Os motores diesel sempre utilizaram injeção de combustível em vez de carburadores, pois a combustão do diesel por compressão requer maior precisão e pressão de injeção de combustível.
Por que o motor a diesel não precisa de velas de ignição?
A resposta simples é que um motor a diesel não precisa de velas de ignição porque o combustível é inflamado pela compressão do ar. Não se confunda porque há certas partes de um motor a diesel chamada "velas incandescentes".
A questão mais importante de todas: o diesel é um combustível com baixa relação peso-potência, baixa rotação, baixa resposta de aceleração e que exige motores pesados, fugindo totalmente da premissa das motos.
Porque não tem carro de passeio a diesel no Brasil?
A lei foi criada por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre presente no diesel na época, quando o País precisava importar 78% do petróleo consumido. O Brasil é o único país do mundo que tem uma lei do tipo, embora esta restrição já exista em algumas cidades europeias.
Qual é o tipo de ignição utilizada pelos motores diesel?
No diesel a ignição é por compressão e no OTTO por centelha elétrica. Os motores de combustão interna são classificados em relação ao ciclo de funcionamento em dois tipos: ciclo OTTO e ciclo DIESEL.
Qual a diferença de um motor a diesel para o motor a gasolina?
Enquanto o motor a gasolina é controlado pela entrada de ar, por meio de uma borboleta, o motor diesel é controlado pela bomba injetora e tem a entrada de ar sempre livre. Quando o veículo com motor diesel é acelerado, ele injeta mais combustível.
Como é feita a ignição nos motores do ciclo diesel?
Os motores do ciclo diesel ou motores de ignição por compressão utilizam o aumento da temperatura devido a compressão de uma massa de ar para dar início a reação de combustão. Somente ar é admito. Após a compressão, o combustível é pulverizado na massa de ar quente dando início a combustão.
Os principais problemas do óleo diesel brasileiro estão relacionados ao alto teor de enxofre, à degrabilidade do óleo diesel B5 e à adulteração do óleo diesel. Conhecer estes problemas e saber como enfrentá-los é de fundamental importância.
PL prevê o fim dos carros a diesel e a gasolina a partir de 2030. Há um Projeto de Lei (PL) mais radical e que prevê a extinção dos automóveis movidos a diesel a partir de 2030.
Consumo: sem dúvida, essa é uma das maiores vantagens dos veículos com motor a diesel. Eles podem fazer até 25 quilômetros por litro, marca impensável em veículos do mesmo porte movidos a gasolina.
O disparo de um motor a diesel é um fenômeno assustador que, se não for interrompido, pode destruir o propulsor em poucos minutos. Geralmente isso ocorre quando um problema em algum dos componentes do propulsor passa a permitir a passagem de óleo lubrificante para o cilindro.
Então, em 2021, podemos dizer que o preço do diesel é mais baixo, gerando, assim, uma economia. A outra desvantagem dos carros a diesel é o fato de o carro vibrar mais do que os movidos a gasolina, mas isso não tem a ver com o combustível em si, e sim com a potência do motor.
Porém, o diesel é mais pesado do que a gasolina e por isso armazena até 15% mais energia por volume. Com isso, quanto mais combustão no motor, pressão maior será exercida e mais energia será transferida para o pistão, resultando assim em mais torque.
O motor Diesel batizado em homenagem a Rudolf Diesel, é um motor de combustão interna no qual a ignição do combustível é causada pela elevação da temperatura do ar no cilindro devido à compressão mecânica; assim, o motor a diesel é chamado de motor de ignição por compressão.
Enquanto a queima da gasolina acontece pela indução das velas, o diesel queima por compressão. Dessa forma, a tecnologia envolvida é diferente, o que eleva o custo da produção do motor. E não é só isso, além do valor dos carros a diesel ser mais caro do que os movidos a gasolina, o preço da manutenção também é maior.
O diesel S10 tem prazo de validade, habitualmente estraga em 60 dias parado e apodrece em 90 dias parado, atenção máxima a isso ou o que aconteceu no vídeo poderá ser sua realidade! Obs existem produtos que adicionados ao combustível prolongam a vida útil do mesmo.
consultor automotivo e CEO da Mobiauto, aponta a principal razão: “O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”. Essa alta levou a uma venda acentuada dos veículos de frota, principalmente a partir de 2022.
Cada tipo de combustível e motor possui suas características. Se você busca trajetos mais curtos a médios, sabe-se que o veículo mais indicado e que traz a suavidade no percurso é a gasolina. Mas, se você quer ser aventureiro, viajar por lugares mais distantes e ter toda a potência necessária, recomenda-se o diesel.
O diesel, por fim, é o que tem menor validade em termos de manter as propriedades. Trata-se de uma média de 2 meses apenas. Opções melhores podem ir um pouco além (atingindo o prazo da gasolina), mas não é o comum. Aqui o problema é o elemento composto de biodiesel, que costuma acumular mais borra e até mais água.
Procurada, a reguladora do setor de petróleo ANP afirmou que no momento não há informes relativos à redução na oferta nacional ou internacional de diesel, tampouco foram relatados à agência problemas relativos à falta de óleo diesel, gasolina ou de qualquer outro produto.
Os gases provenientes da exaustão de motores a diesel são constituídos por uma mistura de compostos gasosos (tais como monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio) e material particulado (carbono, enxofre, nitrogênio, entre outros) que, ao serem inalados, podem provocar o desenvolvimento de doenças (IARC, 2014; INCA, ...
Para parar um motor disparado não adianta cortar a alimentação de diesel nem desligar a parte elétrica. A única forma de parar o motor é bloquear a entrada de ar. Para um motor funcionar ele precisa de combustível, ignição e ar.
Condições de Uso: A vida útil do motor a diesel é fortemente influenciada pelo modo como utilizamos o veículo. Trajetos em ambientes empoeirados, úmidos ou com temperaturas extremas podem acelerar o desgaste. Além disso, acelerações e frenagens abruptas podem ter um impacto significativo no motor.
Quais são as 4 fases que um motor a diesel realiza?
Os 4 tempos - Admissão; compressão; expansão; escape, realizam-se durante 2 voltas completas da cambota, ou seja em 4 cursos do êmbolo. Resumindo: 1 - Admissão (do ar); 2 - Compressão (do ar); 3 - Expansão (dos gases de combustão); 4 - Escape (dos gases da combustão).