Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa. E quer saber mais? O livro conta que o “sô” vem da palavra “sir”, senhor, em inglês. Daí a origem do uai, sô!
O mineirês, com suas raízes profundas e sua rica história, é um dialeto vibrante e cheio de vida que contribui para a diversidade cultural do Brasil. Preservá-lo e valorizá-lo é essencial para manter viva a identidade do povo mineiro e garantir que essa tradição continue a florescer por muitas gerações.
– Se você for convidado prá “tomá um cafezin laimcáss” (Tomar um cafezinho lá em casa), mas não estiver certo se poderá ir, diga simplesmente: “Confófô eu vô.”
Bão. O mineiro gosta de abreviar as palavras. "Bão" é uma versão encurtada de "bom". Se alguém perguntar “Tá bão?”, estão querendo saber se está tudo bem com você.
O dialeto mineiro apareceu no século XIX, após a decadência da mineração de ouro, que era transportado por um conjunto de estradas chamado Estrada Real. É um dos dialetos mais facilmente distinguíveis do português brasileiro. Também é chamado de montanhês.
Como o mineiro começou a falar trem? O mineiro começou a falar trem de tanto ouvir os franceses falando a palavra “train”, que no antigo francês se referia a trazer, ou seja quando queriam que trouxessem algo para eles dizia “train”. Em meados de 1816 os ingleses adotaram a palavra “train” para mencionar a locomotiva.
Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa. E quer saber mais? O livro conta que o “sô” vem da palavra “sir”, senhor, em inglês. Daí a origem do uai, sô!
Aqui em Alagoas o terceiro (que é pra casar) é quando você já está paquerando a pessoa e são apresentados kkkkk tirando isso são dois mesmo. 3 beijinhos!
Nó Uma das abreviações mais famosas dos mineiros! É uma contração de “Nossa senhora”. A gíria é usada para expressar espanto, indignação, surpresa ou para enfatizar algo.
O dialeto de Minas Gerais é considerado simples e o mineiro tem toda essa fama de ser tranquilo, simples, ingênuo e tudo isso é levado para o falar de Minas”, disse a doutora em linguística, Sueli Coelho. O mineirês não é gíria. É muito mais uma forma diferente de dizer dentro da mesma língua.
O sotaque mineiro é famoso no Brasil pelo jeitim de falar único e as inúmeras expressões e gírias regionais. Algumas são tão engraçadas que viram até meme por aí! Minas tem praticamente um dialeto próprio, que apelidamos carinhosamente de mineirês.
Apruma o corpo: significa corrigir a postura, como: “Apruma esse corpo”. Agarrado: utilizado para falar que está muito atarefado/ocupado, como: “Hoje não vou conseguir te encontrar, estou agarrado”. Gastura: é uma das gírias mineiras mais famosas, usada para exprimir agonia ou aflição.