Caso o alimento contenha amido, ele irá mudar de cor. Isso acontece, porque o iodo reage quando em contato com amido, que é um carboidrato. Ao colocar o iodo no alimento sua coloração irá variar entre azul e preto, indicando assim se o alimento contém amido, ou seja, carboidrato.
A coloração azul intensa ocorre devido à formação de um complexo formado pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.
A reação descrita é da formação de um complexo de iodo e amido. O iodo se liga ao amido através da reação química, dando origem a um composto de coloração arroxeada. Coloque a farinha de trigo no recipiente com água e agite até formar um precipitado.
O iodo é roxo, mas, ao reagir com o amido do alimento, mudou de cor, tornando-se azul-escuro, quase preto. Conclusão: a coloração escura observada é decorrente da reação entre o corante (iodo) e o amido presente nos alimentos.
EXPERIMENTO DE QUÍMICA: Coloquei Iodo no Amido, e vejam o que aconteceu!!!!
Porque o iodo fica amarelo?
O descoloramento da solução ocorre porque todo o iodo presente na tintura é reduzido a iodeto (I-) pelo ácido ascórbico (Silva et al., 2008). A mudança de coloração é um indicativo da ocorrência de reações químicas.
Isso acontece, porque o iodo reage quando em contato com amido, que é um carboidrato. Ao colocar o iodo no alimento sua coloração irá variar entre azul e preto, indicando assim se o alimento contém amido, ou seja, carboidrato. Se a coloração ficar azulada, o alimento possui amido, caso contrário, não.
Por que o iodo é capaz de identificar a presença de amido nos alimentos?
Nesta atividade você vai realizar um teste químico em alguns alimentos. Dessa forma reconhecerá qual tem amido em sua composição. A solução de iodo possui cor marrom-ferrugem e, quando ela interage com o amido, sofre transformação química apresentando cor azul, roxa ou preta.
O amido apresenta-se constituído por moléculas de amilose (cadeias não ramificadas) e de amilopectina (cadeias ramificadas). Ambas colorem-se com “lugol”, uma combinação de iodo-iodeto de potássio, o que permite a utilização dessa solução para observar-se in situ a presença de amido nos tecidos.
O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas.
Lugol é uma solução líquida, cor marrom escura que combina Iodo Metalóide e Iodeto de Potássio. O lugol foi descoberto pelo químico francês Jean Lugol e visa remediar as disfunções da tireoide.
O benzeno e o iodo são apolares, tendo uma maior facilidade para se misturarem do que a água que é polar. Mas, o que nos explica mesmo o que acontece é que as forças intermoleculares de dipolo induzido existentes entre as moléculas apolares são fracas em comparação com as ligações de hidrogênio da água.
Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto.
Na digestão o amido é decomposto, por reações de hidrólise, em carboidratos menores, como a glicose, que é a fonte primária de energia para o corpo. Essa hidrólise é efetuada pelas enzimas amilases existentes na saliva e no suco pancreático. A maior parte da nossa necessidade de carboidratos é fornecida por amidos.
O amido pode sofrer reações de complexação com formação de compostos coloridos. Um exemplo é a interação da amilose e da amilopectina com o iodo, resultando em um complexo azul e vermelho-violáceo, respectivamente.
Qual será então a cor do complexo iodo - amido??? O complexo esquematizado ao lado apresenta coloração azul intensa, desenvolvida pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose.
Por que a reação de iodo identifica polissacarídeos?
Na presença de iodo pode sofrer reações de complexação, com a formação de compostos coloridos variando do azul intenso ao vermelho- violácea. Com isso, objetivou-se identificar a presença de amido em alimentos rotineiros, utilizando o lugol como reagente.
Porque o iodo é capaz de identificar o amido nos alimentos?
O iodo quando misturado com amilose e amilopectina, resulta nessa complexação, que pode ser visualizada como uma mudança de coloração para tonalidades de azul e vermelho. Dessa forma, o teste do iodo tem a importante função de ajudar na indicação da presença de amido no mosto cervejeiro.
Uma área que não cora com o iodo indica uma potencial área de preocupação e requer investigação adicional. Este é conhecido como um teste positivo, indicando a presença de células anormais.
Devido a propriedade antioxidante, a vitamina C promove a redução do iodo a iodeto (I-), que é incolor quando em solução aquosa e na ausência de metais pesados. Desta forma, nas reações em que a solução fica incolor, maior quantidade de Vitamina C o alimento possui.