Porque o fumo aumenta a probabilidade de ter câncer?
Fumar também é o principal fator de risco de cânceres em regiões por onde a fumaça entra e passa, como boca, língua, faringe, laringe. A exposição prolongada das toxinas nessas áreas aumentam em até dez vezes as chances do desenvolvimento de tumores.
Nos tabagistas, uma forma pela qual o tabaco desencadeia o câncer do pulmão, seria a interação da nicotina com os receptores de nicotina sobre as células epiteliais e as células que no futuro serão cancerosas.
“Uma pessoa fumante tem 30% a mais de chances de desenvolver câncer de pulmão em comparação com um não fumante, ou seja, 3 em cada 10”, afirma o médico. O uso do cigarro eletrônico também vem crescendo consideravelmente nos últimos três anos.
Os autores acreditam que o organismo dessas pessoas tem algum tipo de sistema para reparar danos ao DNA ou "desintoxicar" a fumaça para torná-la menos propensa a causar mutações.
RISCOS DO CIGARRO: VÍCIO PODE CAUSAR CÂNCER E INFARTO
É possível fumar e se manter saudável?
Isso porque algumas pessoas acreditam que é sim possível fumar e ao mesmo tempo ter pulmões saudáveis, já outras discordam totalmente. Mas, afinal, quem está certo? Ainda que seja muito raro, é realmente possível que alguns fumantes tenham os pulmões limpos caso o usuário pare de fumar.
Em adultos não-fumantes: Maior risco de desenvolver doenças por causa do tabagismo, proporcionalmente ao tempo de exposição à fumaça; Um risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem.
A incidência de câncer de pulmão se correlaciona diretamente com a intensidade do ato de fumar: um fumante de dez cigarros por dia tem oito vezes mais probabilidade de desenvolver câncer de pulmão que um não-fumante; e fumantes de um maço por dia (20 cigarros) têm 25 vezes mais probabilidade.
De acordo com o médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), Wesley Pereira Andrade, o tabagismo é responsável pela maioria dos cânceres de pulmão. “Cerca de 85% a 90% dos casos de câncer de pulmão são tabaco relacionados.
Um ano sem cigarro - o risco de doença cardiovascular reduz 50%. Cinco anos sem cigarro - o risco de desenvolver câncer de pulmão também reduz 50%. 15 anos sem cigarro - o risco de sofrer infarto será igual ao de uma pessoa que nunca fumou.
O álcool e o cigarro potencializam a lesão gerada pelo paracetamol", alerta em um vídeo publicado nesta quinta-feira (27.07). O especialista continua sua explicação: "de forma mais simples, imagine o paracetamol como se fosse uma granada, em que é preciso tirar o pino para ela explodir.
O câncer é causado por mutações, que são alterações da estrutura genética (DNA) das células. Cada célula sadia possui instruções de como devem crescer e se dividir. Na presença de qualquer erro nestas instruções (mutação), pode surgir uma célula doente que, ao se proliferar, causará um câncer.
Segurar o cigarro entre os dedos também é um hábito difícil de largar. Por isso, mantenha as mãos ocupadas com uma bolinha antiestresse, um elástico ou qualquer objeto pequeno que você possa manusear.
O cigarro Royal Swag é um cigarro inovador sem tabaco baseado em pesquisas para terapia de substituição de nicotina (NRT) ROYAL SWAG. Royal Swag é um cigarro 100% livre de tabaco, livre de nicotina com uma mistura de várias ervas medicinais Ayurvédicas.
Por que o fumo aumenta a probabilidade de ter câncer?
Isso porque, segundo o dr. Carlos Gil Ferreira, oncologista torácico e presidente do Instituto Oncoclínicas, a fumaça do cigarro a que os fumantes passivos estão expostos contém as mesmas substâncias cancerígenas encontradas na fumaça inalada pelos fumantes.
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas mata mais rápido do que o fumo. É o que sugerem investigadores da University Medicine Greifswald, na Alemanha. O estudo revela ainda que o álcool é especialmente perigoso para as mulheres e que os alcoólicos morrem cerca de 20 anos mais cedo, em média, do que a população geral.
Os riscos de câncer, enfisema pulmonar e bronquite crônica são ainda maiores, já que o cigarro de tabaco promove mais danos à saúde do que o comum, afirma o pneumologista Paulo Corrêa, coordenador da Comissão Científica do Tabaco da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).
Tem pessoas que vão começar fumando mais e outros menos; uns conseguem manter [uma média de] dois, três cigarros por dia e outros vão aumentando. Quanto tempo isso demora para desenvolver dependência é muito comportamental: varia ao que ela associa na vida, nível de estresse, motivos que levam a fumar.
Além da memória, a nicotina incrementa a atenção e a velocidade psicomotora. Entre jovens, já foi demonstrado que a nicotina pode incrementar de forma muito discreta a memória e a atenção `[4]. A nicotina estimula receptores nicotínicos do neurotransmissor acetilcolina no cérebro.
Informações do Centro para Controle de Doenças e Prevenção dos Estados Unidos (CDC) revelam que de 10% a 20% dos novos casos de câncer de pulmão têm acometido pessoas não fumantes. Estudos da mesma entidade também mostram que o tabagismo secundário é responsável por cerca de mais de sete mil casos naquele país.
Fumantes de cachimbo podem achar que correm menos riscos porque não estão tragando a fumaça, mas o pneumologista Elton afirma que "há evidências científicas de que, mesmo sem a pessoa tragar, tanto o charuto quanto cachimbo podem ser tão nocivos quanto o cigarro".
Quanto tempo leva para limpar o pulmão depois de parar de fumar?
Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta. Entre 1-9 meses, a tosse e a falta de ar diminuem. Dentro de 5 a 15 anos, o risco de AVC é reduzido ao de um não fumante. Em 10 anos, a taxa de mortalidade por câncer de pulmão é cerca de metade da de um fumante.
Se você é fumante e anda por aí sofrendo com tosse, falta de ar, respiração ofegante, chiado, muco e cansaço, esses podem ser sinais de alerta para algumas doenças respiratórias importantes.