Os garfos para peixe são distintamente diferentes de outros tipos de garfos, tanto em forma quanto em função. Eles são projetados especificamente para facilitar o consumo de peixes e frutos do mar, considerando a textura e a consistência desses alimentos.
Para quem gosta de comer peixes, sabe a dificuldade que muitas vezes é tirar a carne sem vir junto um pedaço de espinho. Para nos ajudar, foi inventado o garfo para peixe, que possui dentes de tamanho diferentes e pontudos, mas que não são afiados, para auxiliar na hora de remover os espinhos.
O quarto dente teria surgido na segunda metade do século XVII para atender ao Rei Fernando II das Duas Sicílias (Fernando de Bourbon), o qual não gostava dos fios longos de espaguete escorregarem nos garfos de três dentes. Na Inglaterra não chegou antes de meados do século XVII, trazido pelo viajante Thomas Coryat.
- As facas ficam à direita do prato, com as costas viradas para fora. Os garfos ficam do lado esquerdo, com os dentes voltados para cima, a menos que o talher tenha um desenho ou brasão no dorso. A colher de sopa também fica do lado direito, tendo as facas (de peixe, de carne etc) entre ela e o prato.
Comportamento à Mesa - Da Série: "Pra Que Serve e Como Usar" - Talheres
Como é o garfo para peixe?
O garfo para peixe geralmente possui um design mais achatado e dentes mais largos e curtos em comparação com um garfo de jantar padrão. Esta forma ajuda a separar e elevar delicadamente as porções de peixe, minimizando a destruição da textura delicada.
Coquetel de camarão come-se com colher de sobremesa na mão direita e garfo de peixe na mão esquerda. Se houver camarões graúdos, devem estar descascados. Se estiverem sobre a borda da taça, devem ser colocados dentro da taça e cortados com a colher antes de levá-los à boca.
Um Tridente, garfo ou forcado é uma arma branca antiga que se assemelha a uma lança, com 3 (três) pontas que acabam por enfraquecer o poder penetrante da lança (quando não há a armadura), sendo aperfeiçoado para uso nas legiões romanas (durante o domínio romano da Grécia), com a transformação do terminal do cabo ou ...
Seja ele em família ou com estranhos, afinal, boa educação não deve jamais ficar de fora das quatro paredes do nosso lar doce lar. Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita.
O garfo que conhecemos hoje, com 4 dentes e design curvo, adequado para perfurar e colher alimentos, foi introduzido na Alemanha do século XVIII. No início do século 20, a invenção do aço inoxidável possibilitou a fácil fabricação de utensílios de cozinha que desde então receberam poucas mudanças de design.
Os garfos que serão utilizados para as refeições principais e saladas devem ser colocados do lado esquerdo do prato, com os cabos sempre voltados para a pessoa que irá se sentar à mesa. Já as facas para refeições principais e carnes, devem ser colocadas à direita do prato, junto com as colheres maiores.
Já a faca é o mais antigo dos talheres: foi o Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos, quem criou o primeiro objeto cortante, feito de pedra, para caça e defesa. Desde então, o homem sempre carregou uma faca.
O garfo muito grande, com dois dentes, que era usado para servir as carnes aos convidados, é antigo, mas não o garfo individual. Este data mais ou menos do século XVI e difundiu-se a partir de Veneza e da Itália em geral, mas com lentidão. O uso só se generalizaria por volta de 1750.
Para indicar que aguarda o prato seguinte, basta colocar garfo e faca em forma de cruz em cima do prato (faca fica por baixo). E para indicar que finalizou o prato, existem comandos que indicam que você terminou, que o prato estava delicioso, ou, ainda, que não gostou.
Ou seja, os que estiverem mais distantes do prato precisam ser utilizados primeiro. Veja esse exemplo prático: você está em um restaurante e há dois jogos de talheres iguais, ou seja, duas facas do lado direito e dois garfos do lado esquerdo.
O costume desses sacerdotes com o povo era este: quando alguém oferecia um sacrifício, o servo do sacerdote vinha com um garfo de três dentes na mão e, enquanto a carne estava cozinhando, enfiava o garfo na caldeira, na panela, no caldeirão ou na marmita, e tudo o que o garfo tirava o sacerdote pegava para si.
Ela é responsável por olhar para as mulheres contra a violência e também ajuda nas vidas amorosa e financeira. O símbolo de poder do tridente também caminha ao lado de Exu, o senhor que domina todos os elementos que estão simbolizados em cada ponta do objeto: água, fogo e ar.
6. Colheres de chá e de café As colheres de sobremesa são as menores colheres do kit e são usadas para servir chás e cafés em recipientes menores, como xícaras.
Como cruzar os talheres quando terminar de comer? Posicione o garfo e a faca (com serra virada para dentro) na mesma direção, sobre o prato. Isso indicará que a sua refeição foi encerrada.
O garfo de peixe é um garfo com tamanho menor que o de mesa. Possui uma base mais larga, com um dente central maior que os demais e com formato mais pontudo que outros tipos de talheres. Isso permite que as espinhas de peixe possam ser retiradas com maior facilidade.
A disposição dos talheres à mesa deve ser sempre de fora para dentro, seguindo a ordem que será usada durante a refeição: nas duas extremidades, vão os talheres de entrada; depois, os talheres de peixe (se houver algum prato com peixe no menu); por último, a faca e o garfo usados no prato principal.