O líbero joga como defensor durante as partidas de vôlei Conforme o regulamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), os jogadores devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. Isso acontece pois o líbero ocupa uma posição de defensor no time.
Porque no vôlei tem um jogador com uniforme diferente?
Essa posição foi criada apenas no final dos anos 1990, tornando-se uma das mais recentes no esporte. Para entender melhor o jogo, é fundamental conhecer a função do líbero. Ele se destaca na quadra com um uniforme de cor diferente, o que facilita sua identificação.
O posicionamento do líbero em uma das posições “de rede” é proibido. E também devido a restrição de só atuar nas posições da zona de defesa, o jogador que estiver cumprindo a função não pode participar de bloqueios ou tentativas de bloqueio.
O(A) libero deverá utilizar a camisa do uniforme de cor contrastante com os outros jogadores da equipe. V. O(A) libero poderá ser substituído durante a competição, desde que não haja alteração na numeração de sua camisa de jogo.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
O líbero joga como defensor durante as partidas de vôlei
Conforme o regulamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), os jogadores devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. Isso acontece pois o líbero ocupa uma posição de defensor no time.
No total são 29 nomes a disposição do treinador, com alturas que variam de 1,62m, com a líbero Natinha, até as "gigantes" Luzia e Helena, de 1,99m e 1,97m, respectivamente.
Um líbero deve concentrar-se em exercícios que melhorem a agilidade, o trabalho de pés rápido e a velocidade de reação. Isto inclui escadas de agilidade, mudanças rápidas de direção e exercícios de salto. Os exercícios de passe contra uma parede também são importantes para a precisão e consistência.
Cada equipe pode ter dois líberos inscritos nas competições, mas apenas um pode estar em quadra. Em alguns casos, os times ficam sem líbero em ação, o que é permitido. Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores.
Vale ressaltar que, durante o saque, o líbero pode ser substituído pelo sexto jogador, já que sua função é limitada à defesa. O líbero se destaca dos demais jogadores por usar um uniforme de cor diferente. A seguir, vamos explorar as posições e as funções de cada jogador no vôlei.
De acordo com a Federação Internacional de Vôlei, o líbero é um jogador especializado na defesa do time. Uma equipe pode optar por jogar com um ou dois líberos e alternar entre eles durante a partida. Sua designação é atuar na linha de trás.
Consiste, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo adversário. De acordo com o número de jogadores o bloqueio pode ser classificado em simples, duplo, ou triplo. É proibido bloquear o saque do adversário.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.