Em 1913, o Corinthians precisava de um escudo para iniciar a disputa por uma vaga na Liga Paulista, já que um acordo entre os clubes da elite permitiu uma seletiva aos times da várzea. Surgiu, então, o pioneiro, era simples e utilizava apenas as iniciais “C” e “P”, de Corinthians Paulista, em preto e sobrepostas.
Escudos: 1913 – Desde a fundação até 1913, o Timão não usava escudo nas camisas. O primeiro foi feito para a disputa na vaga da Liga Paulista e utilizava apenas as iniciais "C" e "P", de Corinthians Paulista.
A âncora, os remos e a boia, elementos tão destacados em sua construção, foram obra do pintor Francisco Rebolo, ex-jogador do clube, em 1939. Eles fazem alusão ao sucesso do Corinthians nos esportes náuticos.
De acordo com o site Notícias do Timão, o Gavião foi adotado como símbolo oficial da torcida em meados da década de 60, quando a torcida organizada começou a se formar. A escolha do Gavião como símbolo se deu por sua força, coragem e agilidade, características que a torcida corintiana sempre associou ao time.
O Sport Club Corinthians Paulista, comumente referido como Corinthians, ou ainda pelo seu acrônimo SCCP, é um clube poliesportivo brasileiro da cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo.
Em 1913, o Corinthians estreou em jogos oficiais, contra o Minas Gerais-SP. Para isso, o Timão bordou pela primeira vez em seu manto o lendário CP, que possuía dois significados: Clube do Povo ou Corinthians Paulista. Para a sua segunda participação na Liga Paulista, em 1914, o Corinthians criou um novo distintivo.
1910 A fundação. Às 20h30 do dia 1º de setembro, à luz de um lampião, na esquina das ruas José Paulino e Cônego Martins, no bairro do Bom Retiro, o grupo de operários formado por Anselmo Corrêa, Antônio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio e Raphael Perrone fundaram o Sport Club Corinthians Paulista.
Ele utilizava apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista. No ano seguinte, veio a primeira alteração. O segundo distintivo foi encontrado na camisa de uma partida contra o Germânia. Sua descoberta também ajudou a provar que as primeiras camisas eram na cor bege.
O mascote do Corinthians é o Mosqueteiro, inspirado na história dos "Três Mosqueteiros", criada e publicada pelo escritor francês Alexandre Drumas em 1844.
A inspiração do mascote da Gaviões da Fiel foi o gavião-carijó, desenhado em 1969. Segundo o pesquisador do Corinthians Fernando Wanner, essa espécie era muito comum no campus da Universidade de São Paulo (USP), onde estudava boa parte dos torcedores que fundaram o grupo.
O nome Corinthians surgiu em homenagem ao Corinthian-Casuals Football Club, clube inglês que excursionou no Brasil pouco antes da fundação do Corinthians (1910).
Nesta quinta-feira, Orpheu Maia, responsável pelo atual escudo do Corinthians, morreu . Antes de falecer, o artista fez uma revelação interessante sobre o processo de criação do símbolo que o clube alvinegro carrega.
O Corinthians já foi rebaixado para a Série B do Brasileirão? Além de grandes equipes como Vasco, Palmeiras, Botafogo, Grêmio e Cruzeiro, por exemplo, o Timão aparece na lista de clubes que já caíram para a segundona. Há 16 anos, o Corinthians viveu seu primeiro e único rebaixamento na história, em 2007.
A mais aceita é a versão de que o apelido “mosqueteiro” teria surgido após a primeira vitória internacional da história do Corinthians: 3 a 1 no Barracas, da Argentina, em um amistoso disputado no Parque São Jorge na tarde de uma quarta-feira, feriado de 1º de maio de 1929.
Sabia que o mascote do Corinthians não é um gavião? Apesar do gavião ser sempre associado ao clube, o verdadeiro mascote oficial do Corinthians. é um mosqueteiro. inspirado nos mosqueteiros da literatura e da história, conhecidos por sua coragem, lealdade e espírito de equipe.
O espírito de luta e a valentia do Timão, que são sempre muito presentes, fez com que o Mosqueteiro se tornasse o mascote oficial do clube até hoje. Agora no tamanho ideal, perfeito para presentear e colecionar.
Em 1913, o Corinthians precisava de um escudo para iniciar a disputa por uma vaga na Liga Paulista, já que um acordo entre os clubes da elite permitiu uma seletiva aos times da várzea. Surgiu, então, o pioneiro, era simples e utilizava apenas as iniciais “C” e “P”, de Corinthians Paulista, em preto e sobrepostas.
Para utilizar o emoji do Corinthians, os seguidores do Timão só precisam digitar uma das três seguintes hashtags: #Corinthians, #Timão ou #VaiCorinthians.
Os jogadores do Corinthians ficaram os três primeiros anos do clube sem um escudo em suas camisas. O primeiro foi feito apenas em 1913, para a disputa na vaga da Liga Paulista. O escudo pioneiro do Timão utilizava apenas as iniciais "C" e "P", de Corinthians Paulista.
A equipe, que desde a fundação foi formada por pessoas mais carentes da sociedade, aos poucos ficou reconhecida como time do povo. O clube foi um dos pioneiros a aceitar atletas negros em seu elenco. Seu primeiro presidente, o Alfaiate Miguel Battaglia, afirmou desde o início que o Corinthians seria o time do povo.