Na Clinic não utilizamos Fios permanentes, pois estes materiais são bastante rígidos (passíveis de arrebentar devido à inelasticidade), podem causar nódulos de caráter inflamatório, além de apresentarem chances de sofrer deslocamento ou causar deformidade.
Os fios de PDO são feitos com um material sintético, que o organismo absorve com o tempo. Ao serem implantados, eles provocam uma reação inflamatória na camada da pele onde são aplicados.
Infecção, fortes dores e uma face deformada são alguns dos relatos de pessoas que colocaram fios de PDO em clínicas e consultórios de procedência duvidosa. Atualmente, além de biomédicos, também podem aplicar os fios de PDO dentistas e farmacêuticos, desde que tenham formação específica para atuar na área.
Muitas vezes, ao longo dos dois primeiros meses após a implantação do fio podem surgir pequenos nódulos ou irregularidades na pele. O importante é seguir a conduta do profissional que avaliou. A princípio não vale a pena retirar o fio, mas sim aguardar o nódulo desaparecer.
A aplicação dos fios de PDO é um procedimento seguro e eficaz, mas complicações podem ocorrer e incluem dor, sensação de desconforto, eritema, edema, infecção, hematomas, assimetrias, migração do fio, infecções, granulomas, ondulações na pele, formação de tecido cicatricial, ruptura, migração e extrusão total.
O fio de sustentação é mais utilizado para o tratamento da flacidez da pele, com produção de colágeno agindo para melhorar a firmeza da pele. Já o botox é utilizado para camuflar rugas e linhas de expressão, impedindo que o músculo contraia formando o vinco.
Os Bioestimuladores são os mais indicados para fazer o contorno da face, malar e mandíbula! Já os fios, são indicados para fazer nos locais que não podemos aplicar o Bioestimulador, como: região dos olhos para tratar as olheiras e ruguinhas abaixo dos olhos, glabela após o botox e o famoso código de barras!
Os Fios de PDO permanecem no organismo em até 6 meses, porém mesmo após sua completa absorção através de hidrólise, o processo inflamatório responsável pela indução de colágeno ainda persiste e os resultados podem durar até 2 anos.
As espículas dos fios de PDO são muito finas, então qualquer movimento intempestivo, solta. Então, se os Fios estão repuxando muito, você pode tracionar com um pouco mais de força e não terá dificuldade de romper essa aderência.
Os dois procedimentos têm o mesmo propósito de estimular a produção de colágeno na pele e são indicados tanto para flacidez leve, como moderada. O ideal é uma avaliação do especialista para indicar o melhor tratamento e acompanhar a sua evolução.
Em nosso trabalho, apresentamos complicações como escurecimento de pele, dor local, extrusão do fio, ondulações cutâneas e formação de abcesso, tendo sido necessária a remoção dos fios em todos os casos.
Os fios de PDO podem ser usados para a recuperação dos contornos faciais em caso de flacidez leve ou moderada. Para melhores resultados podem ser associados com o uso de bioestimuladores de colágeno.
A aplicação dos Fios de PDO espiculados possui recuperação relativamente tranquila. Logo após o procedimento, a pele pode apresentar inchaço, vermelhidão, hematomas leves ou desconforto local (costuma desaparecer entre 2 e 6 dias), mas que não devem ser motivos de preocupação por parte do paciente.
Existe no mercado uma outra opção de fios de colágeno que são fios de ácido poli-l-latico (PLLA), da marca Silhouette®. Também apresentam excelentes resultados, entretanto com preço médio superior ao PDO.
Os fios garra de PDO são outra opção oferecida pela Royal Face para tratar o bigode chinês. Essa técnica utiliza fios de Polidioxanona (PDO) que são inseridos sob a pele para estimular a produção de colágeno. Com o tempo, os fios são absorvidos pelo corpo, deixando a pele mais firme e com menos rugas.
O efeito lifting pode ser visto imediatamente, mas o resultado final ficará aparente cerca de 15 dias após o procedimento. Já a qualidade da pele apresenta melhora entre dois e três meses depois. Os fios são absorvidos de 6 a 8 meses após a aplicação, no entanto, os efeitos seguem visíveis por até 12 meses.
Podendo ser realizados na mesma sessão, ou em sessões separadas, a toxina botulínica tem indicação para complementar o tratamento já iniciado com fios de PDO (ou vice-versa), de forma bastante satisfatória e segura.
Qual a diferença de fios de PDO e fios de sustentação?
Utilizados nos melhores tratamentos estéticos, os fios de PDO são fios de sustentação que estimulam o colágeno em diversas regiões, como o rosto. Um método que está fazendo sucesso quando o assunto é procedimento de rejuvenescimento facial não cirúrgico é chamado de fio de sustentação ou de tração.
Para combater a flacidez do rosto, é interessante fazer uma massagem no rosto com os dedos ou com um massageador facial, usar cremes à base de ácido hialurônico, colágeno, resveratrol, vitamina C e E, e ter uma alimentação rica em colágeno e antioxidantes.
Procure o médico que realizou o procedimento para melhor lhe orientar. É necessário aguardar até 2 meses, pois os fios iram se acomodar e, também, é quando a produção de colágeno será satisfatória para os fios não mais aparecerem! É muito comum acontecer isso nos procedimentos de fios.
A aplicação do ácido hialurônico ajuda a melhorar o aspecto facial, suavizando as marcas de envelhecimento e restaurando o volume da região, conferindo ao rosto do paciente um maior volume, simetria e aparência rejuvenescida.