta, explica o House Beautiful.
Ele afirmou mais de uma vez que a bomba era simplesmente inevitável. Robert Oppenheimer passou seus últimos 20 anos de vida como diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, trabalhando ao lado de Einstein e de outros físicos.
Robert Oppenheimer. Após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, em 7 de dezembro de 1941, e em meio a relatórios de inteligência que exageravam os avanços do Uranverein alemão, Roosevelt ordenou que o programa fosse acelerado e colocado sob o controle do Departamento de Guerra.
Utilizada na fase final do conflito contra o Japão, resultou em grande destruição. Ouça o texto abaixo! No dia 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos fizeram uso da arma de guerra mais poderosa da História da humanidade até então: bombas nucleares.
O conflito entre os Estados Unidos e o Japão na Segunda Guerra Mundial foi iniciado após um ataque surpresa dos japoneses contra a base naval americana de Pearl Harbor, localizada no Havaí, em 7 de dezembro de 1941 . Esse ataque resultou em cerca de 2.400 americanos mortos e levou o país a declarar guerra ao Japão.
"Se eu soubesse que os alemães falhariam na construção da bomba atômica, não teria participado da abertura dessa caixa de Pandora” é uma das frases mais impactantes ditas pelo físico alemão Albert Einstein após seu apoio ao Projeto Manhattan, liderado por J. Robert Oppenheimer.
Devido ao relacionamento deles e sua filiação ao Partido Comunista, ela foi colocada sob vigilância pelo FBI e seu telefone foi grampeado. Tatlock sofria de depressão clínica e faleceu por suicídio em 4 de janeiro de 1944.
O cientista considerava o comunismo a melhor defesa contra a ascensão do fascismo na Europa — o que, por sua ascendência judaica, era uma questão pessoal para ele.
O iodeto de potássio é um sal que é usado clinicamente para auxiliar no tratamento de radiação e também tem uso no campo da fotografia. É comumente conhecido como “pílula de iodo” ou “pílula anti-radiação”.
Quantos anos Chernobyl ficará habitável novamente?
As estimativas feitas por cientistas apontam que a região de Chernobyl deverá permanecer inabitada por até 20 mil anos até que se torne segura para a habitação humana.
O acidente em uma usina nuclear na União Soviética chocou o mundo, alterou permanentemente a região e deixou muitas perguntas sem resposta. Prevê-se que a descontaminação da área ao redor do desastre nuclear de Chernobyl persista por décadas, ao passo que certas áreas permanecerão inabitáveis por milhares de anos.