O alho tem uma substância chamada alicina, que ajuda a prevenir e a tratar doenças, dizem farmacêuticos. Para se aproveitar o que há de melhor, ele não deve ser aquecido.
Além de adicionar um toque crocante e saboroso a pratos como saladas, massas e sopas, o alho frito também oferece uma série de benefícios para a saúde.
Ele é rico em iodo, o que ajuda a controlar a quantidade de hormônios do nosso corpo. O alho também é uma ótima fonte de antioxidantes, o que ajuda a aumentar a imunidade do organismo. Além disso, é rico em vitamina A, C, E e do complexo B.
Pulo do gato, dica da @liaquindere, colocar um dente de alho ajuda a manter o óleo clarinho durante a fritura 😉 Essa e outras dicas você encontra no curso Salgados brasileiros para festas com a nossa expert Lia Quinderé #eduk #cursoseduk #vivadasuapaixao.
Ótimo para molhos, salsas, saladas, tortas, patês, massas e muitas outras receitas! Use em todas as preparações culinárias que desejar, principalmente na finalização de pratos como massas, pizzas, carnes, peixes, vegetais, assados, maioneses e também por cima da pipoca.
Entre os motivos para incluí-lo na dieta estão a prevenção de resfriados, o alívio de infecções e a melhora do funcionamento do metabolismo. Mas, para garantir todos esses benefícios, o melhor é consumi-lo cru. Isso porque o alho cozido perde a maioria de suas propriedades.
É a cebola quem vai primeiro. O tempo de cozimento da cebola é maior do que o tempo de cozimento do alho picado, fatiado ou batido no pilão com sal. Depois que a cebola murcha, fica transparente e começa a dourar, é hora de colocar o alho.
E esse “segredo” não é nada mirabolante: basta adicionar suco de limão ou outro líquido ácido, como vinagre e suco de laranja para camuflar toda sua potência. Isso ocorre porque o ácido cítrico abaixa o pH inicial da matéria-prima, no caso, o alho.
- Além desse efeito anti-hipertensivo, o alho possui uma ação antiagregante plaquetária, então, pessoas que têm algum distúrbio de coagulação sanguínea, como hemofilia, ou tomam medicamentos popularmente conhecidos por “afinar o sangue”, como aspirina, devem evitar o consumo do alho - indica o médico nutrólogo.
Essas fibras apoiam o crescimento de bactérias boas no intestino, melhorando a digestão. Além disso, o alho é carregado com minerais essenciais como potássio, zinco, ferro e magnésio, que são vitais para a saúde cardiovascular, imunológica, sanguínea e óssea.
Além disso, o consumo de alho cru como remédio natural está contraindicado para recém nascidos, durante a cicatrização de cirurgias e em casos de pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e uso de remédios para afinar o sangue.
É mais saudável comer alho frito ou cru? Para aproveitar ao máximo os benefícios do alho, é recomendado consumi-lo cru ou ligeiramente cozido, pois o calor pode destruir alguns de seus compostos ativos.
O alho é considerado benéfico por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Esses benefícios podem ajudar a reduzir a inflamação nos rins e protegê-los contra danos causados por radicais livres.
E isso pode fazer com que as pessoas considerem comê-lo puro como procurar suplementos dessa substância. No entanto, isso não é uma boa ideia por vários motivos. “Como a alicina é uma defesa muito potente do alho, comer alho cru pode causar irritação severa e queimaduras“, diz Block.
O método consiste em cortar os alimentos em pedaços pequenos e mexer sem parar, com pouca gordura na panela e em temperatura baixa. Pode ser utilizado azeite, óleo ou manteiga, usando o suficiente para envolver os componentes. Assim, se você gosta de cozinhar, precisa saber como refogar alimentos.
O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.
Se quiser comê-lo cru, em seu estado natural, pode evitar seu sabor e seu cheiro tomando um pouco de suco de limão ou mastigando uma folha de menta. Dessa maneira poderá aproveitar ao máximo seus benefícios sem terminar com mau hálito ou com aquele sabor desagradável na boca.
Redução do colesterol: O consumo regular de alho cru tem sido associado à redução do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos. Efeito anti-inflamatório: Alho cru pode ajudar a diminuir a inflamação no corpo, o que é importante na prevenção de várias doenças crônicas.
Qual a diferença do alho frito para o alho granulado?
Ao contrário do alho fresco, o alho frito granulado desidratado possui um sabor mais suave e adocicado. Ele mantém a essência distintiva do alho, porém com um perfil de sabor mais equilibrado e menos intenso.
O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um antioxidante poderoso que fortalece o sistema imunológico, além de possuir ação contra os radicais livres. Já o alho possui ação antibiótica e anticancerígena. Pode ferver o alho? Sim, não há nenhum problema em ferver o alho.
Quantos dentes de alho a gente pode comer por dia?
✔️ Quantidade: Consumir um dente de alho por dia já é o suficiente para obter um bom aporte de nutrientes; ✔️ Cru: é até possível comer o alho cru, a única diferença é que o sabor fica mais intenso e pode ser muito forte para algumas pessoas.