Isso pode ocorrer porque o IAC está entupido ou sujo, ficando na posição fechada, o que faz com que a quantidade de ar que chega ao motor seja baixa, chegando a morrer em marcha lenta. Também pode ocorrer em movimento e nas transições entre marcha e marcha.
Uma das principais causas do carro acelerando sozinho é o atuador de marcha lenta com defeito. O componente, que atua em conjunto com o motor, pode ter a sua funcionalidade afetada e, com isso, ocasionar o problema de motor acelerado.
Qual o problema que causa o carro ficar acelerado em ponto morto?
Sensor de fluxo de ar com defeito
Esta ação pode tornar as rotações um tanto aceleradas, mesmo quando o carro está em ponto morto. Se o sensor avariar ou estiver sujo, a sua função fica condicionada e um dos primeiros sintomas será ter o motor acelerado em ponto morto.
Quais são as causas do carro acelerado? Quando o motor está acelerando sozinho logo que você pisa na embreagem, é porque pode estar com uma folga no virabrequim. Isto é, o sensor manda uma mensagem incorreta ao atuador de marcha lenta, o que é traduzido como se o motor estivesse atrasado ou adiantado.
O que causa a aceleração alta em um carro? A aceleração alta pode ter diversas origens, mas algumas são mais comuns: Problemas no corpo de borboleta: O TBI (Throttle Body Injection) é o coração do sistema de aceleração moderna. Quando apresenta falhas, pode causar uma aceleração descontrolada.
Carro acelerado? Veja o segredo que o mecânico não te conta, recalibrando os sensores em casa
O que faz o carro oscilar a aceleração?
A marcha lenta oscila pode ser causada por diversos fatores, como sensor de massa de ar sujo, filtro de ar ou de combustível sujos, válvula de marcha lenta defeituosa, corpo de borboleta (TBI) sujo, entrada falsa de ar no coletor de admissão, velas de ignição ou cabos de vela com problemas, sonda lambda quebrada, ...
As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.
O que acontece quando o sensor de marcha lenta está com defeito?
Quando o atuador de marcha lenta apresenta problemas, a marcha lenta fica irregular. Um exemplo disso é quando você está com o carro parado em um sinal fechado e o seu conta-giros fica oscilando como se você estivesse acelerando e desacelerando o carro.
Quando a marcha lenta está instável, o motorista percebe que o carro está desacelerando ou acelerando sem sentido. Se um carro desacelera sozinho, geralmente é porque não controla bem as rotações do motor. Portanto, a mecânica acelera ou desacelera sem motivo aparente; E não só isso.
Por exemplo, se você acelera demais, em uma marcha mais baixa, terá um aumento considerável de rotação. Caso isso se mantenha por mais tempo, você poderá fundir o motor, por desgastá-lo muito em curto período.
Ele é responsável por garantir a rotação mínima do motor em fase de marcha lenta, isto é, sem acelerar. Também conhecido como sensor de marcha lenta, é ele que recebe os sinais de comando de fluxo do ar e combustível para que haja o total funcionamento do motor sem o uso do pedal do acelerador.
De modo geral, os sinais mais comuns de um problema no sensor incluem a perda de potência do motor e dificuldade em ligar o veículo. Falha na resposta de aceleração e aumento no consumo também são sinais de alerta.
O motor acelerado em ponto morto pode ser causado por uma série de problemas, desde entradas falsas de ar no motor, válvula termostática travada, corpo de borboleta (TBI) ou atuador de marcha lenta.
Se o módulo de controle de ignição falhar, o motor não dará partida, fazendo o carro tremer em marcha lenta. Em outras palavras, ele envia um sinal aos injetores de combustível que informa quando disparar para que os cilindros possam gerar a pressão necessária para a partida.
Muitos carros, quando parados, aceleram levemente o motor ao ser acionada a embreagem, para facilitar a saída em primeira marcha. A assistência também pode ocorrer durante a condução, mantendo o motor na mesma rotação por um curto período de tempo durante a troca de marcha.
Uma das causas mais comuns que podem ocorrer em um veículo que apresenta falhas quando acelera é o problema no sistema de combustível, especialmente quando abastecido por um combustível de má qualidade, ou seja, que foi adulterado.
Qual o problema quando o carro não segura aceleração?
Em relação aos possíveis problemas, existem diferentes opções: pode ser um problema de faísca (verifique as velas e cabos), falta de compressão, gasolina não chegando aos injetores ou que falte ar no motor. Normalmente, um carro para se não for mantido acelerando quando há um problema de entrada de ar.
Um deles é a oscilação na marcha lenta, ou seja, a rotação do motor ficará muito baixa quando o veículo estiver parado, tornando difícil ele se manter ligado. Outra indicação é que o carro “morre” quando é desengatado e parado por completo; isso é comumente percebido quando se espera os semáforos, por exemplo.
Para solucionar esse problema, é importante ir a um técnico profissional para que ele realize as manutenções. Caso o sistema de ignição (velas e cabos) e a tampa do distribuidor estejam danificados, podem ser os causadores da marcha lenta irregular. A manutenção mais certeira é a troca dos equipamentos.
Um sensor MAP defeituoso frequentemente aciona a luz de verificação do motor no painel do veículo. Embora essa luz possa indicar uma variedade de problemas, um diagnóstico adequado pode revelar que a causa raiz é o sensor MAP. Ignorar essa luz pode levar a problemas mais graves e reparos mais caros no futuro.
Algumas falhas como a dificuldade na aceleração e marcha irregular podem ser sintomas do filtro de combustível sujo. O filtro de combustível tem como função filtrar as impurezas presentes no combustível, ficando localizado entre o tanque e o motor do veículo.
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.