“Zaqueu”, que significava “justo”, era um coletor de impostos. Os coletores de impostos eram odiados pelos judeus, os compatriotas de Jesus. Os judeus viam os coletores de impostos como grandes traidores, uma vez que eles trabalhavam para o Império Romano. Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo.
Jesus não escolheu alguém ao acaso: conhecia e o chama pelo nome. Sabia de quem se tratava bem como toda sua fama e pecados que o publicano trazia consigo. Zaqueu era pequeno em estatura, mas sua fama era grande na cidade. Significativa é a expressão narrada por Lucas: “Jesus levantou seus olhos”.
De forma geral, Zaqueu era conhecido como pecador. Jesus o chamou de “filho de Abraão”, não para insinuar que de repente ele havia se tornado perfeito, mas que a salvação de Deus o incluía também.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
Significado: O significado de Zaqueu não é apenas linguístico, mas também está profundamente entrelaçado com a narrativa bíblica. Zaqueu é um nome que carrega consigo a ideia de "puro" ou "inocente". Sua raiz hebraica reflete um desejo por pureza moral e espiritual.
Zaqueu o publicano, 8 Lições. (Mensagem do dia, Pregação evangélica, estudo bíblico)
O que a história de Zaqueu nos ensina?
Um dos ensinamentos que se extrai dessa história é o de enfrentar os obstáculos que surgirem em nossas vidas, abrindo nossos corações e mentes para seguir a verdade sem perder a fé. Zaqueu nos ensina que todo pecador pode regenerar-se e que o despertar para o bem depende do esforço que empreendemos.
Qual o significado da figueira brava que Zaqueu subiu?
, verá uma referência bíblica mencionada no Evangelho de Lucas (Lucas 19:1-10). De acordo com o relato, Zaqueu, um cobrador de impostos de Jericó, subiu em uma figueira para ver Jesus, pois era de baixa estatura e a multidão o impedia de ter uma visão clara.
Zaqueu era um curioso e, sabendo que Jesus estava na sua cidade, resolveu unir-se à multidão e foi vê-lo. Subiu numa árvore para enxergar aquele Nazareno que atraía as pessoas com suas palavras e seus atos de misericórdia. Zaqueu é surpreendido quando Jesus revela conhecê-lo ao dizer o seu nome.
Zaqueu era um homem judeu, chefe dos cobradores de impostos e trabalhava para os romanos. Ele era rico e não era estimado pelo seu povo, isso porque em seu trabalho, cobrava impostos deles, algo visto como traição, exploração. Jesus entrava em Jericó e atravessava acidade, quando Zaqueu soube que ele estava lá.
O que Jesus quis ensinar quando foi ao encontro de Zaqueu?
Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.
Zaqueu era cobrador de impostos, homem rico, mas faltava algo na sua vida. E, por isso, ele procurava ver Jesus. Sendo baixinho, subiu numa árvore no momento em Jesus passaria ali por perto, no meio da multidão.
Entretanto, Jesus levanta o olhar e interpela-o: «Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa». É preciso descer, colocar-nos ao nível de Jesus, que sendo de condição divina, quis ser um de nós, para no meio de nós nos ensinar a ser irmãos, porque filhos de Deus, do mesmo Pai.
Eram vistos como alguém que roubava o seu próprio povo. No caso de Zaqueu, ainda tinha um agravante, ele não era um simples coletor de impostos, a palavra o apresenta como o “chefe dos coletores”.
Qual foi a decisão que Zaqueu tomou ao aceitar Jesus?
Ele sentiu o chamado e foi ao encontro de Jesus, subiu na árvore e desceu para uma vida nova. Converteu-se definitivamente ultrapassando qualquer expectativa. Zaqueu mudou de vida e dá provas disso, pois deu a metade do que tinha aos pobres e ainda prometeu restituir quatro vezes mais o que tinha roubado (Cf. Lc 19,8).
Acredito que ele tenha se perguntado: “como Jesus, sendo judeu, poderia entrar na casa de um pecador como eu?”. De fato, era; pois Zaqueu cometia erros, roubava, foi desprezado pelos judeus, desvalorizado por muitos, mas mesmo assim, Jesus queria visitá-lo.
O que acontece quando Jesus entra na casa de Zaqueu?
Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: — Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa. Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria. Todos os que viram isso começaram a resmungar: — Este homem foi se hospedar na casa de um pecador!
sycomorus e a árvore que os produz são por diversas vezes citada na Bíblia, razão pela qual o seu nome vulgar na maioria das línguas europeias derivou do hebraico "shikmah", através do grego "sukomorea". Por essa mesma razão diversas árvores receberam o mesmo nome comum por apresentarem folhas similares à do sicómoro.
Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: 'Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa.
Significado: O significado de Zaqueu não é apenas linguístico, mas também está profundamente entrelaçado com a narrativa bíblica. Zaqueu é um nome que carrega consigo a ideia de "puro" ou "inocente". Sua raiz hebraica reflete um desejo por pureza moral e espiritual.
A figueira é uma árvore que possui um profundo simbolismo cultural em várias tradições ao redor do mundo. Em muitas culturas antigas, as pessoas consideravam a figueira como um símbolo de fertilidade, abundância e renascimento. Suas folhas em formato de coração também estão associadas ao amor e à paixão.