Moisés não conseguia entrar na tenda do encontro porque a nuvem estava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo. Em todas as suas jornadas, sempre que a nuvem se elevava de cima do tabernáculo, os israelitas seguiam viagem.
Porque Moisés não pode entrar na terra prometida versículo?
Por que isso aconteceu com Moisés? A razão de Moisés não entrar em Canaã é explicada claramente em Deuteronômio 32:51 - "Pois fostes infiéis a mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, não santificando o meu nome no meio deles".
Qual foi o erro de Moisés que o impediu de entrar na terra prometida?
Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.
2 – Moisés quebrou as tabuas da lei – Êxodo 32 : “E arremessou as pedras das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte”. Essa atitude mostra sua ira que se acendeu contra o povo de Israel, no entanto, a sua ira não justificaria a quebra das pedras da lei, uma vez que, Deus não havia lhe ordenado tal atitude.
Sede: nova contenda com Moisés, ele recorre novamente a Deus. Pecado de Moisés: Deus diz a Moisés para "falar" à rocha, porém já bastante irritado com o povo, Moisés age por conta própria e fere duas vezes a rocha. As águas são chamadas Meribá, por causa da contenda do povo com Deus.
SAIBA POR QUE MOISÉS NÃO ENTROU NA TERRA PROMETIDA
Onde Moisés pecou contra Deus?
No deserto de Zim, o povo estava sedento e não havia água para o consumo. As pessoas começaram a reclamar e a discutir com Moisés, que rogou a Deus por uma solução. O Senhor lhe ordenou que falasse à rocha para que dela saísse a água que saciaria a sede de todos (Números 20).
A tenda, na verdade, também é uma parábola. O Senhor está falando mesmo é a respeito da vida neste corpo. A terra prometida, por sua vez, simboliza o Reino de Deus.
Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e seguiam-no com os olhos, até ele entrar na tenda. Quando Moisés entrava na tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
Explique-lhes que, embora o tabernáculo que o Senhor ordenou que Moisés construísse fosse semelhante aos templos modernos (pelas ordenanças do sacerdócio que são realizadas em ambos), o tabernáculo funcionava sob a lei mosaica e, assim, diferia substancialmente dos templos modernos.
Moisés não entrou na Terra Prometida pelo simples fato de ter agido por impulso deixando praticamente a sua fé de escanteio. Deus havia dito para ele falar à rocha, mas ele fez diferente.
Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros? Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
Qual foi o sinal que Deus deu a Moisés como promessa de não mais destruir a Terra com água?
O que um arco-íris tem a ver com o convênio que Deus fez com Noé? [O arco-íris é um sinal do convênio eterno — um lembrete das promessas de Deus, incluindo a de nunca inundar a Terra novamente. Esse sinal foi dado primeiramente para Enoque (ver Moisés 7:50–51) e depois o convênio e o sinal foram renovados com Noé.]
Porque o povo de Israel não herdou a Terra Prometida?
No deserto, o medo leva o povo a falhar em sua confiança em Deus. Como resultado, eles se rebelam contra o plano de Deus para entrar na terra que ele prometeu a Abraão, Isaque e Jacó (Dt 1.7-8).
A falta de fé, ou desconfiança de Deus, os levou a vários outros pecados, tais como: ingratidão pela libertação e provisão de Deus, saudades da condição de escravos no Egito, murmuração, rebeldia contra o líder escolhido por Deus para guiá-los, desobediência contumaz contra as ordens de Deus, idolatria, excesso de ...
A Terra Prometida (Hebraico: הארץ המובטחת, transl.: ha-Aretz ha-Muvtachat) é o termo utilizado na Bíblia hebraica para descrever a terra dada por Deus aos israelitas, descendentes dos patriarcas hebraicos Abraão, Isaque, e Jacó (promessa feita primeiramente a Abraão, renovada a Isaque, e por fim a Jacó).
[1] A tenda do encontro era onde Moisés se encontrava com Deus fora do acampamento para receber orientação para conduzir o povo de Israel. [2] A tenda representava a presença de Deus e um lugar de reverência e intimidade com Ele.
A canção incentiva o ouvinte a 'levantar e sair da tenda', ou seja, a tomar uma atitude ativa de fé, saindo da zona de conforto e buscando as bênçãos que Deus tem reservado.
Viver em tendas, não figurava um estilo de vida nômade de Abraão, Isaque e Jacó, uma vez que eles foram homens de muitas posses e poderiam sim construir para si grandes mansões, mas seus olhos estavam fitos nas coisas espirituais, esperando pelo lar eterno que o Senhor Deus os prometeu por herança.
“Alargar a tenda” é um precioso conselho do profeta Isaías, para arquitetar a esperança na vida de um povo que se encontra necessitado de clarear seus rumos e superar descompassos. A imagem poética construída pelo profeta abre caminhos para um entendimento que coloca a fraternidade como meta principal.
E quando olhamos a figura de Tenda, percebemos que ela nos conduz a uma intenção de intimidade. Deus conduziu Moisés para a Tenda e ali falava com ele face a face.
Há quem diga que o verdadeiro pecado de Moisés foi o de ferir a rocha DUAS VEZES, quando deveria tê-la ferido apenas uma. Em Meribá, Deus diz para Moisés tomar a vara (Êxodo 17:5) e ferir a rocha (17:6). Em Refidim, Deus manda novamente que ele tome a vara (Números 20:8) e fale à rocha (mesmo versículo).
Em Sua encarnação Jesus submeteu-se à uma condição humana afetada pelo pecado, mas não infectada por ele. A Bíblia ensina muito claramente que Jesus possuía uma natureza moral sem qualquer contaminação de pecado. Em Sua encarnação Jesus submeteu-se à uma condição humana afetada pelo pecado, mas não infectada por ele.