No calendário católico, a Páscoa é a celebração mais importante do ano. No período, os fiéis são chamados à abstinência da carne como forma de recordar os sacrifícios de Jesus. A prática tem origem nas celebrações da cultura judaica e, atualmente, segue orientações adotadas pela Igreja Católica.
O que a Bíblia fala sobre comer carne na Semana Santa?
O consumo de carne em si mesmo nada tem de pecaminoso. Contudo, a recusa de nos abster dele pode sê-lo, dependendo do motivo. Por exemplo, não querer se abster de carne na semana santa por não se importar com Deus e as práticas religiosas, pode ser considerado um pecado de indiferença a Deus (cf.
Porque só se pode comer peixe na Sexta-feira Santa?
Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência. O peixe é uma alternativa permitida pois é considerado um alimento mais simples e humilde do que a carne vermelha, além de ser mais abundante em algumas regiões.
Por recomendação da Igreja Católica, o período é reservado para o cumprimento de penitências, principalmente nas sextas-feiras, e sobretudo voltadas à alimentação, podendo ser feito jejum ou abstinência de algum alimento.
A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.
A Igreja Católica também recomenda aos fiéis que não consumam carne vermelha na Sexta-feira Santa, data que marca a crucificação de morte de Jesus Cristo. A prática simboliza o respeito ao derramamento de sangue de Cristo durante seu sacrifício. “É o único dia que não tem missa”, completa Reginaldo Manzotti.
Onde fala na Bíblia que não pode comer carne na sexta?
Além disso, muitos religiosos creem que ao fazer jejum ou se abster de comer carne, a pessoa expressa seu desejo de se afastar dos pecados. Mas em que livro da bíblia está escrito que não pode comer carne na sexta-feira santa e no sábado de aleluia? Está descrito em Levítico 11.
Porque os evangélicos comem carne na Semana Santa?
“Até os dias de hoje continuamos com essa tradição, pois é um ato de fé e devoção”, complementou. O padre ainda explica que o jejum na sexta da paixão não necessariamente deixar apenas de consumir a carne nessa data, e sim de renunciar o que nos traz conforto e o que não faz bem para a humanidade.
O que o Papa fala sobre comer carne na Semana Santa?
Não é só você se abster de carne ou de algum alimento, mas também o jejum e a caridade, que é o gesto mais profundo. É até recomendado que você possa doar esse alimento do qual você se abstém para alguma pessoa que não tem”, complementa o padre.
A tradição, ainda seguida por muitos católicos, teve origem no século XI, quando o Papa Urbano II a determinou como prática de penitência. O peixe, símbolo profundo na tradição cristã, tornou-se assim, uma opção para o consumo de carne na Semana Santa.
O papa, que apelou para que a Igreja se tornasse menos dominada pelos homens, também saudou as mulheres que ajudaram Jesus enquanto ele carregava a cruz, e pediu por “aquelas [mulheres] que nos nossos dias são exploradas e sofrem injustiças e indignidades”.
Onde está escrito na Bíblia que não pode comer carne?
Em Levítico 11, o Senhor fala a Moisés e Arão e estabelece quais animais podem ser comidos e quais não podem: “Você pode comer qualquer animal que tenha o casco fendido e que rumine. Há alguns que só ruminam ou só têm o casco fendido, mas não deves comê-los.
Onde diz na Bíblia que não pode comer carne na Quaresma?
“Não é pecado comer carne durante a Quaresma. Os 40 dias são um tempo em que a Igreja Católica pede alguma penitência. O profeta Isaías, no capítulo 58, fala sobre o verdadeiro jejum, que não tem nada a ver com ficar sem comer.
Tradicionalmente, os católicos são incentivados a fazer jejum e abstinência de carne em determinados dias durante a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Antigamente, a Sexta-Feira Santa era considerada o feriado mais importante dos cristãos protestantes. Hoje há amplo consenso entre as religiões cristãs que a morte de Cristo, em sacrifício pelos pecados da humanidade, está indissociavelmente ligada à Páscoa, ou seja, ao dia de sua ressurreição.
A Semana Santa é uma época sagrada para os cristãos, pois recorda a última semana da vida de Jesus Cristo, representada em três momentos: Paixão (martírio), Morte e Ressurreição. A Semana Santa muda de data todos os anos devido ao fato de a Páscoa cristã estar relacionada com a Páscoa judaica.
Segundo os padres consultados pela reportagem, a abstinência é um incentivo à prática da caridade. A carne sempre foi um alimento caro e, por meio da abstinência, os fiéis são levados a colocar em prática a caridade e ajudar outras pessoas.
O que a Igreja ensina sobre a abstinência de carne? Para nós, católicos, comer carne em todas as sextas-feiras do ano — com raras exceções, que explicaremos logo mais — configura pecado de natureza grave. Por isso, antes de seguirmos com a questão da abstinência em si, vamos relembrar o conceito de pecado mortal.
Porque na Sexta-feira Santa só se pode comer peixe?
Por que evitar carne e por que peixe pode? Segundo a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ligada à Igreja Católica), o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência.
O respeito a tradição da Sexta-feira Santa, que também é chamada de “Sexta-feira da Paixão”, já foi bem maior no passado. A Igreja Católica sempre aconselhou os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer.
Segundo ele, não comer carne é uma forma de penitência, que tem como referência a crucificação de Jesus que, de acordo a Bíblia, aconteceu numa sexta-feira. Esse gesto de renúncia é, para os católicos, uma forma de aproximar os fieis de Deus, experimentando restrições de prazer.