Para que o logaritmo foi criado?
Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. Napier foi um dos que impulsionaram fortemente seu desenvolvimento, perto do início do século XVII.Como surgiu a ideia do logaritmo?
O cálculo dos logaritmos surgiu da necessidade de simplificar o cálculo da trigonometria. Para melhor fixar, acompanhe o exemplo a seguir de um logaritmo de base 10, também chamado de logaritmo comum. Observe a estrutura da equação algorítmica: 102= 100.Qual o objetivo do logaritmo?
Os logaritmos foram criados no intuito de facilitar os cálculos envolvendo números muito grandes ou muito pequenos. Essa operação matemática reduz esses números a algumas bases, e a mais utilizada é a base decimal.Por que se usa log?
Logaritmo é uma ferramenta muito importante não somente para a área da matemática, pois possui aplicação em diversos campos da ciência, como na geografia, química e computação. Historicamente o logaritmo surge a fim de facilitar contas que apareciam com frequência em diversas áreas cientificas.História dos Logaritmos
Qual o sentido do logaritmo?
Recebe o nome de logaritmo uma função matemática que se baseia em propriedades de potenciação e exponenciação. Basicamente, o valor do logaritmo diz respeito ao expoente a que se deve elevar uma base (que deve ser positiva e diferente de 1) para ter como resultado um número positivo b.Como explicar log?
Definição de logaritmoChamamos de logaritmo de a na base b, representado por logab, o valor x, tal que a elevado a x seja igual a b. Por exemplo, ao escrevermo log28 (lê-se logaritmo de 8 na base 2), estamos procurando o número a que devemos elevar o 2 para que a resposta seja igual a 8. Log28 = 3, pois 2³ = 8.
Por que os logaritmos foram inventados?
Os logaritmos foram criados como instrumentos para tornar mais simples cálculos aritméticos complicados. Antes do uso dos logaritmos os cálculos eram feitos através de relações trigonométricas. Entre os séculos XV e XVI os logaritmos foram bastante utilizados na astronomia e nas grandes navegações.Para que serve o logaritmo na vida real?
Uma importante aplicação dos logaritmos encontra-se na escala Richter que mede a magnitude de terremotos. Em 1935, mais de três séculos depois que Napier iniciou a criação dos logaritmos, os sismólogos Charles Richter e Beno Gutenberg desenvolveram a escala Richter que é uma escala logarítimica.Onde o logaritmo é utilizado?
Os logaritmos possuem aplicações em diversas áreas do conhecimento, como na própria Matemática, em Química, Biologia, Geografia etc. Os logaritmos possuem várias aplicações na Matemática e em diversas áreas do conhecimento, como Física, Biologia, Química, Medicina, Geografia, entre outras.Para que serve a função logarítmica?
A função logarítmica é útil para situações como os juros compostos — já que ela é a função inversa da função exponencial — e a medição de magnitude de terremotos, há também sua aplicação na química e na geografia.Quem foi o pai do logaritmo?
John Napier (1550 – 1617)Com grande frequência uma descoberta científica é feita simultaneamente por duas ou mais pessoas que não se conhecem e trabalham independentemente. Com a matemática não costuma ser diferente: dois matemáticos figuram na história pela criação dos logaritmos.