Os modelos mais modernos de ar inverter podem economizar até 40%! Além de mais econômico, o ar condicionado Inverter permite atingir rapidamente a temperatura desejada. Tem ainda durabilidade superior aos aparelhos tradicionais, uma vez que tem menos desgaste das peças.
Investimento Inicial Elevado: O Peso da Eficiência
Ao ponderar sobre ar-condicionado Inverter desvantagens, o custo inicial mais elevado surge como uma barreira para muitos consumidores. Em comparação com os modelos tradicionais, o investimento inicial pode parecer substancialmente mais alto.
Conclusão. O ar-condicionado split inverter é geralmente considerado a melhor opção devido às suas características e benefícios, como maior eficiência energética, economia de energia, controle preciso da temperatura, menor nível de ruído e maior conforto térmico.
Qual a vantagem de comprar ar-condicionado inverter?
Economia de energia
Por isso o ar-condicionado Inverter é ótimo, com a sua capacidade de modificar a velocidade do motor compressor, ele nunca desliga completamente e se mantém numa velocidade mais baixa conforme a temperatura do ambiente, então não consome tanta energia na hora de ligar, por exemplo.
É verdade que o ar-condicionado inverter é mais econômico?
As marcas divulgam que a economia no consumo de energia com um ar-condicionado Inverter ou Digital Inverter pode ser de mais de 40%, na comparação com um aparelho convencional novo.
O ar-condicionado Inverter é capaz de atingir a temperatura desejada de forma mais rápida e manter de forma constante. Mas, no quesito gelar mais, ambos alcançam a mesma temperatura e resfriam de forma eficaz para o tamanho correto do ambiente.
Já, no ar-condicionado com tecnologia Inverter, a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Isso resulta em maior conforto, menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40% de economia em relação aos aparelhos convencionais.
Vários fatores devem ser levados em conta, mas de modo geral se o ar condicionado ficará ligado por pouco tempo ou será ligado ocasionalmente, você pode escolher Split comum. Agora, se o ar condicionado ficar ligado por horas seguidas, diariamente, o Inverter será a melhor opção.
Qual ar-condicionado gasta mais energia, 9000 ou 12000?
Você vai notar que dois consomem 16,9KwH/mês e 22,3KwH/mês, respectivamente. Ou seja, o aparelho de 9.000 BTUs consome menos energia por mês do que o de 12.000 BTUs.
O ar-condicionado inverter pode manter a umidade em níveis mais confortáveis, mas isso pode fazer com que a percepção de temperatura seja diferente comparado a um modelo convencional, que pode resfriar rapidamente o ambiente, mas também aumentar a sensação de secura.
Qual a diferença entre ar-condicionado de 9000 BTUs e 12000 BTUs?
Ar-condicionado split 9000 BTUs serve para resfriar áreas com até 15 m2. Ar-condicionado 12000 BTUs pode ser usado em ambientes de até 20 m2. Ar-condicionado 30000 BTUs ideal para espaços de até 50 m2. Ar-condicionado 36000 BTUs resfriam ambientes de até 60 m2.
Com o funcionamento contínuo, o ar condicionado inverter pode chegar até 40% de economia de energia em comparação com modelos tradicionais. Outro diferencial são os ruídos emitidos pelo aparelho. Assim, em aparelhos convencionais o barulho pode ser mais alto, já que eles desligam e ligam diversas vezes.
Qual ar-condicionado é melhor, inverter ou normal?
Enquanto o compressor de um aparelho de ar-condicionado convencional liga e desliga repetidamente durante seu funcionamento, o compressor do ar-condicionado Inverter nunca desliga completamente. Isso evita picos de consumo de energia e, consequentemente, reduz sua conta de luz.
O LG Dual Inverter Voice é a nossa indicação de ar-condicionado mais econômico para comprar em 2024. O modelo está entre os melhores do ano e entrega funcionamento eficiente e tem ciclo frio ou quente/frio.
O ar-condicionado 9000 BTUs consegue refrigerar ambientes de até 15 m² ou menores a depender de alguns fatores, como a circulação de pessoas e a incidência solar no cômodo.
A desvantagem, contudo, fica no maior investimento inicial – ou seja, na hora de comprar o ar-condicionado. Afinal, o modelo inverter é mais caro que o modelo ON/OFF. Mas, com o tempo de uso e, sobretudo, com a economia gerada mensalmente na conta de energia, o investimento se converte em economia.
Os sistemas Hi Wall, devido à natureza de ligar/desligar, podem ser menos eficientes, especialmente em situações de carga parcial. O ar condicionado Split Inverter é conhecido por proporcionar um conforto térmico superior. Ele mantém uma temperatura constante no ambiente, eliminando oscilações abruptas de temperatura.
Nos aparelhos de ar-condicionado tradicionais, é comum que você tenha que aguardar um tempo até conseguir que seu ar atinja a temperatura que optou no controle remoto. No inverter isso não acontece devido o fluido refrigerante (gás) que circula com maior pressão no aparelho e resulta em uma melhor troca de calor.
A principal diferença do ar-condicionado inverter para o ar-condicionado convencional é o sistema do compressor, que mantém a temperatura do ambiente estável, evita picos de energia e pode gerar até 70% de economia na conta de luz.
De forma geral, para a realização do cálculo de BTUs, você pode considerar para a base 600 BTUs por cada metro quadrado no ambiente — ou 800 BTUs, caso haja muita incidência de raios de sol no cômodo.
Se você não tiver acesso ao manual, pode olhar também na parte externa do aparelho por um selo ou logo inverter. Adicionalmente, observe o ruído e a variação da temperatura: os modelos inverter costumam ser mais silenciosos e manter a temperatura com menos oscilações.