Porque o dia dos pais é no segundo domingo de agosto?
O Dia dos Pais será comemorado neste domingo (11), sendo o septuagésimo primeiro ano que a data é festejada no Brasil. Isso acontece desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering criou a data para “agitar” o comércio, no início do segundo semestre.
No Brasil, o Dia dos Pais é celebrado sempre no segundo domingo de agosto. A ideia da comemoração surgiu de uma ação do publicitário Sylvio Bhering, em 1953. O objetivo era estimular o comércio no segundo semestre, já que o Dia das Mães movimentava a economia no primeiro semestre e o Natal no fim do ano.
Nos Estados Unidos, a data foi comemorada até 1966, quando o então presidente Lyndon Baines Johnson decidiu alterar a celebração para o terceiro domingo de junho. Já no Brasil, a origem é um pouco diferente e ocorreu apenas na década de 1950, como uma comemoração publicitária.
O Dia dos Pais é celebrado no segundo domingo de agosto no Brasil. A data homenageia todos os pais e tem origem na Babilônia há mais de 4 mil anos. Nos Estados Unidos, foi oficializada por Nixon no terceiro domingo de junho.
No Brasil, o dia dos pais só foi comemorado pela primeira vez em 1953, no dia 16 de agosto. Ao contrário do que ocorreu nos EUA, essa data não foi pensada como forma de homenagem local e simples, que se alastrou depois, sem planejamento.
Porque o Dia dos Pais no Brasil é no segundo domingo de agosto?
O Dia dos Pais será comemorado neste domingo (11), sendo o septuagésimo primeiro ano que a data é festejada no Brasil. Isso acontece desde 1953, quando o publicitário Sylvio Bhering criou a data para “agitar” o comércio, no início do segundo semestre.
Em solo brasileiro, as primeiras comemorações do Dia dos Pais datam do início da década de 1950. Em 14 de agosto de 1953, o publicitário Sylvio Bherinh preparou um concurso para homenagear três tipos de pais: com maior número de filhos, o mais jovem e o mais velho.
Aqui, o Dia do Papai foi instituído pelo publicitário Sylvio Bhering em 1953, na época diretor do jornal O Globo e da Rádio Globo, conforme registros do site de memória da empresa de comunicação.
Hoje, dia 2 de agosto, começa a SEMANA DA CULTURA NORDESTINA. A data foi escolhida em homenagem ao músico brasileiro Luiz Gonzaga, denominado “Rei do Baião”, que faleceu neste mesmo dia, em 1989. A cultura nordestina foi influenciada por indígenas, africanos e europeus.
Por que se comemora o Dia dos Pais no mês de agosto?
Isso se deve ao fato de que o Brasil demorou a institucionalizar a comemoração do Dia dos Pais. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1953, impulsionada por Sylvio Bhering, que na época era diretor do jornal carioca O Globo. Bhering sugeriu o dia 16 de agosto como data para a celebração.
A origem americana da data vem de Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil, que queria homenagear seu pai, William Jackson. A primeira comemoração aconteceu no aniversário de William, no dia 19 de junho.
Quem teve a ideia de criar o Dia dos Pais nos Estados Unidos?
O Dia dos Pais tem várias histórias de origem, mas a mais conhecida delas surgiu nos Estados Unidos, no início do século XX, quando uma filha decidiu homenagear seu pai. Sonora Louise Smart Dodd criou o Dia dos Pais em 1909 depois de ouvir um sermão de Dia das Mães em uma igreja que ela frequentava.
Porque o Dia das Mães é no segundo domingo de maio?
Ann morreu no dia 9 de maio de 1905 e, como forma de homenageá-la, Anna escolheu o segundo domingo de maio para ser a data em que o Dia das Mães seria comemorado. Assim, a data da celebração sempre estaria próxima à da morte de sua mãe.
Você sabia? Esta data começou a se popularizar nas terras brasileiras, devido a tradição de Portugal, onde o Dia dos Filhos é comemorado em 23 de setembro.
1776 — Acontece a assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos. 1798 — Guerras Revolucionárias Francesas: a Batalha do Nilo termina com uma vitória britânica. 1829 — Império do Brasil: Pedro I casa-se com Amélia de Beauharnais. 1830 — Carlos X da França abdica do trono em favor de seu neto Henrique.
São Pedro Julião Eymard, Apóstolo da Eucaristia, é recordado pela Igreja no dia 2 de agosto. Fundador dos Padres Sacramentinos e inspirador dos Congressos Eucarísticos, este santo fez do amor a Cristo, contemplado no altar, o centro da sua vida.
Porque o Dia dos pais no Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto?
O Dia dos Pais foi inicialmente comemorado em 16 de agosto de 1953, em homenagem a São Joaquim, considerado o pai da Virgem Maria na tradição católica. Mais tarde, a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.
Qual a data sugerida para comemorar o Dia dos pais no Brasil que acabou não acontecendo?
Atualmente, no Brasil, essa data é comemorada no segundo domingo do mês de agosto, mas já teve o dia 16 deste mês como data fixa. Alguns países como os Estados Unidos, comemoram no terceiro domingo de junho; na Rússia, no dia 23 de janeiro, Portugal e Espanha, em 19 de Março. Mas, por que comemorar em datas diferentes?
Mas somente em 1972 o Presidente Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais nos Estados Unidos em uma data diferente: no terceiro domingo de junho. Aqui no Brasil, por sugestão do jornalista Sylvio Bhering, a data escolhida foi o dia 16 de agosto.
Na Europa, o Dia dos Pais está frequentemente ligado à tradição católica, especialmente em países como Portugal, Espanha e Itália, onde é celebrado em 19 de março, coincidindo com o dia de São José, esposo de Maria e figura paterna de Jesus.
“Ser pai, significa para mim, a continuação dos nossos ancestrais. É ser responsável pelo desenvolvimento da criança que você quis colocar no mundo. É estar presente sempre no crescimento da criança, colocando-a como prioridade na nossa vida.