“Ele tem o design soviético, é feito em um maquinário americano, e, quando chegou às regiões das Lagoinhas, aqui, em Belo Horizonte, se tornou o copo do bairro Lagoinha. Só era vendido aqui, por isso tem esse nome”, descreve o embaixador do utensílio, Filipe Thales.
Já o lagoinha está ligado ao bairro de mesmo nome em Belo Horizonte que fez fama entre os boêmios décadas atrás. Era lá, na esquina da Rua Itapecerica com Avenida do Contorno, onde ficava um dos primeiros pontos de venda do copo na capital mineira.
Presença garantida em bares, padarias e também na maior parte dos lares brasileiros, o copo americano começou a ser fabricado no início de 1947 pela empresa Nadir Figueredo. Levou esse nome por ter sido inspirado em copos que eram produzidos apenas nos Estados Unidos naquela época.
Para o bom mineiro, estas disputas de nomenclatura, que dividem o país, ficam em segundo plano quando o assunto é o nome daquele tradicional copinho que encontramos em quase todos os botecos do Brasil – o Copo Lagoinha. Sim, esse é o nome dele.
A origem do Copo Lagoinha, um ícone de Belo Horizonte #Shorts
Como chama o copo americano em Belo Horizonte?
"O Copo Lagoinha é um ícone em Belo Horizonte. Quando você pede uma cerveja por aqui, é quase certo que ela será servida em um Copo Lagoinha. É uma tradição que valorizamos muito.
O chamado copo americano ou copo lagoinha, tão popular no Brasil, é inspirado no design de um copo soviético de 1943, chamado de soviet glass (copo soviético), criado pela escultora Vera Mukhina, escultura amplamente conhecida graças ao seu monumento Trabalhador e Mulher Kolkhoziana, apresentado na Exposição Mundial de ...
Última atualização em 18 de outubro de 2021 às 14h41. Da mesa de bar ao cafezinho, poucas companhias são tão versáteis quanto o copo americano. Criado em 1947 pela maior produtora de vidro do Brasil, a Nadir Figueiredo, já teve mais de 6 bilhões de unidades fabricadas desde então.
A Igreja Batista da Lagoinha (conhecida também pela sua sigla IBL ou Lagoinha) é uma megaigreja batista multissítio com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Brasil. O atual pastor-presidente da igreja é André Valadão.
Como Lagoinha Global, inúmeras igrejas nascem em diferentes lugares do Brasil e mundo afora. São quase 700 Lagoinhas que atuam com uma única visão: alcançar a população para Cristo.
A Igreja Batista da Lagoinha nasce em 1957, na rua Formiga em Belo Horizonte, no bairro Lagoinha. Algumas pessoas, convidaram José Rego do Nascimento para pastorear a igreja. Até então, ele era pastor na Igreja Batista em Vitória da Conquista, Bahia.
Desde a Idade da Pedra, nossos antepassados utilizavam recipientes para beber água (folhas, pedaços de bambu, chifres, ossos, couro, entre outros objetos). Por volta de 10 mil a.C., o barro passou a ser transformado em cerâmica, base dos primeiros copos e jarras.
🍺O armazém de Quim, ou Quim Quim, era localizado na esquina entre a Rua Itapecerica e a Avenida do Contorno e era o único estabelecimento da cidade a vender o copo até então. "Ele começou a falar que esse é o famoso 'copo lagoinha'.
O preço médio de copo americano depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar copo americano por valores entre R$ 8,75 e R$ 146,97.
Um utensílio clássico e que não perde a forma: o copo americano Nadir (com 190 ml). Conhecido por nós de Belo Horizonte como copo lagoinha. O copo que assumiu um lugar de destaque nas mesas de bar e na casa dos brasileiros.
Em astronomia e geografia, nadir (do árabe ندير nadeer نظير nathir, "oposto") é o ponto inferior da esfera celeste, sob a perspectiva de um observador na superfície do planeta.
Em Belo Horizonte, o copo tipo Americano, fabricado pela Nadir Figueiredo, há décadas é chamado de Lagoinha e, reza a lenda, tem este nome devido à região de mesmo nome, considerado o berço do samba e da boemia da capital mineira.
Seu co-fundador, o próprio Nadir Figueiredo (1891-1983), teria concebido o desenho e, graças aos incentivos à indústria no país durante a década de 1940, foi possível trazer para cá um maquinário novo, importado dos EUA – e é daí que nasce o nome “copo americano”.