― Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus respondeu: ― “Ame ao Senhor, o seu Deus, com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todo o seu entendimento”. Este é o primeiro e maior mandamento.
O “Mandamento do Amor” pregado por Jesus Cristo é baseado em duas dimensões: a vertical, quando amamos a Deus; e a horizontal, quando amamos ao próximo. “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei.
Em Mateus, quando perguntado «qual é o grande mandamento da Lei?» (Mateus 22:36), a resposta de Jesus foi: "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento", uma referência à Shemá Israel («Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor.
Por que o nono mandamento está ligado ao mandamento do amor?
A atração erótica entre um homem e uma mulher foi criada por Deus e é, consequentemente, boa, pertence ao ser humano. Ela procura unir o homem e a mulher, fazendo nascer deles a descendência do seu amor. Esta união deve ser protegida pelo Nono Mandamento.
No campo da sexualidade, o desejo de satisfação sexual não é pecado. Na verdade, nem mesmo quando um cristão se sente atraído sexualmente por outra pessoa constitui pecado.
A Igreja ensina que o mandamento “Não desejar a mulher do próximo” vai além da mera proibição de um ato físico. Ele também exige a purificação do coração e a prática da temperança. O coração é reconhecido como a sede da personalidade moral e é dele que procedem as más intenções e desejos impuros.
A sua principal habilidade é o Full Counter, capaz de refletir ataques físicos. Vale lembrar também que como Meliodas havia sido o antigo Mandamento do Amor, ele também possui uma habilidade semelhante, só que no seu caso ele reflete ataques mágicos.
Qual o mais difícil? Na edição de maio-junho de 1999, a abertura da revista Ultimato apresentava o décimo mandamento como o "mais difícil": "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença" (Êx 20.17).
O que é preciso fazer para viver o mandamento de amor?
Para viver o amor é preciso incomodar-se, é preciso desinstalar-se, é preciso aproximar-se e ocupar-se do próximo. Aprender de Jesus e dos santos como viver o amor. O amor do qual se fala no Evangelho é fundado sobre a fé, um amor que reconhece que a fonte do amor não está no homem, mas em Deus.
Porque o quarto mandamento está ligado com o mandamento do amor?
O quarto mandamento dirige-se expressamente aos filhos nas suas relações com o pai e a mãe, porque esta relação é a mais universal. Mas diz respeito igualmente às relações de parentesco com os membros do grupo familiar. Exige que se preste honra, afeição e reconhecimento aos avós e antepassados.
São João distingue três espécies de cupidez ou concupiscência: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida ( 253 ). Segundo a tradição catequética católica, o nono mandamento proíbe a concupiscência carnal; e o décimo, a cobiça dos bens alheios.
Esse mandamento trata principalmente da concupiscência carnal, do desejo desordenado da mulher do próximo, ou do homem da próxima. Como Jesus comenta acima, não apenas a consumação do desejo (ter relações) é pecado. O simples desejo de uma pessoa que está compromissada com outra já é pecado.
Qual a diferença entre o sexto e o nono mandamento?
No sexto mandamento Deus nos pede para “Não pecar contra a castidade” e no nono mandamento “Não desejarás a mulher do próximo”. Os dois mandamentos estão unidos, pois pedem a virtude da pureza. A castidade é uma virtude esquecida por todos, especialmente pelos jovens.
Ele observou que o catecismo da Igreja Católica, ou livro de ensinamentos, diz que a atração pelo mesmo sexo não é pecado, mas atos homossexuais são. Também diz que as pessoas LGBT não devem ser marginalizadas.
É importante lembrar que o nosso quarto é um espaço sagrado, onde buscamos uma comunhão com Deus e nos conectamos com Ele. Portanto, devemos ter cuidado para não profanar esse ambiente com pessoas que não compartilham da mesma fé ou valores.
Um deles lhe perguntou: “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?” Jesus respondeu unindo dois mandamentos, o primeiro que está no “Shemá Israel” (Dt 6,4ss): “amar a Deus acima de tudo”, e o segundo que está no Levítico 19: “amar ao próximo”.
(Mateus 10:31) Mas a Bíblia diz que devemos colocar o amor próprio no devido lugar e não ficar pensando só em nós mesmos. O nosso amor próprio está baseado no valor que Deus nos dá. A Bíblia diz em Salmos 8:3-5: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que firmaste.