Conforme contato realizado anteriormente através do seu telefone, a cristalização do açaí acontece devido a fatores de temperatura, uma vez congelado, ele só pode perder a temperatura no momento do consumo, se nesse meio tempo o freezer onde comprou o produto, por exemplo, estiver com a temperatura ajustada ...
Então, uma forma de salvar um açaí que já foi descongelado é batendo-o novamente. Como? Batendo o creme em um liquidificador tradicional, podendo ou não acrescentar banana à mistura e congelando novamente.
Primeiramente, é importante ressaltar que o açaí deve ser conservado em temperaturas ideais. Assim, armazenar em temperaturas maiores ou deixar o produto fora da geladeira pode trazer consequências.
O que acontece com a mudança de temperatura dos alimentos pode afetar a sua saúde. Por isso, é importante que você saiba: não pode recongelar alimentos que foram descongelados.
Qual o problema de descongelar e voltar a congelar?
Ao recongelar o alimento, então, o processo “preserva” os micro-organismos junto com ele. Além disso, recongelar comida contribui para a perda de nutrientes, muda a textura e até o sabor dos alimentos, tornando desagradável a experiência de consumi-los.
Essa classificação deve constar do rótulo principal da polpa de açaí, de forma legível e visível, em dimensão gráfica não inferior àquela da denominação do produto. O prazo de validade do produto congelado é de 12 meses, contado a partir da data de produção.
Isto posto, temos como dica fundamental: retire o produto do freezer 10 minutos antes de manejar. Sim, isso garantirá e muito, que seu açaí chegue na temperatura ideal. Assim a experiência de sabor combinada à textura será agradável ao seu paladar e a dos seus clientes.
O que devo fazer para que o açaí não azedar rápido?
CONCLUSÕES: Percebe-se que a água boricada auxilia na conservação do açaí por um pouco mais de tempo, já que seu tempo apropriado para consumo é de 12 horas, já que após esse tempo o Ph do açaí decresce e com isso deixa-o com sabor azedo.
O açaí além de oxidado (marrom), está AZEDO. Impossível consumir. O açaí de vocês além de ser difícil encontrar um que não esteja marrom, agora vir azedo aí já é demais.
Se o açaí é marrom, é sinal que a fruta oxidou e perdeu os nutrientes. E pode ter certeza que ele está cheio de mistura que compromete a sua qualidade.
A temperatura de conservação do açaí é diferente da do sorvete. Assim, tenha um freezer apenas para o açaí. Essa temperatura pode variar entre -15ºC e -18ºC. Na hora de servir, o ideal é que a temperatura esteja entre -10ºC e -12ºC.
Para o consumidor final, o ideal é que seja mantido o congelamento, retirando a polpa somente quando houver o consumo. Caso você for consumir o açaí de manhã cedo e não tiver tempo de descongelar, recomenda-se que você retire a polpa do congelador na noite anterior, deixe na geladeira e prepare em seguida.
Dessa maneira, entende-se que é pela cor que dá para identificar se a polpa do açaí é autêntica ou fake. Se o açaí tradicional estiver misturado com outros ingredientes calóricos, a sua cor fica distante do tom marrom ou roxo. "Açaí é saudável quando se trata da polpa da fruta batida com água.
A pasteurização do açaí é o processo em que se aquece a polpa do açaí durante alguns segundos e depois, imediatamente, resfria. Essa rápida troca de temperatura destroi os microorganismos presentes, eliminando as chances de contaminação de quem consome o produto.
Conservar por 30 dias no congelador ou 2 dias na geladeira. Descongelar na geladeira, por cerca de 12 horas, ou fora, por 2 horas. Após descongelar, mexer com uma colher para ter a consistência e sabor originais do açaí.
"Você deve fazer uma imersão dos frutos, previamente selecionados e sanitizados, numa água aquecida de 80 a 90 graus Celsius, que é muito quente para frutos de açaí, por isso mesmo devem ser imersos por apenas dez segundos. Se deixar mais tempo, a polpa do fruto pode "cozinhar", pois é muito fina.