Os principais riscos para a saúde, segundo a médica nutróloga Isolda Prado, incluem infecções bacterianas, como Salmonella e E. coli, que podem causar sintomas como diarreia, vômito, febre e, em casos graves, complicações como desidratação e insuficiência renal. Além do risco de contaminação por parasitas.
O consumo moderado de bacon pode trazer diversos benefícios para a saúde, como: controle do peso, redução do colesterol, prevenção de diabetes, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da circulação sanguínea e aumento da energia.
O bacon é um ingrediente coringa que aparece em várias receitas. No Brasil, ele está presente no feijão, aparece frequentemente enrolado no frango e muitas vezes chega pra dar aquele up na batata frita. Enfim, o bacon é a escolha certa para quem ama um sabor defumado e curte ingredientes crocantes.
O porco criado solto possui até mesmo mais ômega-3 do que o criado preso - explica Fabiana. A especialista esclarece ainda que esse tipo de corte é bem mais saudável, pois na produção artesanal, a defumação acontece com a utilização de lenha.
BACON É BOM OU RUIM PARA SUA SAÚDE? | Dr. Gabriel Azzini
O que é mais saudável bacon ou calabresa?
Em alimentos processados, ela confere principalmente nitratos e nitritos, compostos associados à fixação de cor e taxados como cancerígenos. Mas o nutrólogo e cardiologista Juliano Burckhardt afirma que o índice das substâncias no bacon é menor que o registrado em alimentos embutidos.
A razão pela qual o bacon tem um sabor e aroma tão deliciosos pode ser atribuída à mesma coisa que dá torradas, café, cebola frita e outros um cheiro tão agradável e atraente: a reação de Maillard. No início do século 20, o médico e químico francês Louis-Camille Maillard descobriu uma certa reação química.
Comer bacon ou qualquer carne de porco malpassada pode aumentar o risco da contaminação com larvas do parasita Taenia solium, como foi o caso do homem americano.
Algumas receitas sugerem o consumo de bacon cru, mas cozinhar ou fritar o alimento ajuda a realçar o sabor da carne, tornando o bacon mais apetitoso. Para isso, basta fazer o bacon frito, caramelizado, crocante ou cortado em cubinhos. Você também pode fritar o bacon no microondas até ficar na textura perfeita.
Descrição. Cortes suínos: na parte inferior a barriga (belly) de onde é retirado toucinho. Pode ser encontrado fresco, salgado ou defumado, caso em que recebe o nome de toucinho fumeiro, toucinho fumado (ou defumado) ou bacon.
Imagem: iStock - Carnes ultraprocessadas ou embutidos: alimentos como peito de peru, presunto, salsicha, linguiça, salame, bacon e toucinho contêm gordura saturada, mais especificamente ácido araquidônico, que é um tipo de gordura com alto potencial inflamatório nas células.
O bacon frito também possui mais aminas heterocíclicas do que qualquer outra carne. As aminas heterocíclicas estão associadas a um risco aumentado de algumas formas de câncer.
Os nitritos são talvez as substâncias cancerígenas mais conhecidas presentes no bacon. São utilizados como conservantes e, ao chegar no estômago, viram compostos N-nitrosos, que podem causar câncer. Algumas marcas de bacon são anunciadas como “livres de nitrito”.
Os principais ingredientes para a fabricação de bacon são a barriga suína, sal, condimentos, nitrito e nitrato – para sua conservação. O processamento da barriga em bacon envolve operações de adição dos ingredientes, homogeneização e cozimento com defumação.
Desde março, apenas é chamado de bacon o produto feito da barriga do porco. Qualquer outro pedaço será chamado de "bacon de [parte a qual foi feita]", por exemplo, "bacon de pernil" ou "bacon de lombo". Deste modo, o termo "estilo bacon" deixa de ser usado.
Bacon de paleta/pernil: possui menos gordura e uma porcentagem maior de carne. É ideal para quem procura um produto mais saudável e menos gorduroso. Bacon de lombo: essa carne é retirada do lombo suíno, é considerada uma parte mais nobre e de sabor um pouco mais suave.
A chamada levedura nutricional (à venda em lojas de produtos naturais) é outra opção para substituir o bacon. Em sua versão defumada, os floquinhos de levedura têm gosto semelhante ao da carne.
O bacon normalmente é tirado da barriga e do lombo do porco. Essa carne é salgada e depois defumada, e assim é feita essa saborosa carne! O mais interessante é que esse processo de defumar a carne existe há mais de 4 mil anos.
Embora o consumo de carne suína seja seguro, não é recomendado a ingestão do alimento cru. Esta foi uma orientação ignorada por um homem, de 52 anos, nos Estados Unidos, que descobriu ter tênias no cérebro, após sofrer com fortes dores de cabeça.
“Já parou para pensar por que o bacon é um alimento tão saboroso e versátil? A ciência explica! Ele possui uma rica concentração de umami, o que contribui para seu perfil de sabor distintamente delicioso e satisfatório.
De acordo com Rondó, o bacon artesanal é a melhor opção para manter a alimentação saudável. Isso porque, o bacon artesanal é feito de forma mais natural, com menos aditivos químicos e conservantes.
O bacon tem um aspecto bem mais curado e defumado, tem mais a aparência de carne seca e tons mais avermelhados.” Já durante o cozimento da carne, o sabor, a textura e o visual também podem ajudar a identificar o produto original. “O bacon tem textura firme e sabor mais intenso.
Ingredientes. Barriga de suíno com pele, sal, regulador de acidez lactato de sódio, estabilizantes trifosfato pentapotássico, trifosfato pentassódico, pirofosfato tetrapotássico e pirofosfato tetrassódico, antioxidante eritorbato de sódio, aromatizante, conservador nitrito de sódio.