A grande responsável por uma pessoa ser destra ou canhota é sua medula espinhal. A nova teoria descarta a influência do cérebro nessa característica biológica. De acordo com os pesquisadores, fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca.
O que faz com que alguém seja canhoto ou destro? Bem, não sabemos totalmente, mas parece que o fenômeno tem raízes no cérebro. Um estudo inovador em 2021 examinou quase 32 mil cérebros e observou que o lado direito do cérebro era mais proeminente em tamanho em canhotos do que em destros.
Ser canhoto é uma questão genética? Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também.
O hemisfério do cérebro determina o que se chama de lateralidade, ou seja, a propensão de usar mais um lado do que o outro. No caso dos canhotos, a dominância é do hemisfério direito. A pesquisa traz pistas de como ocorre a assimetria do cérebro, que resulta na lateralidade.
Fatores genéticos: estudos indicam que o canhotismo tem uma componente hereditária. Crianças que têm pais canhotos têm maior probabilidade de também serem canhotas.
Porque as pessoas nascem canhotas? saiba as vantagens e curiosidades de ser canhoto!
Porque nascer canhoto?
A grande responsável por uma pessoa ser destra ou canhota é sua medula espinhal. A nova teoria descarta a influência do cérebro nessa característica biológica. De acordo com os pesquisadores, fetos de oito semanas já têm o hábito de levar a mão direita ou esquerda à boca.
Criativos. Mas, uma pessoa canhota tem a dominância corporal esquerda. Entre as características atribuídas ao hemisfério esquerdo, estão as habilidades espaciais e visuais, a criatividade, a capacidade de síntese e o talento artístico.
Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação. Entre as atividades em que os canhotos se destacam está a condução de automóveis, a prática desportiva ou a destreza nos jogos de vídeo.
Em geral, os canhotos apresentam um maior desenvolvimento do hemisfério cerebral direito, que é especializado em processos como o raciocínio espacial e a capacidade para fazer rotações de representações mentais de objetos.
Não é possível dizer que apenas a genética determina se uma pessoa é destra, ambidestra ou canhota. Isso porque diversos fatores ambientais também podem influenciar.
Nos participantes canhotos, as duas metades do cérebro - os hemisférios esquerdo e direito - estavam melhor conectadas e mais coordenadas nas regiões envolvidas na linguagem. Os pesquisadores especulam que os canhotos podem ter melhores habilidades verbais, embora não tenham ainda como comprovar essa tese.
Durante os primeiros três ou quatro meses de vida, os bebês usam as duas mãos indistintamente para segurar tudo ao redor. É um cérebro imaturo, com funcionamento primário e global. Por volta dos 18 meses, começam a definir aquela lateralidade que será praticamente dominante nos próximos anos.
Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.
Não existe um único que indique o canhotismo — a característica é determinada por diversos fatores. Além disso, os genes são responsáveis apenas por cerca de 25% do tempo do porquê algumas pessoas são canhotas.
Existem diversas teorias para explicar a existência de canhotos. Alguns pesquisadores afirmam que o principal fator da existência de canhotos está no ventre da mãe e a causa seria hormonal; outros acreditam que é um comportamento de origem genética.
Isso sugere que eles são mais eficientes para a realização de multitarefas. Alguns testes realizados pela St. Lawrence University, de Nova York, descobriram que, entre as pessoas com QI acima de 140, a maioria era canhota. O QI considerado normal é entre 90 e 109.
Nada na Bíblia sugere que canhotos sejam inferiores ou superiores aos destros, mas uma história mostra como um canhoto foi especialmente capacitado para uma missão importante. Por causa do pecado do povo de Israel, Deus entregou seu povo escolhido nas mãos dos moabitas, e estes oprimiram os israelitas por dezoito anos.
Durante boa parte da história da humanidade, o lado esquerdo e os que utilizam mais essa mão foram vítimas de preconceito cultural, social e religioso.
É algo inato, já determinado no nascimento, que costuma ser estabelecido por volta dos sete anos de idade, quando a criança começa a escrever. A genética, inclusive, não têm grande peso. Na maioria das vezes, filhos de canhotos não serão canhotos — apenas 25% deles têm chance de serem iguais a seus pais.
Durante boa parte da história da humanidade, quem escrevia com a mão esquerda sofria preconceito cultural, social e religioso. E houve casos até de pessoas queimadas vivas por “tamanho sacrilégio”. O que já foi considerado bruxaria, maldição ou superstição é, tão somente, uma questão de genética.
Essa dominância, chamada de lateralidade, é cruzada, ou seja, “em um canhoto, a dominância do hemisfério cerebral é do lado direito; nas pessoas destras, ela vem do lado esquerdo”. A lateralidade é um fator já determinado no nascimento e não pode ser escolhido ou influenciado.
Além disso, há crendices que indicam os canhotos como pessoas mais inteligentes e introvertidas que os destros. De acordo com especialistas, até existem alguns estudos que avaliam os aspectos sociais e comportamentais dos canhotos, mas ainda não se chegou a nada conclusivo sobre essas afirmações.
Podemos dizer que uma pessoa canhota é aquela que tem a dominância ou preferência corporal esquerda. Portanto, prioriza a utilização do seu pé, olho, mão e ouvido esquerdo para realizar qualquer atividade. Isso é definido pela lateralidade cerebral.
Uma pesquisa feita na Austrália indica que pessoas canhotas pensam mais rápido quando estão praticando certas atividades, como esportes ou jogando jogos de computador.