Bolsa Família bloqueado: por que isso acontece Quando o Bolsa Família é bloqueado, o pagamento do benefício é interrompido temporariamente. Isso acontece nos casos em que o governo detecta algum tipo de inconsistência nos dados de cadastro, como a alteração na situação econômica da família, por exemplo.
Esse bloqueio acontece porque essas famílias não regularizaram o cadastro até o prazo de Processo de Qualificação Cadastral 2024. Ou ainda estavam com o CPF irregular junto à Receita Federal ou houve o falecimento do responsável familiar.
Quando o Bolsa Família é bloqueado demora quanto tempo para receber?
Quanto tempo leva para desbloquear o Bolsa Família? Desde o pedido de regularização da situação, atualização das informações e nova aprovação do benefício, o Bolsa Família pode demorar até 90 dias para ser desbloqueado.
Ligue para o Atendimento Caixa ao Cidadão 111, digite 5 (Cartão Bolsa Família, Cartão Sociale Senha do Cartão Social) e em seguida digite 2 (Desbloqueio do cartão social, cadastramento ou recadastramento de senha).
❌ATUALIZAÇÃO CADASTRAL BOLSA FAMÍLIA: BLOQUEADO/CANCELADO no APP – QUEM vai RECEBER em SETEMBRO?
Como saber se meu Bolsa Família vai ser desbloqueado?
Atendimento telefônico: Outra opção é entrar em contato com a Central de Atendimento do Bolsa Família pelo número 0800 707 2003. Ao ligar, tenha em mãos o seu NIS para informar ao atendente. Eles poderão verificar se o seu benefício foi desbloqueado e fornecer mais informações sobre o programa.
No bloqueio, a família tem a chance de reverter a situação apontada como irregular e voltar a receber os valores. É o passo anterior ao cancelamento, portanto. Já no cancelamento, isso não é mais possível - ao menos, no curto prazo ou com a mesma inscrição.
Qual mensagem aparece quando o Bolsa Família está bloqueado?
A mensagem "benefício bloqueado para crédito do benefício em conta" comunica que o benefício estará bloqueado até a data definida em calendário para o saque do Bolsa Família. O aviso é exibido no Caixa Tem alguns dias antes do pagamento cair na conta.
O bloqueio de um benefício do INSS pode ocorrer de maneira temporária ou permanente. Em caso temporário, por exemplo, geralmente, o beneficiário precisa fazer alguma atualização no cadastro. Já em casos permanentes, é necessário entrar com uma reavaliação do benefício.
Qual a diferença do Bolsa Família cancelado é bloqueado?
Existe uma grande diferença entre Bolsa Família cancelado e bloqueado. Em um dos casos, é mais fácil recorrer e tentar reaver o benefício. Em outro, pode ser que a família não consiga, ao menos no curto prazo, voltar a receber os valores mensais.
O acesso ao VEJAE é realizado no portal do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS. Há banner na página inicial do portal do MDS. O beneficiário consulta a situação do seu Auxílio Emergencial e verifica se há inconsistência que tornou o recebimento do benefício irregular.
Como desbloquear o Bolsa Família pelo aplicativo Caixa tem?
O desbloqueio é realizado mediante a atualização do seu cadastro. Seu cadastro pode ser atualizado em menos de 7 minutos diretamente pelo aplicativo CAIXA Tem, acessando a opção de atualize seu cadastro.
Os bloqueios do Bolsa Família podem ocorrer por diversos motivos. Dentre eles estão a superação da renda máxima permitida por membro da família, desatualização de dados cadastrais, questões relacionadas à frequência escolar de dependentes e até mesmo a morte do titular do benefício.
Telefone. Também é possível consultar a situação do Bolsa Família pelo telefone 121 ou o WhatsApp (61) 4042-1552. Os canais de atendimento Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome funcionam de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o processo de averiguação e revisão cadastral dos beneficiários será temporariamente suspenso. Essa medida afeta diretamente milhares de famílias que dependem desse suporte financeiro para suas despesas básicas.
Como desbloquear meu Bolsa Família sem ir no CRAS?
A verificação pode ser feita pelo Aplicativo Caixa Tem, Aplicativo do Bolsa Família, Aplicativo do Cadastro Único, Portal Cidadão da Caixa ou pelo Whatsapp Bolsa Família.
Meu Bolsa Família foi bloqueado por um mês, como resolver? As famílias que receberam advertência ou bloqueio do Bolsa Família podem recorrer apresentando recurso junto ao setor do Cadúnico do seu município.
Beneficiários com irregularidades devem procurar a Receita Federal. A partir de janeiro de 2024 o beneficiário do programa Bolsa Família que tiver irregularidades no CPF, cancelado ou suspenso, vai ter o benefício bloqueado.
Para descobrir se o benefício está mesmo bloqueado, o beneficiário deve fazer a consulta em mais de um aplicativo que mostra a situação do Bolsa Família, pois em alguns casos o benefício pode aparecer liberado.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que as inconsistências no cadastro, sejam elas de renda ou composição familiar, foram o principal motivo para o cancelamento dos benefícios. O bloqueio também afetou beneficiários com informações desatualizadas há muito tempo.
Como saber se vou voltar a receber o Bolsa Família?
Para que a família volte a receber, é necessário que a situação que gerou o cancelamento seja regularizada. Depois disso, beneficiário deve fazer a reversão do cancelamento no prazo máximo 6 meses, a contar do mês de cancelamento.
Existe somente um número de WhatsApp disponibilizado para atendimentos relacionados ao Bolsa Família: (61) 4042-1552. Através dele, é possível obter consultas sobre o benefício e demais serviços.
O que que é quando dá uma advertência na Bolsa Família?
A advertência não altera o pagamento do benefício. Trata-se de um aviso para a família cumprir os seus compromissos. Outras 56.288 famílias apresentaram o segundo descumprimento seguido e terão o benefício bloqueado por 30 dias. Ou seja, não receberão em dezembro, mas poderão sacar as duas parcelas em janeiro próximo.