A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
Como 30 de fevereiro não existe, tornou-se conhecido como o “dia de São Nunca”, um santo fictício, criado para representar o dia que nunca vai chegar. Mas o mês também conta com várias datas importantes e dias dedicados a santidades de destaque.
Por que fevereiro é o único mês que não tem 30 dias?
O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.
Por que o dia 30 de fevereiro existiu apenas algumas vezes ao longo da história?
Por que fevereiro não tem 30 e nem 31 dias?
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
O ano iniciava-se então em março e todos os meses passavam assim a contar com 29 ou 30 dias, exceto o último, fevereiro, com apenas 28. Estudiosos afirmam que tal devia-se ao facto de ser o mês de Fébruo, o deus da morte e da purificação.
“No dia de São Nunca” é uma expressão designativa de um evento que, ao que tudo indica, nunca se efetivará. Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro.
Chama-se ano bissexto o ano ao qual é acrescentado um dia extra, ficando com 366 dias, um dia a mais do que os anos normais de 365 dias, ocorrendo a cada quatro anos (exceto anos múltiplos de 100 que não são múltiplos de 400).
Existiu algum dia 30 de fevereiro? Existiu! Primeiro foi na Suécia. Em 1700, o país pretendia adotar o calendário gregoriano, mas, para não fazer como o Papa e simplesmente ignorar dez dias, decidiu-se por uma medida bem mais suave: abolir todos os anos bissextos entre 1700 e 1740.
Portanto, em 1582, o Papa Gregório XIII criou o calendário gregoriano buscando solucionar essa discrepância. Para corrigir a defasagem gerada com o passar do tempo, o pontífice teve que excluir 10 dias da contagem do calendário civil da época. Desde então, os anos divisíveis por 4 possuem 366 dias.
O fato é que estamos entrando no ano de 2024 de acordo com o calendário gregoriano, que é adotado na prática pela maior parte dos países. Esse calendário, baseado no ciclo solar, foi introduzido pelo papa Gregório 13 em 1582.
O dia 30 de fevereiro (AO 1945: 30 de Fevereiro) existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano (29 em anos bissextos).
Originariamente, fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma no ano 8 a.C., um de seus dias passou para o mês de agosto, para que ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem a Júlio César.
- Não são bissextos os anos múltiplos de 100. De acordo com o cálculo, os próximos anos bissextos divisíveis por 4 serão: 2024, 2028, 2032, 2036, 2040, 2048, 2052.
A solução de Júlio César foi profunda. Inspirado no calendário solar egípcio, Sosígenes de Alexandria propôs que o calendário passasse a ter 365 dias e a cada quatro anos um novo dia fosse acrescentado para poder superar a diferença entre o tempo do movimento da Terra e o do calendário. Esse dia era o dia bissexto.
Como é o registro de quem nasce em 29 de fevereiro?
Isso significa que uma pessoa nascida no dia 29 de fevereiro não pode ter sua data de nascimento alterada, seja pelos pais ou por ela mesma. Mas isso não significa que a data não possa ser comemorada, os aniversariantes podem celebrar a data em 28 de fevereiro ou em 1º de março.
Afinal, quando isso acontecerá novamente? Os anos bissextos acontecem a cada 4 anos. Com isso, o último ano com um dia 29 de fevereiro foi 2020 e as próximas vezes serão em 2028, 2032, 2036 e assim por diante.
Conhecido como o Dia Fora do Tempo, ele não entra na contagem do calendário Maia por ser um momento de transição. O dia 25 não existe no calendário Maia. Eles usam uma contagem diferente de meses e anos que se baseia em um sincronismo de 28 dias e 13 luas.
A data deveria ser comemorada todos os dias, mas entre dúvidas e incertezas é melhor deixar a ingenuidade para o 1º de abril. Nestes tempos marcados pelas fábricas de desinformação, inversão de valores e manipulação de fatos, o Dia da Verdade, celebrado neste 3 de abril, ganha uma relevância maior.
Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano.
Através de observações astronômicas, os antigos egípcios criaram o primeiro calendário solar com 365 dias em um ano. Anterior ao calendário bastante preciso dos egípcios, os sumérios criaram um calendário lunar com um ano de 354 dias, dividido em 12 meses, cada um com 29 ou 30 dias.
Fevereiro, o décimo-primeiro mês, era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias. Mas, em 46 a.C., sob o governo de Júlio César, houve uma mudança significativa: o calendário passou a se basear no ciclo solar. Os meses, então, mudaram todos para 30 ou 31 dias, somando 365 no período de um ano.