Dispositivo de registro de velocidade era obrigatório por conta do peso total da picape grande. Desde que foram lançadas, a Ram 2500 e 3500 são vítimas de uma série limitações. Classificadas como caminhão por conta do peso bruto total (PBT), exigem habilitação C e precisam respeitar a legislação para veículos pesados.
As Ram 2500 e 3500 têm mais semelhanças com caminhões do que parece. É o caso do bloco do motor Cummins ISB 6.7, da necessidade de CNH categoria C para serem dirigidos, de pagarem pedágio por eixo e de serem obrigados a passar por balanças. São picapes tratatas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) como caminhões.
Por conta de seu Peso Bruto Total (PBT) de 5.352 kg, a Ram 3500 só pode ser dirigida por motoristas com habilitação nas categorias C ou superiores, que autorizam a condução de caminhões.
A picape de maior porte da marca no Brasil é a Ram 3500. São três versões disponíveis – Laramie, Laramie Night Edition e Limited Longhorn – e é preciso CNH na categoria C para dirigir todas elas. A caminhonete pesa 3.665kg e tem motor Cummins de 377cv de potência e 117,2kgfm de torque.
Inclusive, com a exigência da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C para o condutor. Alguns exemplos dos mais conhecidos são os modelos RAM 2500 e 3500, que devem ser registradas como caminhões, pois seu PBT (soma do peso do veículo e da sua capacidade de carga) é superior a 3.500 kg.
ATENÇÃO: DODGE RAM PODE DIRIGIR COM A CATEGORIA B?
Precisa de carteira C para dirigir Hilux?
Se ele for menor do que 3.500 quilos, o condutor estará dentro da lei com a CNH do tipo “B”, a mais comum (e que ironicamente também serve para determinados modelos de caminhão). Se o peso estiver entre 3.500 e 6.000, no entanto, a categoria correta é a “C”.
Pelo texto, os habilitados na categoria B poderão conduzir veículo do tipo motorcasa ou veículo com reboque e similares desde que a soma do peso bruto seja de até 6.000 kg. Em todos os casos, é mantida a lotação máxima de oito pessoas mais o motorista.
Nesta linha, apenas a Ram 1500, com peso de 2.600kg, pode ser dirigida por motoristas habilitados apenas com a carteira B. Isso significa portanto que, pela legislação brasileira, a 2500 e a 3500, enquadradas na categoria C de CNH, são consideradas caminhões.
Não é a toa que a Ram 3500 é classificada como caminhão no Brasil. A picape tem 3.665 kg de peso em ordem de marcha, 1.752 kg de carga útil e ainda pode levar 9.021 kg em reboque.
Proprietários de pelo menos dois modelos de caminhonetes – F-250 e Dodge Ram cabine dupla – enfrentam problemas com multas em São Paulo. Os veículos são multados por trafegar no centro expandido da cidade – o que é proibido -, embora sejam, na verdade, caminhonetes.
Sim, qualquer motorista com habilitação do tipo B pode dirigir veículos grandes que tenham peso bruto total igual ou menor que 3,5 toneladas, como minitrucks e furgões.
Para rebocar um trailer, por exemplo, é preciso ter carteira do tipo "E". A versão 2000 da picape Chevrolet Silverado -que tem peso bruto total de 3.520 kg- passou a exigir categoria "C". As vans do tipo lotação requerem categoria "D" (veja quadro acima).
Ela aposta no porte maior: são 5,82m de comprimento e 3,6m de entre-eixos. Porém, é movida por gasolina – algo que picapeiros brasileiros têm resistência. Ah, e pode ser conduzido por motoristas de CNH B.
Qual a diferença da CNH categoria C para D? Com a CNH categoria C, você pode dirigir apenas veículos de transporte de carga, como caminhões. Enquanto com a CNH categoria D, você pode dirigir veículos de transporte de passageiros, cuja lotação exceda 8 lugares + o motorista.
Quanto custa para tirar a carteira de habilitação C? O preço para tirar a CNH categoria C pode variar bastante, de acordo com cada estado e autoescola. De modo geral, você terá quatro tipos principais de custos, resultando em orçamento médio de R$ 3.135,00.
O grupo Chrysler passa a contar com uma quarta marca, a Ram, que se junta à própria Chrysler, Dodge e Jeep. O nome era usado para batizar a maior picape da Dodge (foto), mas agora passa a ser independente na nova organização da empresa, controlada pela Fiat.
O motorista com a CNH categoria B está apto para dirigir carros de passeio, caminhonetes, SUVs (utilitários), camionetas, furgões, e até certos tipos de caminhões, desde que respeitando o peso citado acima e o número máximo de ocupantes.
Qual caminhonete não pode dirigir com categoria B?
Se a caminhonete ultrapassar 3,5 toneladas, ter a habilitação de categoria B não é suficiente. É preciso que o motorista se habilite nas categorias C, D ou E, pois são elas que permitem dirigir ônibus, micro-ônibus, caminhão e veículo com dois reboques acoplados.
A RAM (memória de acesso aleatório) é a memória de curto prazo de um computador, onde são armazenados os dados que o processador está usando no momento.
No Brasil, um motorista com carteira de motorista (CNH) categoria B pode dirigir veículos de carga cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas).
Na categoria C, o motorista tem permissão para engatar reboque ou semi-reboque, desde que não ultrapasse 6 toneladas, ou seja, 6.000Kg como por exemplo: tratores, caminhão de reboque e caminhão de 2 ou 3 eixos.
A categoria A, de motociclistas, será dividida em três subcategorias: A1, categoria genérica, para condutor de ciclomotor (veículo motorizado de duas ou três rodas); A2, para condutor de moto de até 300 cilindradas; e A3, para condutor de moto de até 700 cilindradas.