Por que hotel se escreve com H?
A etimologia da palavra hotel vem da palavra latina hospitalis, que significa acomodação, hospedagem. A palavra francesa hostel, que depois se tornou hôtel, foi usada para identificar uma moradia nobre.Porque usa a letra H?
Professor Pasquale explica que o 'H', quando aparece no início de palavras, é um 'vestígio etimológico' de termos que vêm do latim. Em outros casos, a letra serve para compor os dígrafos 'ch', 'lh' e 'nh', que representam sons específicos. Ao longo da história, o 'H' também teve outras funções na língua portuguesa.Qual é a regra da letra H?
Regras de uso do hA letra h não tem valor fonético, mas a sua utilização ficou marcada pela força da etimologia. As regras de uso são: 1º Usa h em inícios de palavras por questões etimológicas. Exemplo: hoje, homem, hábito, homologar herói.
Qual a origem do H?
Historiadores acreditam que essa letra surgiu inicialmente de um hieróglifo egípcio que representava uma peneira. Mil anos depois os sumérios usariam a mesma letra para designar um som gutural. Os fenícios a chamaram de heth (cerca), porque seu desenho se assemelhava a essa forma.Por que o seu hotel deveria investir no Google?
Porque hoje tem H?
Mantêm o H aquelas palavras que já apresentavam a letra H na sua origem: hoc die (= este dia, em latim) > hodie (daí hodierno = atual, moderno) > hoje. Certamente você nunca perdeu o sono por não saber por que HOJE tem H e ONTEM não tem. O que faz você saber se uma palavra começa por H ou não é a “memória visual”.Porque a mochila é com ch?
A forma correta é mochila, tal como no castelhano de que deriva. A outra forma não existe.Qual é a regra do Z?
A letra Z é usada em substantivos abstratos terminados com o prefixo -ez/-eza, em verbos terminados por -izar e em substantivos terminados por -ização.Qual é o segredo da letra H?
QUANDO A LETRA “H” OCUPA A POSIÇÃO INICIAL NAS PALAVRAS ELA NÃO RPODUZ SOM ALGUM, OU SEJA, O SOM É MUDO. PERCEBA QUE SE TIRARMOS A LETRA H, A LEITURA DAS PALAVRAS CONTINUA INDICANDO A MESMA PALAVRA DE ANTES.Por que o H não tem som?
Porque ela tinha som em latim. Várias línguas que descendem do idioma falado em Roma, como o português, mantiveram essa letra em suas palavras como um vestígio etimológico, ainda que seus falantes tenham parado de pronunciá-la na prática.Porque hipopotamo se escreve com H?
A palavra hipopótamo é de origem grega, com uma junção de duas outras palavras: hipo = cavalo e potamos = rio. Por isso, por se tratar de um animal de grande porte e que gosta de água, ficou conhecido como hipopótamo, que seria “cavalo do rio”.Porque H tem som de R?
a letra R é pronunciada de diferentes formas dependendo da posição na sílaba e do dialeto. Portanto, não existe "uma" pronúncia para o R em português brasileiro. o H em inglês é relativamente mais regular do que o R em português, embora também tenha variação.Porque motel se chama motel?
O nome veio da junção de duas palavras: motor e hotel. Sempre foi comum as pessoas viajarem longos trajetos de carro até lá. O motel oferecia aos motoristas opções mais baratas, seguras e confortáveis para descansarem à beira da estrada, uma maneira mais express.Qual a origem da palavra hotel?
Etimologia. A palavra hotel é derivada do termo francês hôtel (tendo a mesma origem de hospital), que se referia a edifícios que recebem visitantes frequentes.Porque azul é com Z?
Em português, a palavra «azul» tem origem na palavra árabe «lāzuward», que por sua vez tem origem no persa «lâjvard», o nome do lápis-lazúli.Porque azeite é com Z?
No caso de azeitona, o z representa normalmente o [z] que ocorria em palavras de proveniência árabe: az-zait, «óleo, essência, azeite» (idem).Porque a Bahia tem H?
Em tempos idos e vividos, o h indicava o hiato. Grafava-se bahia, sahida, pirahy. Sem o h, a leitura seria báia, sáida, pirái. Depois, o acento tomou o lugar do h.Por que oh é uma letra especial?
O h mantém-se por etimologia nos casos que conhecemos: hoje, homem, humor, hora, haver, hélice, bem como nas adoções convencionais: hã?, hem?, hum!. Da mesma forma acontece com a supressão já consagrada: erva, ao invés de herva e também das interjeições: ah!, oh!.Quando se usa ox?
1) Emprega-se o “X” depois de ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba): faixa, baixo, deixa, peixe, trouxa, frouxo. 2) Todas as vezes que uma palavra iniciar com a sílaba “me”, usa-se o “X” após essa sílaba: México, mexerica, mexilhão, mexer. Mas atenção: existe uma exceção à regra.Porque oh é mudo?
O h mudo, ou seja, sem valor fonético, começa a deixar de ser grafado em posição mediana depois da reforma ortográfica de 1911. Desde o século XVI até então reinava a escrita etimológica, isto é, que se baseava nos étimos latino ou grego de cada palavra (ex.: pharmacia; psalmo; etc.).Porque ontem não tem H?
Por Bruno VaianoA pronúncia da letra “d” se tornou “j” conforme os falantes pararam de articular a consoante com pontinha da língua nos dentes (como no Recife) e passaram a fazê-la no céu da boca (como no Rio de Janeiro). “Ontem”, por sua vez, vem de ad noctem, ao pé da letra, “na noite”. No caso, a noite passada.