Um dia, quando João Batista estava batizando as pessoas no rio Jordão, Jesus Cristo apareceu e foi falar com ele. Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado.
Por que Jesus não foi batizado quando era criança?
Jesus foi batizado adulto, por uma escolha e não necessidade, e aquele momento revelou que Ele era o próprio Deus. A todos os Seus filhos, cabe então seguir esse exemplo e receber o Sacramento que é a purificação da alma, o propósito e a rendição em favor de Seus ensinamentos.
Jesus mesmo não batizava ninguém, mas todos só eram batizados com a sua autorização e permissão. Ao contrário de João Batista que batizava todos os que vinham até ele, apesar de que antes os exortava e falava de maneira bem dura, questionando o porquê de tentarem fugir da ira de Deus.
Jesus Cristo é, então, revelado como o caminho da vida eterna, a relação filial com Deus. Jesus Cristo desejou ser batizado, como lembra Santo Agostinho, “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”.
Por que Jesus foi batizado Se ele não tinha pecado?
Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados. Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado.
Por que Jesus Cristo quis ser batizado? (Homilia Dominical.487: Festa do Batismo do Senhor)
Porque Jesus não foi batizado aos 30 anos?
Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto. O batismo de Jesus, ao contrário do nosso, não era um momento de adesão ao projeto de Deus, afinal ele era o próprio Deus encarnado. O Batismo de Jesus foi o momento de revelação de Jesus como o enviado de Deus para a redenção da humanidade.
Em Mateus 3:14, ao se encontrar com Jesus, João diz: "Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?". Porém, Jesus o convence a batizá-lo mesmo assim. Na cena batismal, após Jesus emergir da água, o céu se abre e uma "voz divina" diz: "Tu és o meu Filho dileto, em ti me agrado.".
O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.
Batismo com água - Assim foram purificados os [levitas], através da aspersão de água. Em alguns momentos a água era misturada com algo do sacrifício, tal como cinza ou sangue. Em alguns casos eram lavados com água tanto de pessoas como de utensílios. Unção - Também chamado de unção sacerdotal.
Jesus ensinou que o batismo é necessário para entrar no reino de Deus. Embora muitas igrejas cristãs concordem que o batismo é importante e necessário, o que elas ensinam sobre o batismo varia muito.
O Batismo cristão tem sua origem no próprio Jesus Cristo que enviou seus discípulos para evangelizar os povos e batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência. Confere uma vida nova.
No final do Evangelho de São Marcos (16,16), Jesus diz: "quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado" e, para algumas pessoas, essas frase é tomada literalmente, ou seja, quem não crer e não for batizado irá direto para o inferno.
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo.
Qual a idade certa para se batizar na Igreja evangélica?
A resposta finalmente veio quando o Senhor descreveu como os pais deveriam ensinar o evangelho aos filhos. Ele disse: “E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos” (Doutrina e Convênios 68:27).
FUI BATIZADA (O) NOUTRA IGREJA (RELIGIÃO), POSSO SER BATIZADA DE NOVO? O Batismo ocorre apenas uma vez na vida. Se uma pessoa foi batizada numa religião e o batismo foi válido (aconteceu) não pode haver um novo batismo.
Antes do Batismo, jejuem: o que batiza, o que é batizado e outras pessoas”. Aqui se vê claramente que desde o primeiro século a Igreja já ministrava o Batismo por efusão (derramamento de água) e não apenas por imersão (mergulho na água).
Esse mesmo Jesus, no fim do Evangelho de Mateus, depois de Sua Morte e Ressurreição, ordena seus discípulos a irem a todas as nações e batizarem todos quantos podiam (cf. Mt 28,19).
O batismo, portanto, não faz parte da salvação, porém é um processo que acontece na vida do cristão depois que ele aceita Jesus em sua vida. Para ser salvo é preciso crer em Jesus Cristo, portanto, se uma pessoa se converter e, por algum motivo, não se batizar a tempo ela será salva sem qualquer impedimento.
O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Uma das instruções que o Senhor deu a Seus Apóstolos foi: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20).
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.
O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).
Jesus ensinou que precisamos ser batizados para voltar a viver na presença de Deus depois desta vida. O batismo significa “nascer da água”. Ele possibilita que sejamos purificados de nossos pecados, o que é necessário para voltarmos à presença de Deus.