O diesel S-10 tem 8% de biodiesel em sua composição e um teor de enxofre máximo de 10mg/kg, por isso o nome. Com essa composição ele consegue reduzir a emissão de partículas nocivas na atmosfera, causando assim, menos danos ao meio ambiente.
O Diesel S10 tem esse nome por causa das 10 partes por milhão de enxofre, que é representado pela letra S (de acordo com a identificação do elemento químico).
Os dois tipos mais populares e acessíveis no mercado são: o Diesel Comum, também chamado de S500, e o Diesel S10. A diferença entre estes tipos de combustíveis, está no teor de enxofre presente na composição. Enquanto o diesel S-10 possui 10 partes de enxofre por milhão, o diesel S-500 possui 500 partes por milhão.
O que acontece se colocar diesel comum no lugar de S10?
O Óleo Diesel S500 possui uma taxa de Cetano menor que a do Óleo Diesel S10. Sendo assim, a utilização do s500 no lugar do s10 em motores mais novos pode causar danos à tecnologia do motor, além de dificultar seu funcionamento momentâneo.
É o seguinte: esse diesel S-10, é obrigatório o seu uso nos motores a partir de 2012. Se você tem um carro produzido de 2012 para cá, você tem que usar o S-10, que é um bocadinho mais caro que o outro, que seria o S-500, mas que não tem esse nome.
Com menor concentração de enxofre, diesel S10 pode ser utilizado inclusive por veículos mais antigos. Antes se faz necessário um esclarecimento: na nomenclatura do diesel, a letra S vem do elemento químico enxofre e, quanto menor o número que a precede, menor a quantidade de enxofre presente no combustível.
“Por ter muito mais enxofre em sua composição, o S-500 fará com que o catalisador do veículo fique entupido, provocando sua troca prematura”, conclui Oliveira.
Melhor desempenho do motor: O diesel S10 é conhecido por oferecer uma queima mais eficiente, o que pode resultar em um melhor desempenho do motor e uma resposta mais rápida do veículo.
A mistura do Diesel S10 com o Diesel Comum (S500) não é recomendado. Caso queira utilizar Diesel S10 em equipamentos ou veículos mais antigos, busque orientação para que não ocasione danos.
Em condições ideais, um motor a diesel bem mantido pode durar entre 300.000 a 800.000 quilômetros antes de precisar de grandes reparos ou substituição.
O que acontece se colocar diesel no tanque de Arla?
O fluido Arla 32 não é misturado ao diesel antes da realização da combustão no motor. O combustível e o Arla 32 vão em tanques separados. Se colocado junto à combustão, o fluido diminui a performance do motor e não realiza a sua função corretamente.
Na Argentina este combustível é conhecido como Euro Diesel e tem as seguintes denominações, conforme cada rede: Postos YPF: Euro Diesel; Esso: Euro Diesel; Postos Shell: V-Power Nitro+ Diesel; Petrobras: Diesel Podium; Cruzamos toda a ruta 3 Argentina, desde Buenos Aires até Ushuaia, e conseguimos abastecer com S -10 ...
A Dica da Amarok é só um. USE APENAS S-50 / S-10 e seja feliz. Ricardo, Já teve gente aqui do fórum que se ferrou aqui por causa de usar o Diesel Comum na Amarok, principalmente as com motor de 180cv.
"A troca pode causar danos ao sistema de pós tratamento de emissões (catalisadores)", alerta Silva. Entre os problemas que podem acontecer estão danos aos bicos injetores, entupimento de filtros e até defeitos irreversíveis no sistema de escape.
O diesel S10 tem prazo de validade, habitualmente estraga em 60 dias parado e apodrece em 90 dias parado, atenção máxima a isso ou o que aconteceu no vídeo poderá ser sua realidade! Obs existem produtos que adicionados ao combustível prolongam a vida útil do mesmo.
O diesel S-10 tem 8% de biodiesel em sua composição e um teor de enxofre máximo de 10mg/kg, por isso o nome. Com essa composição ele consegue reduzir a emissão de partículas nocivas na atmosfera, causando assim, menos danos ao meio ambiente.
Motor com alta tecnologia italiana entrega ótimo desempenho e consumo. Tenha atenção de sempre abastecer o seu Toro com o diesel S-10, pois o sistema de injeção Euro V não pode funcionar em nenhuma hipótese com diesel comum, devido a alta quantidade de enxofre e a ausência de aditivo lubrificante .
O que acontece se colocar um pouco de gasolina no motor a diesel?
Já o contrário, ao abastecer o veículo a diesel com gasolina, ocasionará falhas e perda de potência, por conta da alta resistência à detonação da gasolina.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o diesel (S10 e S500) tem em sua composição biodiesel, proveniente de diversas fontes (atualmente está entre 80 e 85% soja, 10 e 12% sebo bovino e os restantes 5% vêm da mamona).