A central aciona imediatamente uma espoleta elétrica no módulo do airbag, que gera uma espécie de curto-circuito. Esse choque elétrico provoca uma pequena explosão junto das pastilhas de ácido sódico ali armazenadas, que produzirão nitrogênio, o gás que enche a bolsa de ar. Tudo isso em 0,003 segundo.
Para inflar o airbag, quando acionado, a Takata utilizava um composto químico chamado nitrato de amônio. Mas, ao longo dos anos e em contato com calor e umidade, o composto se torna altamente explosivo, além de poder corroer partes metálicas do equipamento.
Os compostos químicos presentes no gerados reagem, gerando um tipo de explosão; Há uma reação química que libera nitrogênio em quantidade que gera uma rápida expansão capaz de inflar a bolsa em cerca de 30 milésimos de segundo; A força gerada pela expansão rompe o painel do veículo e libera a bolsa inflável.
A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.
Os valores podem ultrapassar R$ 5 mil em situações de carros comuns (pequenos e médios), o que de fato pode inviabilizar o conserto. Já o conserto do airbag do motorista, que sai do volante, é menos salgado justamente porque só a tampa do volante sai da peça no momento da deflagração. Pode custar, em média, R$ 500.
Acompanhe. Sempre que o airbag estourar, é declarada perda total? O acionamento do airbag não quer dizer necessariamente que o carro sofreu perda total. Este é um dos vários mitos sobre seguros automotivos, de acordo com os especialistas Aline Saibro, gerente de produtos, e Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da Youse.
Um airbag demora aproximadamente 30 milésimos de segundo a disparar e normalmente varia de acordo com a sua posição. Segundo estudos, os que demoram menos a abrir são os de cortina. A velocidade a que abrem é de 400 km/h, ou 111 m/s. A força com que abre é similar a um soco de um pugilista: 340 quilos.
Por exemplo, em uma colisão frontal, os airbags frontais e pré-tensionadores do cinto serão acionados, enquanto em uma colisão lateral, os airbags laterais podem ser ativados. Colisões de baixa velocidade podem não gerar a desaceleração necessária para ativar os airbags.
Não é possível recuperar um airbag estourado. Uma vez que a bolsa inflável é acionada, ela deve ser substituída por uma nova. Isso é importante para garantir a segurança dos ocupantes do veículo, dado que um airbag danificado pode não funcionar corretamente em caso de uma nova colisão.
Como fica o seguro quando o airbag é acionado? O acionamento do airbag pode gerar duas situações distinta: Perda total: Em casos de perda total, o seguro deve ser acionado o mais rápido possível. Assim que for confirmado que os danos foram irreparáveis, a indenização contratada deverá ser liberada.
Considerando que o valor médio de veículos populares está em torno de R$ 40 mil e o custo do airbag fica na faixa de R$ 4 mil, ele representa “apenas” 10% do valor total. Porém, acidentes graves, como em casos de colisão frontal, componentes como o eixo e a longarina também sofrem danos consideráveis.
Airbag acionado: o que fazer depois? Curto, direto e simples: comprar outro! A partir do momento em que o airbag é deflagrado, tanto o módulo de controle, quanto a bolsa inflável devem ser substituídos. E, claro, também terá que ser substituída a peça em que o item está embutido.
De acordo com o engenheiro Oliver Shulze, da SAE Brasil, o acionamento do airbag não depende do afivelamento do cinto de segurança, mas sim da direção e da severidade do impacto.
O equipamento usado para salvar vidas está fazendo justamente o contrário. Quando acionados, os airbags defeituosos da marca Takata projetam fragmentos do equipamento dentro do carro, podendo atingir o motorista ou passageiro com o mesmo impacto de um tiro de arma de fogo.
Um dos equipamentos mais eficientes para evitar lesões em batidas é o airbag. Colocado entre os bancos da frente e o painel ou nas laterais, ele infla rapidamente quando ocorre uma desaceleração violenta. No caso de colisões frontais, o motorista se choca contra o airbag, que é muito mais flexível que o painel.
E isso depende de alguns fatores. A velocidade relativa do carro no impacto contra o obstáculo (que pode estar parado ou em movimento, em mesmo sentido ou contrário) é determinante. Segundo especialistas, se a velocidade for inferior a 34 km/h, o airbag não será acionado.
Qual a força de impacto de uma colisão a 100 km/h?
😟Você sabia que em uma colisão de carro a 100 km/h, o corpo de uma pessoa pode ficar 30 vezes mais pesado? De acordo com o professor de matemática Jucelino Macina o peso de uma pessoa de 70 quilos, por exemplo, pode chegar a 2,1 mil quilos em um choque a 100 km/h.
O airbag é efetivamente acionado quando há uma colisão significativa, inflando rapidamente e formando uma espécie de almofada que diminui o impacto do motorista e passageiros contra o painel, volante, para-brisa e demais componentes internos.
Dependendo do caso, a explosão dos airbags pode resultar em perda total, inclusive. Criados para aumentar a segurança dos ocupantes de veículos, os airbags são bolsas que se inflam em fração de segundos em caso de colisão.
O acionamento do airbag não quer dizer necessariamente que o carro sofreu perda total. Este é um dos vários mitos sobre seguros automotivos, de acordo com os especialistas Aline Saibro, gerente de produtos, e Rodrigo Indéo, gerente de sinistros da Youse.
Quando o airbag não é acionado, pode ser que a batida não tenha sido suficiente para promover o acionamento do equipamento. Ou então, o ângulo da batida não foi o ideal para acionar o sistema que faz inflar as bolsas de ar. Para que o airbag funcione, é preciso que a colisão aconteça dentro de um determinado padrão.
O que significa a luz do airbag estar acesa? A luz de airbag acesa pode indicar que há algum problema no sistema de segurança. Entre as possibilidades que podem engatilhar o quadro, podemos citar: falha nos conectores do dispositivo ao sistema elétrico do carro ou dificuldades no acionador da bolsa inflável.
O roubo ou o furto de veículos é uma situação que pode, eventualmente, ser considerada uma perda total. Quando um veículo é levado por bandidos e não é encontrado dentro de um prazo determinado, que normalmente é de 30 dias, é comum as empresas de seguro classificarem a situação como "PT".