Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados. Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado.
Jesus Cristo é, então, revelado como o caminho da vida eterna, a relação filial com Deus. Jesus Cristo desejou ser batizado, como lembra Santo Agostinho, “para proclamar com a sua humildade o que para nós era uma necessidade”.
Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.
Jesus foi batizado para anunciar a boa nova do Reino de Deus. Nós, também, somos chamados a anunciar a boa nova a todos os que encontramos. O batismo de Jesus é um evento que nos chama a uma vida de fé, amor e missão.
O batismo é um dom de Deus para nós, dom que nos torna filhos amados, e não apenas simples criaturas. Ele nos mostra que fomos feitos para a comunhão com Aquele que é o Senhor de tudo e com os nossos irmãos, incluindo aquelas que acreditam em Jesus Cristo, mas não são católicos como nós.
Por que Jesus foi batizado por João se Ele não tinha pecado?
Porque Jesus se batizou se não tinha pecado?
Jesus não foi batizado para se purificar, mas para nos purificar! Ao ser batizado, Jesus purificou a água e lhe conferiu a virtude de santificar os que depois dele viriam ser batizados. Jesus assumiu a nossa condição, sendo em tudo semelhante a nós, exceto no pecado.
Trata-se de uma purificação feita com água que lava o pecado original, dando ao batizado uma nova condição de existência. Confere uma vida nova. O Batismo é um ato que confirma a conversão e insere o ser humano, criatura nova, em Cristo Jesus.
João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto. O batismo de Jesus, ao contrário do nosso, não era um momento de adesão ao projeto de Deus, afinal ele era o próprio Deus encarnado.
Qual a diferença do batismo de Jesus para o nosso?
Há diferenças entre esses dois batismos. João Batista insistia na água para demonstrar a vinda do messias. O povo precisava passar por uma purificação para receber o enviado de Deus e começar uma nova história. Já o nosso batismo tem relação com a morte e ressurreição de Jesus e seu discipulado.
Jesus ensinou que precisamos ser batizados para voltar a viver na presença de Deus depois desta vida. O batismo significa “nascer da água”. Ele possibilita que sejamos purificados de nossos pecados, o que é necessário para voltarmos à presença de Deus.
O pecado original é uma doutrina cristã que pretende explicar a origem da imperfeição humana, do sofrimento e da existência do mal através da queda do homem. Tal doutrina não existe no Judaísmo nem no Islamismo. Foi desenvolvida por Santo Agostinho, numa controvérsia com o monge Pelágio da Bretanha.
O que aconteceu com Jesus quando ele foi batizado?
Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está o meu agrado”. Bíblia Sagrada, tradução da CNBB, 2ª ed., 2002.
Muitos afirmam que o verdadeiro batismo foi aquele em que Jesus Cristo disse no livro de Mateus, capítulo 28; enquanto outros creem que na verdade o batismo correto é aquele proferido por Pedro no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
O Batismo é um elemento de vital importância para a Igreja Cristã. Através dele, declaramos que estamos arrependidos diante de Deus; que aceitamos Seu projeto de vida e estamos desejosos de fazer parte do Seu Corpo, a Igreja.
Já o batismo de Cristo tinha a eficácia de purificar do pecado e conferir a graça. Quanto a Cristo, afirma Tomás de Aquino, nem precisava receber a remissão dos pecados, dos quais estava isento, nem de receber a graça, da qual tinha a plenitude.
aspecto que depende do batizando o qual indica que ele está abandonando sua velha vida e entrando em uma nova vida. Jesus estava fazendo exatamente isso e certamente Ele também estava demonstrando que agora haveria n'Ele uma dedicação exclusiva a um ministério de grande salvação de muitas e muitas vidas.
O batismo de Jesus marca o início do ministério público de Jesus. Este evento é narrado nos três evangelhos sinóticos (Mateus, Lucas e Marcos), enquanto que em João 1:29–33, que não é uma narrativa direta, João Batista testemunha o episódio.
Qual a diferença entre o batismo de João Batista e o batismo de Jesus?
O batismo de João nas águas não era o Sacramento do Batismo, e sim uma preparação para a vinda do Messias, um convite a lavar-se das impurezas do pecado em preparação para a chegada do Reino de Deus. Para compreender o Sacramento do Batismo, precisamos entrar no mistério da Ressurreição de Cristo.
Qual a idade certa para se batizar de acordo com a Bíblia?
Como as criancinhas não são responsáveis ou capazes de cometer atos pecaminosos, elas não precisam do batismo. Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27).
Cristo não precisava se batizar, mas assim escolheu como uma das Suas maneiras de mostrar o caminho da salvação à humanidade. Aquele momento, quando tinha cerca de 30 anos e, nas águas do Rio Jordão, o Senhor foi batizado por João Batista, marca a sua revelação como enviado de Deus.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
O batismo é um ato simbólico. “Simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição e só pode ser realizado por imersão” (Bible Dictionary, “Baptism”). A imersão na água representa a morte e o sepultamento de Jesus Cristo, mas também representa a morte de nosso eu natural (ver Romanos 6:3–6).
Porque como a Bíblia fala que só é válido um, só é válido um batismo, se você tem mais batizado duas vez. é pecado sim ser batizado várias vezes, portanto.