Também o «Vocabulário da Língua Portuguesa» de Rebelo Gonçalves apenas regista Luísa. O Dicionário de Questões Vernáculas de Napoleão Mendes de Almeida (brasileiro) diz, em relação a Luís, o seguinte: «Com s é a grafia correcta deste nome de origem alemã; veio-nos pelo francês Louis».
Categoria Germânico. O nome Luíza é uma variação do nome Luísa, que por sua vez deriva do nome germânico Ludwig, composto pelas palavras "hlud", que significa "famoso", e "wig", que significa "guerreiro". Dessa forma, o nome Luíza carrega consigo o significado de "famosa guerreira" ou "famosa na batalha".
Resposta: Embora exista a grafia ”Luíza” ou mesmo ”Luiza”, forma feminina de ”Luiz” [com Z e sem acento], a grafia gramaticalmente correta e atual é com S e acento agudo: ”Luísa” (variação: Luíse), masc. Luís.
A norma indica que o grafema i pode também funcionar como vogal, sem precisar de acento, quando forma sílaba com a consoante seguinte (l, m, n, r, e z) ou antes de nh. É este o motivo por que, por exemplo, Luís tem acento e juiz não.
LUISA SONZA - POR QUE AMAM OD1AR A CANTORA? - NETFLIX - CRIME E MISTÉRIO S/A
Por que Luísa tem acento?
O Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado só regista Luísa (com s e com o í acentuado), referindo que vem do francês Louise. Também o «Vocabulário da Língua Portuguesa» de Rebelo Gonçalves apenas regista Luísa.
Portanto, o nome pode ser interpretado como “cheia de graça e famosa na batalha” ou “guerreira famosa e graciosa”. A variação Ana Luiza é muito comum, especialmente em países de língua portuguesa.
Apresentado como uma forma feminina de Luís, o nome Luísa vem de uma combinação das palavras germânicas “hloda” e “wig”, que significam respectivamente “famoso” e “guerra”, sendo traduzido então como “ilustre guerreira” ou “famosa combatente”.
O significado do nome Luiza, portanto, é geralmente interpretado como "guerreira gloriosa" ou "combatente famosa", derivado das palavras germânicas "hlūt" (que significa "fama") e "wīg" (que significa "guerra" ou "batalha").
Com muita alegria celebramos hoje (9), Santa Luísa de Marillac! Fundadora das Filhas da Caridade! Santa Luísa foi beatificada pelo Papa Bento XV, em 9 de maio de 1920. Foi canonizada pelo Papa Pio Xl, no dia 11 de março de 1934; e declarada patrona das Obras Sociais em 1960, pelo Papa bem-aventurado João XXIII.
Luísa ficou conhecida por sua participação em diversas rebeliões, incluindo a Sabinada em 1837, na qual ela foi uma das líderes. Ela também teria participado da Revolta dos Malês em 1835, um movimento liderado por africanos muçulmanos que buscavam a liberdade e a igualdade de direitos.
Maria Luiza é um nome feminino formado pela combinação de dois nomes populares. “Maria” tem origem hebraica e significa "senhora soberana" ou "amada por Deus". “Luiza", por sua vez, tem origem germânica e deriva do nome Ludwig, que significa "famosa na batalha" ou "guerreira ilustre".
De acordo com as regras, não se acentuam os hiatos seguidos de L, M, R, Z e dígrafo NH. A palavra LUIZ possui um hiato UI seguido de Z. Por isso, não recebe acento gráfico. Outros exemplos: rainha, paul, raiz, juiz, cair, ruim, bainha.
a) Cada um pode escrever o seu nome fora das regras estabelecidas, mas só para ressalva de direitos. Na imprensa, por exemplo, sujeitam-se a que os seus nomes se escrevam na grafia mais actual, como é uso nos jornais. As outras pessoas submeter-se-ão às regras ortográficas estabelecidas. Escreva-se, portanto, Luís.
Significa combatente glorioso e indica uma pessoa criativa e inteligente, que tem coragem e desprendimento suficientes para enfrentar qualquer tipo de empreitada. Pode se tomar um grande empresário ou um executivo de sucesso.