Cristo é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque porque, assim como ele, Jesus não possui princípio nem fim de dias e não pertence a linhagem nem ao sistema sacerdotal dado ao povo por Deus no Sinai, em que após a morte de um sacerdote havia outro para substitui-lo.
Porque Jesus era sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque?
A resposta é que Ele seria sacerdote segundo a “ordem de Melquisedeque”, ou seja, por nomeação divina e não por descendência familiar, assim como Melquisedeque não tinha nenhum parentesco com Abraão, portanto, nem com o povo de Israel (Hb 5.11)18.
Além de ter características sobrehumanas e divinas, foi comparado a Jesus, quando Deus diz «Tu (Jesus) és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.» (Salmo 110:4) e «Homem (Melquisedeque) sem início de dias ou fim de vida, assemelhando-se ao filho de Deus» (Hebreus 7 7:1-3.)
Quando um homem recebe o Sacerdócio de Melquisedeque, ele faz o juramento e convênio do sacerdócio. Faz convênio de ser fiel, de magnificar seu chamado, de dar “ouvidos diligentemente às palavras de vida eterna” e de viver “de toda palavra que sai da boca de Deus”.
Sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec” “Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem início de dias nem fim da vida”, Melquisedec “se assemelha ao Filho de Deus e permanece sacerdote para sempre”. Entenda como e por que Jesus Cristo é sacerdote “segundo a ordem de Melquisedec”.
14. Melquisedeque e Jesus Cristo - Augustus Nicodemus
Porque Melquisedeque é um tipo de Cristo?
Cristo é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque porque, assim como ele, Jesus não possui princípio nem fim de dias e não pertence a linhagem nem ao sistema sacerdotal dado ao povo por Deus no Sinai, em que após a morte de um sacerdote havia outro para substitui-lo.
Quem foi Melquisedeque e como ele prefigura ou Jesus?
Portanto, quem foi este Melquisedec? Foi uma figura histórica, mas também alguém que prefigurava Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote e Senhor. Embora não fosse da tribo de Levi, Jesus tem um sacerdócio superior e mais antigo que o dos levitas — um sacerdócio segundo a ordem de Melquisedec.
Mas sabemos com toda certeza que Jesus é “sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 5.10; 6.20). A referência a Melquisedeque na carta aos Hebreus – único livro neotestamentário que o cita – é tipológica e tem tanto no texto de Gênesis quanto no de Salmos sua base histórica e teológica.
Ricardo, Melquisedeque foi um rei cananeu de Salém, ou seja, daquela que seria, no futuro, a cidade de Jerusalém. Ele é apresentado também como sacerdote do Altíssimo. Ele ofereceu um sacrifício de pão e de vinho por uma vitória de Abrão contra quatro reis que haviam aprisionado seu sobrinho Lot.
Onde está escrito "tu és sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque"?
Hebreus 5:6-10 Nova Almeida Atualizada (NAA)
E em outro lugar também diz: “Você é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.” Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, foi ouvido por causa da sua reverência.
O Pai Celestial está preparado para nos ajudar a receber poder espiritual e orientação em nosso caminho para a vida eterna. A autoridade do sacerdócio de Deus permite que todos os filhos de Deus que decidem se aproximar Dele tenham acesso a essas bênçãos.
Ele era “semelhante” ao Filho de Deus porque Ele ainda não era, na realidade, o Filho de Deus―isto é, ainda não tinha sido gerado como ser humano pelo Deus Pai através da intervenção do Espírito Santo. Melquisedeque não podia ter sido o Pai porque ele era o “sacerdote do Altíssimo”.
Melquisedeque não era descendente de Levi, mas recebeu a décima parte daquilo que Abraão havia tomado na batalha e o abençoou. Sim, abençoou o próprio Abraão, que havia recebido as promessas de Deus. Não há dúvida de que aquele que abençoa é mais importante do que aquele que é abençoado.
Ela estabelece um precedente para a prática do dízimo na tradição judaica e destaca a importância do reconhecimento e da gratidão a Deus. Além disso, a figura de Melquisedeque como um rei justo e sacerdote de Deus serve como um poderoso símbolo de liderança espiritual e integridade.
Porque Jesus é o sumo sacerdote segundo a Ordem de Melquisedeque?
A expressão “segundo a ordem de Melquisedeque” significa que o sacerdócio de Jesus é do mesmo tipo, ou parecido com, o sacerdócio de Melquisedeque. Melquisedeque aparece na história bíblica, e some logo em seguida. Ele era rei de Salém e sacerdote de Deus (Gênesis 14:18).
Não é que Abraão não queria ser rico, ele apenas não queria se enriquecer da maneira do rei de Sodoma. Ele preferiu entregar o dízimo de tudo o que possuía. Isso mostra que nós nos enriquecemos entregando o dízimo. A Palavra de Deus diz que Ló seguiu o rei de Sodoma em vez de seguir Melquisedeque.
Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou‑se com Abraão, quando este voltava depois de derrotar os reis, e o abençoou; foi para ele que Abraão lhe deu o dízimo de tudo.
Quem foi Melquisedeque e como ele prefigurar ou Jesus?
É Deus que toma a iniciativa de entrar em contato, e apesar de suas contínuas infidelidades, não o abandona, pelo contrário, ama-o mais, enviando a este povo os seus profetas, os quais falavam em nome do próprio Deus.
O nome Salém (que significa "paz") refere-se à cidade real do do antigo rei e sacerdote Melquisedeque e, esta é tradicionalmente identificado como Jerusalém. Também é mencionada em Hebreus 7.
Os ofícios do Sacerdócio de Melquisedeque incluem élder, sumo sacerdote, patriarca, Setenta e Apóstolo. Aqueles que têm esse sacerdócio lideram a Igreja e administram ordenanças como dar o nome e uma bênção às crianças, curar os doentes e conceder o dom do Espírito Santo aos membros batizados recentemente.