Porque o juiz pede Ltcat?

A exigência do LTCAT pode ser observada Lei 8.213/1991, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social. Em seu artigo 58, a lei descreve a necessidade de apresentação do documento para concessão do benefício de aposentadoria especial, bem como estabelece os profissionais habilitados para sua elaboração.
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Porque o juiz pede o Ltcat?

A finalidade do LTCAT é rastrear possíveis problemas de saúde relacionados ao trabalho. Ele serve como base para solicitar aposentadoria especial ou outra aposentadoria/benefício. Assim, o segurado precisa apresentar esse documento perante o INSS para ter o seu pedido de benefício concedido.
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Quando é solicitado o Ltcat?

Para os trabalhadores, o LTCAT será usado no pedido da Aposentadoria Especial, uma modalidade que é concedida quando há exposição a agentes nocivos no ambiente de trabalho. O laudo comprova o vínculo de trabalho com a empresa em que houve exposição aos riscos, justificando o pedido.
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Qual é a principal finalidade do Ltcat?

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho tem como objetivo avaliar qualitativa e quantitativamente os agentes de riscos previstos na legislação previdenciária e existentes no ambiente de trabalho.
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Quem pede o Ltcat?

O LTCAT é obrigatório para todas as empresas e empregadores que possuam funcionários contratados sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e que exerçam atividades com potencial de exposição a agentes nocivos à saúde.
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A segurança do trabalho pode alterar um PPP sem analisar o LTCAT?

Quem é obrigado a fazer o Ltcat?

Quais são as empresas que precisam fazer o LTCAT? Por lei, todas as empresas que contam com colaboradores segurados pelo INSS, ou seja, qualquer trabalhador no regime CLT, deverão ter o LTCAT atualizado. A lei em questão é a Lei nº 8.213/91 e falamos mais sobre ela no começo deste texto.
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Quais riscos devem constar no Ltcat?

OS RISCOS QUE DEVEM CONSTAR NO LTCAT

Riscos biológicos: exposição a agentes biológicos, como vírus, bactérias, fungos, protozoários, parasitas, entre outros. Riscos ergonômicos: esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de pesos, posturas inadequadas, repetitividade, monotonia, entre outros.
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O que é avaliado no Ltcat?

Este laudo técnico tem por objetivo apresentar o levantamento qualitativo/quantitativo dos riscos ambientais existentes nos setores e nas diversas atividades executadas na empresa, considerando a intensidade de exposição, concentração x tempo de exposição, potencialidade de causar prejuízo à saúde ou a sua integridade ...
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Quem fiscaliza o Ltcat?

Sendo assim, o INSS consegue ter as informações essenciais para avaliar a empresa e o LTCAT é a prova de que essa avaliação foi feita para fins de fiscalização.
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Qual o prazo de validade do Ltcat?

O documento não tem um prazo de validade. Mas é importante entender que o LTCAT deve ser atualizado sempre que ocorram alterações nos ambientes de trabalho. Tais mudanças podem afetar a saúde e a segurança dos colaboradores: por isso, é importante manter o documento revisado.
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Qual a obrigatoriedade do Ltcat?

O LTCAT deverá considerar:

68, Decreto 3.048/99) condição especial prejudicial à saúde.
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Qual o valor de um Ltcat?

LTCAT - a partir de R$ 350,00 | JFF MEDICINA.
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Quando o Ltcat é dispensado?

Nos pedidos de aposentadoria especial feitos com base em exposição do trabalhador a ruído nocivo, a apresentação do Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT) pode ser dispensada quando o processo é instruído com o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP).
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O que deve constar no Ltcat?

Como o LTCAT é elaborado?
  1. Formação do GHE (Grupo Homogêneo de Exposição);
  2. Cadastro do Ambiente;
  3. Identificação da empresa;
  4. Identificação da empresa ou profissional responsável pelo LTCAT;
  5. Aplicação dos critérios técnicos legais como metodologias e técnicas de avaliação;
  6. Resultado das avaliações;
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Qual é a penalidade para quem não realiza o Ltcat?

A multa prevista para inadimplências com o LTCAT é de R$ 32.150,53. O valor pode ser multiplicado em casos de tentativa de suborno, má-fé, desacato ao fiscal e reincidência, como verá na sequência.
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Quando foi obrigatório o Ltcat?

O LTCAT, abreviatura para Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, é um documento exigido pela Previdência Social a todas as empresas e regulamentado pela Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991.
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Qual documento substitui a Ltcat?

261 da Instrução Normativa nº 77 de 2015. Sua redação afirma que podem ser aceitos outros documentos em substituição ao LTCAT, como: PPRA, PGR, PCMAT e até mesmo o PCMSO, além de demais laudos. Porém, é valido desde que estes documentos contenham os elementos informativos básicos constitutivos relacionados no art.
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Qual é a obrigatoriedade do Ltcat?

O LTCAT foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora NR 15.
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Quem solicita Ltcat?

O Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho - LTCAT é o documento emitido para a análise e caracterização das condições especiais de trabalho, é elaborado por profissionais legalmente habilitados, ou seja, médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho.
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Qual a diferença de laudo de insalubridade e Ltcat?

O Laudo de Insalubridade costuma ser realizado para um cargo ou função na empresa. Já o LTCAT é realizado para a empresa como um todo – ou seja, é mais abrangente.
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O que o Ltcat e qual o objetivo deste laudo?

Qual o objetivo do LTCAT? O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, como documento, tem como objetivo indicar a existência ou não de exposição do trabalhador aos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos.
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Qual a diferença entre o PPP é o Ltcat?

A diferença entre LTCAT e PPP está relacionada às suas finalidades e ao conteúdo específico de cada um. Enquanto o LTCAT se concentra na identificação de riscos ambientais no trabalho, o PPP documenta o histórico profissional do trabalhador.
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Qual Lei exige Ltcat?

Quem pode elaborar o LTCAT

O profissional responsável pela elaboração do laudo deve ser um Engenheiro de Saúde e Segurança ou o Médico do Trabalho, conforme diz o artigo 58 da Lei 8213/91.
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Quais agentes entram no Ltcat?

Agentes Físicos: Ruído, vibração, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais, umidade. . Agentes Químicos: Poeira, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, substâncias compostas.
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Quanto tempo a empresa tem que guardar o Ltcat?

Após a atualização, a empresa deve manter o LTCAT arquivado por 20 anos. Nesse período, auditores da Previdência Social podem fazer vistorias nas instalações da corporação. O período para armazenamento obrigatório é longo justamente por causa de sua relação com as solicitações de aposentadorias.
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