Em setembro de 2016, o consórcio responsável pela construção da linha anunciou a suspensão das obras por tempo indeterminado, devido à falta de verbas por problemas de financiamento a longo prazo, o que poderá causar novos atrasos na previsão de entrega.
A linha 6-laranja do metrô está avançando pelo subsolo de São Paulo. O ramal, que vai conectar a Brasilândia a São Joaquim, deve ter seu primeiro trecho aberto em 2026, prevê a construtora Acciona. A EXAME visitou as obras da estação Santa Marina, onde as plataformas e lajes já estão prontas, à espera do acabamento.
A Linha 6-Laranja deverá ligar Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo, à Estação São Joaquim (da Linha 1-Azul), no centro da capital paulista. Seu trajeto terá 15,3 km de extensão e transportará 633 mil passageiros por dia.
O empreendimento avançou com o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande, trecho que liga a linha de transporte à principal base de operação e controle do ramal metroviário. “Mais uma etapa importante que vai garantir a chegada até o final de 2026 na estação Perdizes.
Além de construir a linha, a Acciona vai operar o serviço por 19 anos. A Linha 6 foi construída no modelo de PPP, em que o estado e a empresa dividem os investimentos, previstos em R$ 15 bilhões no total.
As obras da linha 6-Laranja de metrô, em São Paulo, podem atrasar em mais três anos para além da proposta inicial de entrega do empreendimento. Em 2021, a construção do trecho foi retomada pela concessionária espanhola Acciona, com prazo de conclusão para 2025.
A Futura Estação Velha Campinas da Linha 06 Laranja do Metrô deverá ser localizada entre a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Rua Salvo Veloso e Rua Agostinho Angola. Ela será construída após a futura Estação Morro Grande, que ficará localizada próximo ao CEU Jardim Paulistano.
Em setembro de 2016, o consórcio responsável pela construção da linha anunciou a suspensão das obras por tempo indeterminado, devido à falta de verbas por problemas de financiamento a longo prazo, o que poderá causar novos atrasos na previsão de entrega.
Qual é a estação de metrô mais funda de São Paulo?
Com 65,71 metros de profundidade – o que equivalente a um prédio de mais de 20 andares, a estação Itaberaba-Hospital Vila Penteado da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo será a mais profunda da América Latina, superando a estação Santa Cruz, da Linha 5-Lilás, com 41,5 metros de profundidade.
A primeira parada é a Estação Morro Grande, que está localizada a 2,1km da Estação Brasilândia, atual terminal em construção do ramal. Entre estas duas estações existirão pelo menos três estruturas. A partir da estação Brasilândia está em construção o VSE Domingos Vega (550 m).
Com um sistema moderno e eficaz, a Linha 1-Azul desempenha um papel fundamental na mobilidade urbana de São Paulo, contribuindo para a integração e o desenvolvimento da cidade.
São Paulo, 2 de maio de 2023 – De acordo com a pesquisa 'O Melhor de São Paulo', divulgada no último dia 30, o Metrô de São Paulo foi eleito o Melhor Serviço Público da cidade.
Recentemente, nos propusemos a saber: qual a melhor linha do metrô de São Paulo, na sua opinião? Não deu outra: quem ganhou de lavada foi a Linha 4-Amarela, que recebeu nada mais, nada menos que 47,36% dos votos.
A Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) também é a que possui o maior número de estações, são 23. Em segundo vem a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) com 18 estações. Com 22 km, a Linha 3-Vermelha é a maior em extensão do Metrô de São Paulo.
A estação de metrô mais movimentada de São Paulo é a Sé, com uma média de 368 mil embarques diários em 2024. O total de embarques foi obtido somando a média de 169 mil usuários da Linha 1-Azul e 199 mil da Linha 3-Vermelha. Em seguida, aparece a estação Luz. O local conta com uma média de 266 mil embarques diários.
Fabricante do chamado "tatuzão", megaescavadora usada nas obras do metrô de São Paulo, a perfuradora alemã Herrenknecht (pronuncia-se "errenquinechi") planeja uma fábrica no Brasil em 2013, segundo o diretor da empresa no país, Juan Manuel Altstadt.
As obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo enfrentam um atraso significativo, que já ultrapassa mil dias. O governador Tarcísio de Freitas estabeleceu como meta a entrega da linha até outubro de 2027, mas complicações geológicas inesperadas podem adiar a conclusão para 2028.
A futura Linha 6-Laranja do metrô, que vem sendo construída em São Paulo, tem previsão para ser entregue de forma completa em 2027. Com 15 estações, o trajeto ligará a Brasilândia, zona norte da capital, à Estação São Joaquim (Linha 1-Azul) no centro, em um total de 15 quilômetros de trajeto.