Porque não fazer fila na educação infantil?

O uso indiscriminado da fila toma do aluno o direito de aprender a se auto organizar e rouba-lhe a possibilidade de movimentar-se livremente. É subestimada a capacidade do aluno de compreender como ele deve se comportar no ambiente escolar (RECCO, 2009, p. 57).
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Qual o objetivo da fila na Educação Infantil?

Na fila, as crianças aprendem vendo o que as outras estão fazendo. As crianças aprendem a ter paciência. De fato, há filas que são necessárias em um ambiente coletivo e com elas se aprendem regras importantes para a vida em sociedade.
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Quais os pontos negativos na Educação Infantil?

Quais são os atuais desafios da educação infantil?
  • Falta de formação continuada de professores. ...
  • Diálogo enfraquecido entre a escola e a família. ...
  • Dificuldade em alinhar tecnologias e ensino tradicional. ...
  • Implementação de estratégias para manter a atenção das crianças.
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O que diz Paulo Freire sobre o brincar na Educação Infantil?

A brincadeira não pode ser entendida como um espaço/tempo único, exclusivo, no conjunto das atividades da criança e sim, deve permear todos os momentos de aprendizagem.
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O que diz a BNCC sobre o brincar na Educação Infantil?

A BNCC afirma que o ato de brincar durante a infância promove a interação da criança com o seu cotidiano, proporcionando aprendizagens e potenciais para o seu desenvolvimento (BRASIL, 2018). Ao brincar diariamente, a criança amplia e diversifica seu acesso à cultura e conhecimentos (BRASIL, 2018).
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COMO FAZER FILA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - FORMAR FILA NA CRECHE - FORMAÇÃO DE FILA LÚDICA COM MÚSICA

O que o ECA diz sobre o direito de brincar?

No artigo 16º, inciso III, do referido Estatuto, que trata mais especificamente do direito à liberdade, o texto é bem claro e prevê que o mencionado direito abrange os conceitos de brincar, de se divertir e de praticar esportes. Estatuto da Criança e do Adolescente - LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
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O que diz Vygotsky sobre o brincar na Educação Infantil?

Vygotsky (1998) considera que isto deveria ser invertido, uma vez que a imaginação, nas crianças em idade da educação infantil e nos adolescentes, é o brinquedo sem ação. Desta forma, fica claro que o prazer que estas vivenciam é controlado por motivações diferentes das experimentadas por um bebê ao chupar sua chupeta.
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O que Jean Piaget fala sobre o brincar na educação infantil?

Piaget demonstrou que as atividades lúdicas conscientizam, sensibilizam e socializam, destacando a importância de aplicá-las nas diferentes fases da aprendizagem escolar. Na perspectiva Vygotsky, o brinquedo tem intrínseca relação com o desenvolvimento infantil, especialmente na idade pré-escolar.
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O que a LDB diz em relação ao brincar na educação infantil?

A Declaração Universal dos Direitos da Criança prevê em seu princípio VII, que “a criança deve desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras. Os quais deverão estar dirigidos para educação, sociedade, e as autoridades públicas se esforçarão para promover o exercício desse direito”.
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O que os pensadores falam sobre o brincar na educação infantil?

O brincar se torna importante no desenvolvimento da criança de maneira que as brincadeiras e jogos que vão surgindo gradativamente na vida da criança desde os mais funcionais até os de regras. Estes são elementos elaborados que proporcionarão experiências, possibilitando a conquista e a formação da sua identidade.
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Qual é a maior dificuldade na educação infantil?

Os desafios apontados pela pesquisa indicam a falta de infraestrutura, necessidade de formação continuada para os professores, escassez de equipamentos incentivo e baixo incentivo à leitura.
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Qual o maior desafio de um professor na educação infantil?

Despertar interesse pela leitura. “Estimular a leitura e o interesse pelos livros por parte dos alunos está entre os grandes desafios das instituições de ensino e dos educadores — principalmente, em relação aos primeiros anos de colégio dos estudantes.
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Quais os problemas mais comuns na educação infantil?

Veja abaixo algumas das principais dificuldades e como enfrentá-las.
  • 1- Dificuldade em aprender coisas novas. Muitas vezes, os atos de estudar e aprender são confundidos. ...
  • 2- Pouco interesse pela escola. ...
  • 3- Má adaptação ao ambiente escolar.
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Porque não usar filas na educação infantil?

O uso indiscriminado da fila toma do aluno o direito de aprender a se auto organizar e rouba-lhe a possibilidade de movimentar-se livremente. É subestimada a capacidade do aluno de compreender como ele deve se comportar no ambiente escolar (RECCO, 2009, p. 57).
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Por que fazemos filas?

A atividade de formar filas ajuda as crianças a entenderem a importância da ordem e da espera, além de desenvolver habilidades sociais e emocionais.
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Quais são as vantagens da implementação circular para a fila?

A Fila Circular permite que após um valor ser atendido no inicio da fila, ele é deslocado para o final da fila para que futuramente ele possa ser atendido novamente.
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O que o ECA fala sobre o brincar na Educação Infantil?

Os dois exemplos, mais do que uma falta de oportunidade, são uma violação de um direito garantido a todas as crianças, o de brincar. O Artigo 16 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), de 1990, diz que a criança e o adolescente têm direito de "brincar, praticar esportes e divertir-se".
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Qual o problema do brincar na Educação Infantil?

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998, p. 22).
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O que a BNCC fala sobre a brincadeira?

A BNCC orienta que as instituições proporcionem ambientes que favoreçam o brincar de maneira intencional, criando espaços propícios para atividades lúdicas que promovam a aprendizagem de forma prazerosa.
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O que diz Vygotsky sobre o brincar?

Vygotsky (1991) ressalta que a brincadeira cria as zonas de desenvolvimento proximal e que estas proporcionam saltos qualitativos no desenvolvimento e na aprendizagem infantil.
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O que diz Wallon sobre o brincar?

Segundo Henry Wallon (2007), toda atividade da criança é lúdica, desde que não seja imposta. Para ele, é imprescindível que a criança tenha oportunidade de brincar, porque é através do corpo que ela estabelece a primeira comunicação com o meio.
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Qual é o pensamento de Paulo Freire sobre o brincar?

Paulo Freire (1921-1997) foi alfabetizado pelos pais em casa. Em uma relação de aprender a ler o mundo e as palavras ao mesmo tempo, o nome dos pássaros e das árvores do quintal ditavam o conteúdo das aulas.
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O que Piaget fala sobre brincar?

Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
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O que Paulo Freire fala sobre o lúdico na Educação Infantil?

Através do lúdico é possível estabelecer regras aos alunos da educação infantil, pois o mesmo desenvolve a parte cognitiva, motora, social e afetiva proporcionando também a socialização e interação das crianças que aprendem brincando. Segundo Freire (1991 p.
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O que a psicologia diz sobre o brincar?

O brincar facilita crescimento e, portanto a saúde; o brincar conduz aos relacionamentos grupais; O brincar pode ser uma forma de comunicação na terapia” (WINNICOTT, 1975, pg 63).
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